Monitoramento de redes sociais

Monitoramento de Redes Sociais: Qual a Importância?

Vamos supor que um cliente está irritadíssimo com o seu produto por um motivo qualquer; onde esse cliente vai levar suas reclamações? Ou do contrário, e se um cliente estiver tão satisfeito que queria indicar sua marca para todo mundo? Aonde eles vão falar sobre isso? Aonde vão dirigir suas reclamações, elogios, opiniões, dúvidas? Onde você pode ver de que modo reagiram às suas campanhas de publicidade?

A resposta, é claro, são as mídias sociais. Cada vez mais elas substituem os canais de comunicação tradicionais, geram, influenciam e centralizam opiniões. Daí vem a importância do monitoramento de redes sociais.

O Que É Monitoramento de Redes Sociais?

Ela é exatamente o que diz no nome: monitorar as redes sociais do seu negócio —Facebook, Instagram, YouTube— e acompanhar o que está acontecendo nela, o que as pessoas estão dizendo, etc. Incidentemente, isso prática também é muito comum na política, para entender melhor a percepção e opiniões políticas do público.

Para o marketing digital, é possível monitorar as próprias páginas, as hashtags, os comentários espontâneos dos clientes, e até mesmos as páginas da concorrência. O objetivo geral é ter melhor entendimento do seu público. Mas existem diversos usos para o monitoramento de redes sociais, por exemplo:

Produção de Conteúdo

Um dos grandes princípios do marketing de conteúdo é criar conteúdo relevante e interessante. Pois como descobrir o que é relevante no momento? Como descobrir quais as dúvidas dos sues clientes, pelo que se interessam, do que estão falando? Pois aí está: mantendo um olho nas conversas acontecendo nas redes sociais, você pode criar um conteúdo muito mais relevante e atualizado.

Além disso, você pode monitorar as reações ao seu próprio conteúdo – o que foi popular, o que gerou engajamento, o que desgostou, e se aprimorar ainda mais no futuro.

Monitoramento de redes sociais

Descoberta de (Micro) Influenciadores

Os grandes influenciadores são, por definição, famosos e fáceis de identificar. Mas para encontrar aqueles que estão apenas começando, ou que tem grande influência em uma esfera pequena, você pode utilizar o monitoramento de redes sociais. Essa é ideia por trás de micro-influenciadores; pessoas com esferas especializadas de influência, com audiências fiéis conquistadas por seu conhecimento profundo. Através do monitoramento, é possível descobrir quem são as pessoas formando opiniões e disseminando informação.

Monitorar a Competição

Dissemos que é possível monitorar também os competidores, certo? Desse modo, se tem um entendimento melhor das estratégias utilizadas na sua área para interagir com os consumidores, e, ao analisar essas estratégias, ter um entendimento muito melhor para efetuar as próprias. Não se trata de cópia. E sim uma chance de entender como o mercado funciona, ao que respondem os clientes, como interagir nas plataformas online. Assim você se mantém competitivo e atualizado.

Responder a Crises

Voltando aquele primeiro cenário: e se um cliente insatisfeito desaguar toda sua frustração nas mídias sociais? E se não for apenas um cliente, mas dezenas deles? Centenas? Ou seja, o que acontece se você tiver uma crise em suas mãos?

A primeira providência a ser tomada em uma crise, sempre, é responder o mais rápido possível. Quanto mais seu negócio demorar para reagir, mais será percebido como indiferente. Monitorar as redes sociais é indispensável para uma resposta rápida em momentos de crise.

Percepção de Marca

E é claro, a função dourada do monitoramento de redes sociais: acompanhar a percepção do público. O que também engloba o gerenciamento de crises, mas pode ser tão simples quanto responder sugestões e pedidos ou agradecer pelos elogios.

Como Fazer Monitoramento de Redes Sociais?

Pois bem, você está convencido da utilidade de monitorar suas mídias. Mas como fazer isso, exatamente? Claro que, antes de tudo, é preciso ter um objetivo – não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Com esse objetivo definido, é hora de escolher uma das ferramentas mais importantes: suas métricas.

Não existe um conjunto de métricas específicas para cada objetivo de monitoramento, até porque cada rede social tem suas próprias métricas. A chave é descobrir aquela que realmente mede quão próximo você está do seu resultado desejado. Por exemplo, para avaliar o desempenho de uma campanha, pode olhar para o número de menções. Ou se quiser ampliar o número de seguidores, pode olhar apenas para os likes.

Cuidado aqui para não: a) escolher sempre as mesmas métricas na pressa, para obter resultados rápidos, sem avaliar a utilidade destas e b) escolher métricas de vaidade, que ficam bonitas no relatório, mas não dizem muita coisa.

Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Por ser um aspecto tão importante do marketing digital, existe um grande números de ferramentas especialmente projetadas para o monitoramento de redes sociais. Atenção: ferramentas. Elas não podem, nem devem, traçar objetivos e ajustar planejamentos. Mas podem sim reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais, liberando sua equipe para o trabalho mais minucioso e criativo. Muitas dessas ferramentas são gratuitas e integradas as próprias redes sociais!

Portanto, não arrisque ficar de fora, e aproveite ao máximo as plataformas de comunicação. Não há melhor canal para se comunicar com o público.

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