Música no marketing: Como a trilha sonora impacta nas vendas pela internet?

Música no marketing: Como a trilha sonora impacta nas vendas pela internet?

Música no marketing: Como a trilha sonora impacta nas vendas pela internet?

De uma maneira ou de outra, os sons ao redor de uma pessoa fazem sentido em diferentes situações e, por isso, o uso de música no marketing se mostra essencial pelas empresas que querem explorar o apelo sensorial do ser humano, tornando ações mais efetivas e até emocionais.

A música, em todas as formas e ritmos, faz parte do dia a dia da sociedade, e por isso ela é muito empregada como estratégia de marketing de conteúdo. 

Assim como outros elementos sensoriais que envolvem a visão, o toque, o paladar e o odor, os sons não passam despercebidos, e com a aplicação da música no marketing, é possível agregar uma identidade única e exclusiva para a marca. 

Isso gera 3 valores significativos, sendo eles: Identidade, Engajamento e Valor. 

Identidade deixa a música contar uma história

As pessoas usam a música como uma forma de reforçar a própria identidade, com a possibilidade de compartilhamento de canções e artistas que ajudam a definir o indivíduo e o posicionamento perante a sociedade. 

Até mesmo em uma linha de produção fabril a música pode fazer a diferença, como em uma fábrica de laje protendida cujo objetivo é manter operadores de máquinas concentrados e estimulados a produzir com segurança e eficiência.

Quando o som e a música são empregados para evocar uma personalidade e os valores da marca, é possível proporcionar uma conexão com o público-alvo, alcançando um nível profundo e emocional. 

A partir do momento que uma empresa decide por um novo conceito direcionado a uma geração mais nova, mesmo que a marca esteja presente há muito tempo no mercado, a música pode ser um atalho para conquistar o coração do público, com conteúdo relevante em um momento certo.

A música de uma loja de projetos de arquitetura  se aproxima da forma de pensar e agir empresarial e, assim, pode se expressar de uma maneira única e exclusiva.

De acordo com o ritmo e a letra, é possível empregar uma linguagem própria, tendo o poder de tornar a marca maior do que apenas palavras. 

Trata-se de alcançar o nervo emocional que está incutido no ser humano, e por isso a música no marketing apela, de forma pontual, em um sentido sensorial apurado, individual e único. Mesmo que o sentimento seja compartilhado por um grupo de pessoas.

Engajamento vai além de uma marca

Essa identidade de marca enriquecida pela música desencadeia sentimentos ambíguos, mas ainda assim reconfortantes, com a possibilidade de:

  • Associações cognitivas;
  • Aumento de simpatia pela marca;
  • Despertar emoções;
  • Trazer engajamento mais frequente.

A música abrange a agitação e o entusiasmo além da proposta de valor original. Leva conteúdo adicional ao público quando se descobre o encantamento com a marca e a possibilidade de compartilhar com outras pessoas. 

Assim como a estratégia visual é consistente em relação aos pontos de contato ao enxergar, a música aplicada em um anúncio de uma empresa de elevador residencial se mostra consistente em todos os pontos de audição quando devidamente executada. 

Valor torna a música como um ativo

O objetivo do marketing é que o público-alvo faça investimentos emocionais e transacionais em relação à marca, e a aplicação da música no momento certo, na hora mais apropriada, contribui para a relação, engajamento, identificação até a conversão. 

Uma canção devidamente colocada em um comercial fornece, de uma maneira pontual, o valor que as marcas precisam para se conectar em um nível emocional, transformando a lealdade em defesa. 

Vale lembrar que é possível diferenciar a empresa cujo objeto de trabalho se concentra como piso de concreto polido, e toda a marca representativa, entre os demais concorrentes. 

Um ponto muito importante, e que é preciso ser mencionado, está na linguagem universal que uma música pode oferecer ao ser humano, e mais especificamente ao consumidor. 

Logo, as marcas que conseguem encontrar o som certo melhorarão os resultados e podem alcançar um público maior e mais propenso ao consumo/relação do que as ferramentas de marketing comparativas. 

O emprego da música no marketing

As possibilidades de criar interações centradas com apelo da música no marketing são infinitas. Dentro de um planejamento adequado, é necessário fazer testes A/B e experimentar para descobrir ao qual modelo o público responde de forma positiva. 

Há diversas possibilidades para que isso aconteça, o que leva à música branding, em que a marca é associada à organização de um show ou música/cantores específicos, bem como possibilita a oferta de patrocínio a artistas em ascensão, entre outros modelos de negócio. 

Nesse sentido, uma empresa que presta serviço de consultoria tributária pode ser uma patrocinadora master de um evento musical, cultural ou esportivo, e apelar para a música como uma ferramenta de reconhecimento junto ao público-alvo, criando até jungles específicos.

