Mídias Digitais: O que é a internet hoje em dia?

Mídias Digitais: O que é a internet hoje em dia?

Mídia Digital é toda a comunicação feita através da internet

Desde a sua origem, em meados dos anos 60, a internet já evoluiu imensuravelmente e junto com ela mudou também o mundo. O impacto desta invenção na sociedade torna-se maior se lembrarmos que ela só tornou-se acessível as massas depois de 1990. Antes disso a internet era apenas restrita ao âmbito acadêmico.

Atualmente, 46% da população mundial é usuária da internet. Segundo Pierre Lévy, em seu livro Cybercultura, esse crescimento é resultado de um movimento internacional de jovens ávidos para experimentar, coletivamente, formas de comunicação diferentes daquelas que as mídias clássicas nos propõem.

Em alguns momentos o termo “mídia” é utilizado pra identificar o recurso pelo qual uma informação é transmitida, ou seja, o canal ou o meio de comunicação através do qual se desenvolve uma comunicação. Mas, Vicente Gosciola fala em seu livro Roteiro para as novas mídias: Do cinema às mídias interativas que, na situação atual, no mercado e no dia-a-dia do usuário de novas tecnologias utiliza-se o termo “mídia” para identificar o suporte onde será replicado um conteúdo.

Por mídias clássicas entendemos meios como telefone, cinema, televisão, rádio, etc. Todos os meios tidos como analógicos. E atualmente, todos encontram-se em uma corrida para se reinventar e se adaptar a era da internet. Ou isso, ou tornar-se obsoleto, como aconteceu com os videocassetes e os walkmens.

Mas, além da adaptação das mídias já existentes, a internet também forçou o aparecimento de novas mídias. As mídias digitais. Entende-se por mídia digital qualquer mídia que tem como meio um equipamento digital para criar, explorar, finalizar, compartilhar ou dar continuidade a um projeto que tenha como suporte a internet.

O surgimento das novas mídias trouxe para a humanidade novos artifícios para basearmos nossa comunicação, o que também criou novas formas  de nos comunicarmos. Como disse Flusser, em O Mundo Codificado “A comunicação humana é um processo artificial. Baseia-se em artifícios, descobertas, ferramentas e instrumentos, a saber, em símbolos organizados em códigos.” Com os computadores pessoais, tablets e celulares conectados, criamos todo um novo protocolo social a ser seguido, mudamos a forma como interagimos com o mundo e o modo como consumimos conhecimento e, principalmente, cultura.

Agora é possível adquirir conhecimento sobre qualquer tema, a qualquer hora, em qualquer lugar, basta que haja uma conexão com a internet.

Esta abertura para um conhecimento, que antes era apenas restrito a uma parcela ínfima da população,  teve seu impacto. Todos tem acesso ao conhecimento, e todos podem produzir e compartilhar ainda mais conhecimento. Roy Ascott chamou este fenômeno de “O segundo dilúvio”, o dilúvio de informações.

“As telecomunicações geram esse novo dilúvio por conta da natureza exponencial, explosiva e caótica de seu crescimento. A quantidade bruta de dados disponíveis se multiplica e se acelera. A densidade dos links entre as informações aumenta vertiginosamente nos bancos de dados, nos hipertextos e nas redes. Os contatos transversais entre os indivíduos proliferam de forma anárquica. É o transbordamento caótico das informações, a inundação de dados, as águas tumultuosas e os turbilhões da comunicação, a cacofonia e o psitacismo ensurdecedor das mídias, a guerra das imagens, as propagandas e as contrapropagandas, a confusão dos espíritos.”

Essa enxurrada de conteúdo está sendo agravada na chamada web 2.0. Tim O’Reilly, o precursor do uso do termo define: “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma”.

O marco de inicio dessa nova postura na rede veio com o surgimento das redes sociais, que tem como principal característica a troca de informações de modo horizontal, excluindo hierarquias. Pela primeira vez foi dada informações, abertura e voz á pessoas marginalizadas anteriormente, e está voz pode ser ouvida em qualquer parte do mundo. Com isso a quantidade de conteúdo despejado na rede aumentou imensuravelmente, tanto o conteúdo de qualidade como coisas amadoras ou até mesmo informações erradas.

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