O que é Link Building e qual sua importância para SEO?

O trabalho de rankeamento de páginas requer bastante estudo, dedicação e uma estratégia de SEO bem elaborada. Link Building é uma das técnicas que trazem os melhores resultados para o seu site ou blog. Por isso, vamos conferir um pouco mais como o link building pode ser benéfico para sua estratégia de marketing!

MAS AFINAL, O QUE É LINK BUILDING?

De forma resumida, ou prática, link building nada mais é do que a estratégia e esforços para adquirir links que venham de outros sites. Os algoritmos dos motores de busca consideram de grande importância links externos, tratando-os como se fossem indicações do seu site.

Os links são tão importantes, que houve um momento em que os buscadores consideravam isso o único fator para rankeamento. Sendo assim, os buscadores atribuem valores por meio de vários algoritmos em todos os sites da internet, e são esses algoritmos que vão classificar a relevância e popularidade do seu site.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO LINK BUILDING PARA MINHA ESTRATÉGIA?

Como dito anteriormente, os motores de busca é que vão dizer qual a popularidade e relevância do seu site. Dessa forma, quando algum site que possui boa relevância cita o seu site, é como se ele estivesse indicando você e dizendo que seu site é confiável e vai apresentar conteúdo interessante para o público.

Agora imagine isso em grande escala, com vários sites indicando o seu, a relevância obtida e as chance de rankeamento aumentam.

o que e link building

A importância do link building para SEO foi apontada como 40% dos fatores de rankeamento. Esse estudo é realizado pela Moz com os melhores profissionais de SEO do mundo. A última pesquisa, realizada em 2015, pode ser conferida clicando aqui.

A QUANTIDADE DE LINK BUILDING IMPORTA?

Partindo da ideia de que cada domínio possui uma força diante dos buscadores de busca, e que quando mais força seu domínio tiver é melhor, a resposta é sim! A quantidade de links é importante. Entretanto, a diversidade desses apontamento também são muito importantes.

Se o seu domínio possui 1.000 links vindo de um mesmo domínio não vai receber tanta relevância como outro site que possui menos links mas de domínios e segmentos variados.

Além da diversidade de domínios, é interessante também obter diversidade dos tipos de domínios. Se o seu site possui inúmeros links vindos somente de site de notícias, por exemplo, e não possui outros links de domínios diversificados, como sites segmentados do seu negócio e afins, ele também não receberá tamanha relevância.

Menu