Melhores ferramentas para auxiliar suas redes sociais no mundo dos negócios

O futuro do marketing no mundo dos negócios passa obrigatoriamente pelas redes sociais. Hoje, ela é também o futuro do atendimento ao cliente. Em todo o planeta, mais de 3 bilhões de pessoas usam as redes sociais diariamente. Elas servem para fazer compras, ler notícias, realizar negócios, falar com os amigos e também atrair clientes.

Há plataformas para todos os gostos. Linkedin, Instagram, Facebook e WhatsApp são apenas as principais. Independentemente da escolha, é fundamental que uma empresa tenha um planejamento de marketing digital para elas.

Em resumo, não há como ficar longe das redes sociais. Afinal, elas são os canais favoritos dos clientes para se relacionar com uma empresa. Por isso, ter boas ferramentas que possam auxiliar nessa gestão pode fazer toda a diferença no resultado de um projeto de comunicação.

Como atrair novos clientes pelas redes sociais?

Essa é a chamada pergunta de 1 milhão de dólares. Todos os dias, milhões de empresas disputam nessas plataformas a atenção dos clientes. Com tanto conteúdo, é complicado que eles consigam ter foco em apenas uma companhia.

Além disso, o alcance do conteúdo orgânico está cada vez mais baixo. Boa parte dos posts e vídeos é assistido por uma parcela mínima de clientes. Para as empresas, isso é um desperdício de tempo e dinheiro.

Nesse cenário, o CRM pode ser uma excelente ferramenta para essas companhias. As versões mais modernas desse software permitem que esses clientes em potencial, os chamados leads, possam ser capturados assim que eles enviam uma mensagem por uma das redes sociais ou aplicativos de mensagens.

Esse processo é automático. No sistema, esse contato ganha um cartão de lead. Nele, é possível cadastrar o telefone, e-mail e cargo que esse cliente desempenha em alguma empresa. Além disso, os gestores têm um panorama sobre quais leads estão avançando na jornada de compra. Basta que eles acessem o funil de vendas digital.

Caso um deles tenha alguma dificuldade durante as negociações, basta que a equipe analise a situação desse cliente e o ajude a realizar a compra.

Utilize o CRM para o social selling nas redes sociais

O mundo dos negócios ganhou um novo aliado nesses tempos de hiperconectividade. É uma metodologia chamada social selling. É uma maneira de vender muito diferente do modo tradicional. Vendedores são conhecidos como pessoas insistentes e que fazem tudo para fechar uma venda.

No social selling ocorre oposto. Por meio de conversas, conteúdos e comentários nas redes sociais, a empresa vai se tornando cada vez mais próxima do cliente. Essa relação de confiança, ao fim do processo, gera um melhor resultado em vendas.

Entretanto, para conversar com todos eles em diferentes plataformas é trabalhoso e pode não ser tão eficiente. Uma ferramenta como o CRM tem a tecnologia necessária para ajudar os empreendedores nessa situação.

Esse software tem uma caixa de entrada única para mensagens. Assim, independentemente se o cliente enviar uma mensagem pelo Facebook Messenger ou Instagram (DM), todo esse conteúdo vai para o mesmo local.

Por outro lado, quem utiliza o CRM pode responder todos eles sem sair da plataforma. O que torna o atendimento ao cliente muito mais rápido, organizado e dinâmico.

Nas redes sociais as pessoas não querem esperar dias ou horas para receber uma resposta. Portanto, investir em uma ferramenta como essa tem alto retorno. Caso a empresa tenha interesse em atender os clientes 24 horas e 7 dias por semana, isso também é possível. Afinal, o CRM permite a construção de bots.

Eles reproduzem a linguagem humana e conseguem responder as perguntas mais frequentes. Com isso, os clientes nunca ficam sem um retorno da empresa. Pode parecer ficção científica, mas é apenas a magia do mundo dos negócios.

Há ferramentas para todas as necessidades

Todo empreendedor necessita saber como os sistemas de informação estão transformando o mundo dos negócios. Por isso, é tão fundamental conhecer as diferentes ferramentas que podem ajudar as empresas a crescerem.

O Hootsuite, por exemplo, é outra plataforma muito tradicional para o gerenciamento das redes sociais. Há tempos popular no mundo dos negócios, ela serve sobretudo para publicar conteúdo em diferentes plataformas. Além disso, em um único painel, é possível verificar relatórios sobre engajamento, analisar o perfil dos seguidores e gerenciar campanhas.

Outra ferramenta muito interessante é o Mention. Como o próprio nome entrega, ele monitora todas as menções que uma empresa recebe nas redes sociais. Ele ainda apresenta um relatório sobre quantas vezes um negócio foi citado por dia.

Em meio a um mercado tão competitivo, é muito relevante usar uma plataforma para descobrir o que os clientes andam falando sobre uma determinada empresa. Caso ele tenha feito uma reclamação, por exemplo, a companhia tem a oportunidade de realizar contato o quanto antes.

 

Portanto, independentemente da ferramenta escolhida, toda empresa deve fazer o máximo para sempre estar disponível nas redes sociais. Quanto melhor for essa relação, mais negócios um empreendimento irá gerar.

Menu