Pensadores para negócio

O guia de como conseguir patrocinadores para seu negócio

O Guia: Como conseguir Patrocinadores para seu Negócio

Assim como um número alto de seguidores não significa automaticamente que alguém é um influencer, também não significa que automaticamente vão aparecer patrocinadores.

Falando de influencers, eles são tão importantes no marketing porque são uma voz confiável para o público, que tem que filtrar dezenas de centenas de criadores de conteúdo. Do mesmo modo, patrocinadores em potencial tem que filtrar um grande número de blogs, vlogs, contas do Instagram, etc. Apenas perseguir a fama e esperar que os patrocinadores apareçam não vai produzir resultados.

Mas vamos lá. Você está disposto a botar a mão na massa. Como conseguir patrocinadores?

Quando Pedir Patrocínio?

Em resumo; quando você está confiante que tem algo a oferecer. Do mesmo jeito que milhões seguidores não garantem influência, influência não depende de um milhão de seguidores. Você acredita que seu público podem ser clientes em potencial para o seu patrocinador? Acredita que eles confiam no seu conteúdo? Valendo lembrar que essa confiança não pode existir sem um produto de qualidade; você acredita no valor do seu conteúdo?

Se você respondeu sim, sim, e sim, então parabéns! Já está pronto para sair a procura de um patrocínio! A marca vai se beneficiar da confiança dos seus seguidores na sua palavra; e você ainda tem, além do benefício financeiro, a chance de divulgar produtos que você realmente acredita.

Dica: na hora de entrar em contato com as marcas, selecione seus melhores artigos, ou vídeos, ou conteúdo em geral. Capriche no visual e na qualidade.

Que Tipos de Patrocínio Existem?

Existem cinco tipos bem comuns de patrocínios; é uma boa ideia também ter em mente qual tipo você procura antes de entrar em contato com as marcas.

  • Resenhas: uma parceria muito comum, conhecida como permuta. A marca vai te enviar alguns produtos em troca da sua resenha, e portanto publicidade, na sua plataforma. Você tem acesso grátis ao produto, e portanto também uma fonte para criação de conteúdo.

Pausa pra falar um pouquinho mais da permuta! Ela é tipo de patrocínio excelente pra quem está começando, mas tome alguns cuidados antes de aceitar:

  • O produto da permuta é realmente relevante a sua plataforma? Como falamos aí em cima, pode ser uma fonte excelente de conteúdo; uma resenha de um novo equipamento de design, como uma tablet, vai ser conteúdo excelente de um blog sobre design comercial. Mas um tipo novo de pincel, por exemplo, já é mais tangencial.
  • Você quer o produto pra si mesmo? Ele vai ser útil pra você? E, se não for útil, você tem ideia do que pode fazer com ele? Talvez revender ou presentear?

Mantenha em mente que a permuta é uma porta de entrada excelente para patrocínio, mas não gera muita renda se for o único tipo que você tiver. Excelente momento para retomarmos a nossa lista;

  • Prêmios: seu patrocinador pode te enviar produtos também como prêmios para sorteios e concursos. Esses são uma oportunidade excelente de promover engajamento com seu público, e com a marca. A participação pode estar ligada a um follow, um compartilhamento, ou produção de conteúdo. “As melhores cinco fotos serão presentadas…”, “Nos diga porque você adora essa marca…”, etc. 
  • Afiliação: essa parceria depende das vendas que você redirecionar a sua marca. É aquela parceria em que seus seguidores compram o produto através da sua indicação, pelo seu link pessoal, ou com um código de desconto exclusivo, e você recebe uma comissão por cada venda efetuada. Um exemplo de companhia que trabalha por afiliação com links pessoais? A Amazon.
  • Postagens escritas: interessante caso você esteja se perguntando como conseguir patrocinadores para o seu blog. Você recebe do seu patrocinador para escrever sobre eles, quer sejam resenhas diretas, ou indicações, etc. É importante sinalizar para o seu cliente que esse post foi patrocinado, mas procure também manter um tom natural.
  • Banner: bem parecido com os ads tradicionais, algumas empresas propõe parceria através de anúncios em formato de banner que você acrescenta ao seu site. Esses anúncios ficam no ar por um período determinado de tempo; ótima ideia caso vocês estejam trabalhando juntos em um evento ou promoção especial.

Como Pedir Patrocínio?

Antes de mais nada; pense no quanto você quer cobrar. Essa é uma questão complexa que depende de mil e um fatores, como o nicho no qual você trabalha, as horas que você pode disponibilizar, as estatísticas da sua plataforma, etc. Por exemplo, esse site disponibilizou uma calculadora para determinar o preço por postagens escritas. Já esse artigo fala um pouco mais de decidir preços.

Muito bem, agora que você já pensou um pouco sobre o assunto, hora de entrar em contato com a empresa. Antes de mais nada, descubra o e-mail de contato da empresa, o que pode ser tão simples quanto procurar no Google por “nome da empresa + marketing”. E em seguida, prepare o seu e-mail.

  • Seja breve. Com certeza seus patrocinadores em potencial recebem diversas propostas de parceria por dia.
  • Seja claro. Informe logo de saída o propósito do seu contato, seguido de uma ou duas frases bem feitas explicando a empresa porque a parceria com você vale a pena. É importante entender porque patrocínio é vantajoso para marcas.
  • Envie em anexo o seu mídia kit. Quer dizer, apresente sua plataforma, o seu público, o seu trabalho, e o que mais for relevante.

Tudo começa com um produto de qualidade; tendo esse produto, é hora de apresentá-lo a patrocinadores em potencial; e por fim firmar um acordo que é vantajoso para os dois lados. 

Menu