O uso da tecnologia permite a criação de jogos de música dentro do site corporativo. O compartilhamento de uma lista de reprodução musical é outra possibilidade, desde que seja dentro de um cronograma que demonstre frequência nas ações. 

Pode ser difícil acertar na primeira vez, contudo, a continuidade é um caminho para proporcionar a oferta de um conteúdo com melhor qualidade, de acordo com a percepção do público-alvo. 

Fuja da armadilha de agir como um fã

Um erro comum da equipe que trabalha com música no marketing está no planejamento pensado como fã. 

Ou seja, empurrar uma canção ou artista que é favorita de quem está capitaneando o projeto, ignorando o que atrai de verdade o público da marca, do produto ou do serviço. 

Quando chega o momento de criação de uma playlist em que toda a equipe é envolvida, isso pode tornar a lista de reprodução dentre as principais empresas de laudo técnico elétrico fragmentada e incoerente. Inclusive, nos piores cenários pode afastar ou ser desagradável de se ouvir, distanciando os consumidores de forma sumária. 

Por isso, é muito importante combinar a música certa de acordo com o público, ainda mais quando se está introduzindo um novo bem de consumo no mercado. 

A presença da música nas peças publicitárias

Para se aprofundar ainda mais no assunto de música no marketing, é preciso avançar e compreender mais sobre o marketing sensorial. 

As músicas estão presentes em diferentes peças publicitárias, em formatos específicos, como:

  • Canção original;
  • Jingles;
  • Música ambiente;
  • Sucessos adaptados.

Pode ser que a música, em algum momento, passe despercebida, mas ainda assim as melodias podem ser ouvidas em um elevador ou em salas de espera. 

No entanto, as músicas que estão presentes na programação radiofônica, ou que acompanham compras habituais em um supermercado ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, fazem parte de uma curadoria de sons de fundo com um objetivo específico. 

Trata-se da promoção de vendas e do consumo, elevando o marketing sensorial a um patamar em que é possível mensurar o comportamento do consumidor, seja ele relacionado à consultoria e administracao de condomínios, ou uma loja de doces em centro comercial.

A verdade é que o poder da música é elevado quando se trata da mente humana, tanto que há estudos realizados pelas empresas para garantir uma trilha sonora adequada de acordo com os objetivos desejados. 

No fim, a proposta em manter a música como um elemento sensorial inclui o aumento do consumo e o incentivo a uma compra rápida, ou centrada em produtos e serviços estratégicos. 

Escolhendo músicas certas em momentos apropriados

O marketing sensorial relacionado à música aciona as emoções a partir de simples melodias, estimulando várias regiões e sentimentos do cérebro. 

Dependendo do ritmo e da melodia, a produção de diferentes hormônios produzem uma mudança de humor no ser humano, indo da tristeza à alegria, causando euforia e estimulando o consumo de forma pontual e acentuado. 

Ao ouvir uma música preferida, ou que remete a boas lembranças, o cérebro produz endorfinas, também conhecidas como “hormônio da felicidade”, proporcionando uma sensação de alegria e bem-estar, facilitando a relação. 

Uma empresa que precisa pesquisar sobre ensaio de dureza pode ter o cérebro estimulado mesmo que a compra seja em uma loja virtual, caso seja aplicado uma trilha sonora que acompanha toda a jornada de compra. 

Aliás, isso pode ser amplificado de tal forma, desde que seja aplicada uma estratégia omnichannel, em que todos os canais de comunicação estejam em uma mesma sintonia, ou seja, uma trilha sonora única para o site ou para o momento de espera entre uma ligação e outra.

Dicas para aplicação da música no marketing

Por fim, vale seguir as dicas para a implementação da música seguindo o ritmo correto, as melodias mais adequadas e o momento mais apropriado para garantir a simpatia do cliente.

O ritmo da música de fundo é um dos elementos que condicionam a atividade cerebral. Ao ouvir músicas mais calmas durante as compras de supermercado, sem perceber o consumidor realiza as tarefas com mais calma e concentração.

No caso dos tipos de melodia, é preciso identificar quais são aquelas que movem o cliente de forma emocional para um momento ou uma lembrança e, assim, permitir a sensação de bem-estar e o estímulo às compras, isso sem mencionar a identidade da marca e consumidor.

Quando se trata do momento, esse elemento indica qual a melhor música de fundo. As festas sazonais são um exemplo em que a música pode ser voltada para o carnaval, para as estações do ano, o dia das mães e dos pais, ou mesmo as férias escolares, trazendo um tema para as ações. 

A verdade é que a música prevalece no marketing em diferentes oportunidades, e pode variar para melhor adaptação do cliente dentro do ambiente ou estabelecimento comercial. 

Os sons, e as variações que produzem uma música de estímulo sensorial, tem um poder sem igual sobre as pessoas. 

É uma ferramenta que leva a sentimentos, emoções e sensações do consumidor, influenciando, enfim, a uma melhor experiência para o cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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