Micros Influenciadores: Tudo que você precisa saber sobre eles
Na esfera das mídias sociais, o digital influencer é uma figura importantíssima do marketing digital. São aquelas pessoas com presenças fortes on-line, por exemplo no YouTube, com uma base de seguidores que confia em sua palavra. Eles são um meio excelente de capturar a atenção dos consumidores, e conquistar sua confiança, pois tem uma relação estreita com seu público.
Dentre os famosos influencers, você encontra os chamados micro influenciadores. A definição é exatamente a mesma, mas o que muda é sua esfera de influência: os micro influenciadores costumam ter plataformas menores, por volta de 10 mil seguidores.
Mas seriam micro influenciadores, então, apenas a versão “mirim” de um digital influencer? Uma opção mais barata e não tão eficiente? De jeito algum!
As Vantagens de um Micro Influenciador
A palavra que melhor define os micro influenciadores digitais é especialização. Seu público é menor, porém muito mais específico. Eles têm sucesso em áreas nicho, e costumam ser especialistas naquelas paixões particulares. Por terem muito menos competição, eles se destacam com mais facilidade, e por se focarem em questões específicas, são considerados autoridades de confiança no tema.
Também por terem uma base menor, mico influenciadores podem desenvolver uma relação mais íntima com seus seguidores. Segundo a revista AdWeek, o engajamento do público pode ser até 60% maior do que com grandes influencers! Isso porque a grande popularidade dessas pessoas (também chamadas de macro influencers) acaba corroendo a percepção dos seguidores que estes são “gente que nem eu”. A sensação de estar falando com um amigo vai desaparecendo, e com ela, o engajamento também se enfraquece.
Ou seja, é uma troca entre largura e profundidade. Micro influencers tem um alcance menor, porém muito mais profundo.
Essa troca fica especialmente evidente quando se considera a condução de conversões. Vamos a um exemplo? Esse estudo de caso ilustra bem a situação: a mesma campanha de marketing, conduzida por dois influencers diferentes. Um com 60 mil seguidores no Instagram, e outro com apenas 10 mil. O primeiro influencer gerou mais de 1000 likes, mas vendeu, no fim das contas, apenas cinco unidades do produto.
Já o micro influencer? Com 100 likes, ele gerou mais de 100 vendas! (Esse exemplo, aliás, ressalta mais uma vez a importância de ficar de olho nas suas métricas.)
E uma última vantagem é que micro influenciadores são mais acessíveis do que as grandes celebridades. Isso os torna ideias para marcas com orçamento limitado. Um estudo extenso de 2016 relatou que 84% dos 2.500 influencers participantes cobravam US$250 ou menos por posts patrocinados no Instagram. E eles também estão mais dispostos a estabelecer parcerias em troca de produtos, participar de experiências, etc.
Como Encontrar Micro Influenciadores
Algumas dicas para encontrar o micro influencer certo:
- Hashtags: como essas pessoas são especialistas em seus assuntos particulares, você pode procurar diretamente através desses assuntos. Procure por hashtags relevantes para o seu negócio, relacionadas ao seu produto, etc. Por exemplo, a campanha citada acima procurou por influencers na área de produtos naturais.
- Seguidores: dentre os seguidores nas suas redes sociais, você pode procurar por aqueles que tem seu próprio público. Como já estão interessados na sua marca, fica mais fácil formar uma parceria.
- Local: também vale a pena refinar a pesquisa por local, especialmente se você tiver pontos de venda física. Quem são os blogueiros, YouTubers, e etc., que estão falando da sua área, sua cidade, seu bairro de atuação?
Agora, com alguns candidatos em mão, como saber qual é a melhor aposta para o seu negócio? Algumas indicações importantes são:
- As publicações são consistentes. Constância na geração de conteúdo é chave para engajamento. E uma vez que micro influenciadores são valiosos precisamente por seu grande engajamento com o público…
- Falando em engajamento, você vê os seguidores interagindo com esse influencer? Existem likes e comentários nas suas publicações? As perguntas feitas por lá são respondidas?
- Relevância de conteúdo. O nicho desse micro influenciador é realmente alinhado com o seu negócio? Por exemplo, talvez tanto sua marca quanto esse influencer tenham um foco em produtos naturais — mas seu negócio trata de alimentos, e o influencer se foca mais em maquiagem.
E, finalmente, ao planejar uma ação de marketing com micro influencers, tenha em mente:
- Plataforma: como sempre, é importante personalizar suas ações de marketing dependendo da plataforma de mídia social. Voltando ao estudo que citamos acima, mais da metade dos micro influencers concorda que o Instagram é a plataforma mais eficaz. Por conta de seu algoritmo, parecido com o do Facebook, que seleciona quais conteúdos aparecem primeiro no seu feed, e por sua natureza extremamente virtual, esse tipo de marketing realmente decolou por lá.
- Planejamento: falamos lá em cima da sensação de que um influencer é “gente como eu”. Essa sensação, simplesmente chamada autenticidade, é forte na relação com os micro influenciadores. Por serem “pessoas de verdade”, eles gostam de aplicar sua criatividade e ter certa liberdade nas suas parcerias. Mas é claro que isso não significa deixar tudo na mão do influencer! É importante ter uma estratégia traçada, com objetivos e expectativas claras. Muitas vezes essa estratégia vai envolver diversos micro influenciadores, e quanto maior o planejamento, mas fácil vai ser a coordenação.
Existem diversos exemplos de campanhas com micro influenciadores que foram grandes sucessos. A sua influência com certeza não deve ser subestimada.