Você sabe a diferença entre Mídias Socias e Redes Sociais?
É normal que com tantas ferramentas disponíveis na Web, confundimos os dois termos: Mídias Sociais e Redes Sociais. Eles são bem parecidos e está presente no nosso vocabulário. Mas afinal, você sabe a diferença entre mídias sociais e redes ?
Rede Social: O que é?
A rede social é uma estrutura interpessoal que facilita as conexões sociais entre as pessoas e organizações para atingir os mesmos objetivos em comum, seja compartilhando informações, batendo papo, interagindo.
O termo rede social surgiu á muito tempo, onde nem existia internet. Simplesmente era a comunicação através da fala ou escrita entre pais, parentes, amigos, colegas. Cada grupo formava uma rede social onde o protagonista era você.
Obviamente que com o avanço tecnológico da Internet, as redes sociais foram se reestruturando e passaram para o mundo digital. E é desta maneira, que você se socializa digitalmente com seus amigos, parentes, vizinhos, conhecidos, estando on line. Lembrando que o mundo off line ainda existe e ele é todo nosso, logo após o término da Pandemia, claro
E as Mídias Sociais?
Mídias Sociais são canais digitais (sites ou aplicativos) que permitem interações, opiniões, compartilhamentos de informações e conteúdos com outras pessoas que estão contidas em sua rede social .
Atualmente as empresas utilizam estes canais para produzir conteúdos relevantes para seus clientes, aumentar o alcance da marca, gerar autoridade, educar o mercado, etc. Estes benefícios mostram uma maior aproximação do usuário com sua marca permitindo uma melhor personalização e satisfação com feedbacks instantâneos.
Aqui na Green temos profissionais capacitados para obter os melhores resultados conforme as necessidades de cada empresa.
Mas se elas se conectam, não deveriam ser a mesma coisa?
Na verdade não! A mídia social está contida nas redes sociais. Seus objetivos são diferentes. Enquanto a rede social conecta pessoas para manter os relacionamentos interpessoais, as mídias sociais tem propósito mais comercial. É possível achar muitas informações dos clientes e de campanhas na web, onde há uma maior sintonia de comunicação entre o consumidor e a empresa.
E qual a importância de tudo isso?
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas empresas), no ano de 2017, 92% dos empresários constatou a importância de estar integrado nas redes sociais junto com seu público. As informações postadas na WEB têm a capacidade de serem compartilhados por diversas pessoas em questão de segundos.
Diante o cenário que estamos vivenciando este ano de 2020, não há mais importância qual segmento que a empresa atua, é necessário estar nas mídias sociais para maior visibilidade, atração com os clientes além de engajamento com os antigos.
E como utilizar as Mídias Sociais para meu negócio?
Para utilizar corretamente as Mídias Sociais para seu negócio é fundamental conhecer bem cada uma delas para obter um retorno com sucesso. Atualmente as mais utilizadas são Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube, Linkedin, etc. Mas antes de tentar colocar em prática e sair publicando tudo em todas, veja o que tem que avaliar na sua empresa:
- Seu concorrente ( o que seus concorrente estão fazendo);
- Quem é seu persona, do que ele precisa?;
- Planejamento e cronograma
- Faça conteúdos úteis que atraia seu público
- Publique sempre
- Veja as tendências
Ufa! Usar as mídias sociais dá muito trabalho, mas se seguir direitinho nossas dicas tenho certeza que terá sucesso e maior engajamento com seus clientes. Mas se você acha que está com dificuldade em utilizar o marketing digital em sua empresa, por que não chamar a Green Digital, ela lhe ajudará em todas as etapas. Vem com a Green!