Link Building e sua importância

O que é Link Building e qual é a sua importância

Link Building significa literalmente “Construção de Links”. Para entender o que isso significa, primeiro é preciso entender os mecanismos de busca online, e principalmente o tão famoso e tão essencial: Google.

Quando procuramos por qualquer conteúdo no Google, sua intenção é nos mostrar os resultados mais confiáveis e relevantes primeiro. Existem diversos parâmetros utilizados pra determinar quais resultados são de melhor qualidade; é aí que entra o tão famoso SEO — Search Engine Optimization, que quer dizer, otimizar seu site para que este seja atraente para as ferramentas de busca. Isso inclui utilizar as palavras-chaves certas, ficar de olho nas métricas, e… Link Building!

Funciona assim: imagine que você está procurando um serviço de buffet para a sua festa. Você não quer escolher qualquer serviço que achar, porque quer se certificar da qualidade da comida. E se um amigo te indicasse um serviço? Ou se dois amigos, que não se conhecem, indicassem o mesmo serviço? Ou e se a recomendação viesse de um chef famoso? Ai você teria muito mais confiança na qualidade, não é?

A “indicação” de um site são os links. Quando um site A inclui um link ao site B, este é uma indicação, para os mecanismos de busca, de que site B tem conteúdo que vale a pena. Quanto mais sites incluírem links ao site B, maior vai ser sua credibilidade. É disso que se trata o Link Building: construir links para o seu site em outros sites.

Por que uma Estratégia de Link Building é Importante

Em 2015, a MOZ, empresa de marketing americana, realizou uma pesquisa com 150 profissionais especializados em SEO. Os participantes classificaram fatores que influenciavam o ranking de uma página nos mecanismos de busca. E lá no topo da classificação? Exatamente: Link Building.

Esse aspecto do SEO tem também uma história longa; existia antes mesmo do termo SEO se popularizar. Mas ele foi se refinando cada vez mais. Hoje em dia Link Building é uma estratégia que necessita um manejo cuidadoso; e por isso mesmo é importante de se prestar atenção.

Em conjunto, os links que encaminham ao seu site são chamados de um “perfil” de links. Para criar um perfil efetivo, dois fatores são essenciais: quantidade e qualidade.

Quantidade de Links

Quanto mais sites recomendarem o seu negócio, maior vai ser sua credibilidade, certo? Por isso a quantidade de links no seu perfil é importante. Só que não adianta ter cem links em um único site; diversidade é a palavra-chave.

Não só é importante ter links em diversos sites —chamados “domínios”— como é importante que esses domínios sejam variados. Voltando ao exemplo do buffet; se as únicas pessoas que te recomendarem o buffet são aquelas que comem pasta, você não vai saber nada sobre a qualidade das carnes ou bebidas. Do mesmo modo, se todos os seus links estão em sites de notícias, o seu perfil fica bem pobre. Existem muitos tipos de domínios que podem encaminhar ao seu negócio: blogs, sites empresariais, plataformas sociais.

Qualidade de Links

Agora, quando se trata de qualidade, existem diversos aspectos a se considerar. Isso devido ao refinamento dos mecanismos de buscas.

Não dissemos que Link Building tem uma história longa? Isso porque, no começo dos mecanismos de busca, links externos eram o único fator examinado na hora de determinar a relevância de um site. Isso abriu caminho para estratégias de Link Building desenfreadas. Sites eram carregados de links sem consideração nenhuma, encaixados aonde houvesse espaço, e gerado automaticamente aos milhares. Embora efetivas, essas táticas utilizadas danificavam em muito a experiência do usuário.

Por isso, os mecanismos evoluíram. Hoje em dia, o Google é super preciso ao determinar se um link é legítimo ou pura propaganda.

Alguns fatores levados em conta hoje em dia são:

Contexto

Digamos que uma página X tenha um link direcionando ao seu site. Mas esse é o único link da página, ou um dentre quinze outros? Quanto maior o número de links apontando para fora da página, menor vai ser a credibilidade do seu link; você passa a ser “um dentre outros”.

Ou talvez não existam tantos links assim, mas todos os links ao seu redor encaminham a páginas de baixa qualidade. Já dizia o ditado, “diga-me com quem andas, e te direi quem és.”

Qualidade do Domínio

Da mesma forma que a indicação de um especialista, como um chef famoso, tem mais peso do que a indicação de um amigo, links em domínios mais respeitados são mais valiosos.

Este é um conceito chamado “Autoridade de Domínio”. Domínios maiores, mais antigos, etc., tem maior autoridade. Não só o domínio —quer dizer, o site— como cada página dentro dele tem seu próprio valor.

Âncoras

O texto âncora é o texto em que o hiperlink está embutido. Mecanismos de busca prestam bastante atenção nele, e inclusive suspeitam se for perfeito demais! Algumas âncoras perfeitas (como “Bolsas de Marca”) não são prejudiciais, mas se aparecem com muita frequência, o Google começa a suspeitar que você está tentando se aproveitar do algoritmo.

E esses são apenas alguns dos muito fatores. Por isso, estratégias de Link Building necessitam de uma abordagem cuidadosa, e conhecimento dos parâmetros utilizados por mecanismos de busca. E como parte de SEO, são fundamentais.

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