Marketing Digital para Iniciantes - guia completo

Marketing Digital para Iniciantes – o Guia Completo

Marketing Digital para Iniciantes – o Guia Completo

2017 apresentou algumas tendências super fortes para o marketing digital. Estudos realizados por volta do meio do ano apontaram que:

  • 92,1% das empresas estão nas redes sociais;
  • 99,5% das agências usam, pelo menos, uma ferramenta de marketing digital;
  • 94% das agências baseiam suas ações em plataformas de web metrics;
  • 71% das empresas adotam o marketing de conteúdo;
  • 98,8% das pessoas já compraram em uma loja virtual.

Dentre muitas outras estatísticas, que só colocam em evidência a importância cada vez maior do marketing digital. Mais justamente por conta dessa enorme importância, desse sem-fim de possibilidades, o marketing digital para iniciantes pode parecer assustador. Por onde começar? Como aproveitar todo esse potencial? Afinal, o que exatamente faz o Marketing Digital?

Bom, ele não é tão diferente do marketing tradicional; com o grande diferencial, claro, de ser voltado para ações através dos meios digitais. Seu objetivo final é gerar vendas e estimular seu negócio. Para isso, ele se utiliza de um número de estratégias. Vamos conhecer as principais que não podem faltar quando falamos de marketing digital para iniciantes:

Marketing Digital para Iniciantes: SEO

SEO

O Searching Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Buscas), é uma estratégia para ajudar seus clientes a te encontrarem. Vamos partir do pressuposto que seus clientes estão procurando pelo serviço, ou produto, que você oferece através do Google. Mesmo uma pesquisa simples como “Eletricistas São Paulo” gera mais de 10 milhões de resultados! Como alguém pode encontrar qualquer coisa dentro desse palheiro?

A resposta é que o Google já seleciona os resultados mais relevantes. Analisando as páginas encontradas, seu algoritmo apresenta os melhores resultados nas primeiras páginas. E esse algoritmo leva em conta mais de 200 critérios para fazer essa categorização.

O SEO é o mecanismo pelo qual você torna seu site atraente para mecanismos de busca como o Google. É um conjunto de ferramentas que tenta dizer “Ei! O meu site é relevante! Eu tenho o que essa pessoa está procurando!”

Redes Sociais

Instagram, Facebook, Twitter — as redes sociais são uma ferramenta indispensável na hora de interagir com seus clientes, espalhar a notícia sobre o seu produto, e acompanhar o mercado. Cada rede social tem seus próprios métodos, vantagens, e desvantagens. O Instagram é uma plataforma excelente para digital influencers, e o Facebook é um bom lugar para investir em ads. Vale a pena pesquisar uma por uma.

E-mail Marketing

E-mail marketing é tão simplesmente o envio de e-mails para seus clientes em potencial. Muita gente achou que essa estratégia de marketing fosse morrer com o advento das mídias sociais; mas todo mundo continua a checar a caixa de e-mail.

A chave para aproveitar o potencial do e-mail é enviar conteúdo de qualidade. Spam não se encaixa nessa categoria; você quer que sua campanha de e-mail marketing seja tudo, menos spam.

Links Patrocinados

Muitas das estratégias de digital marketing só tem o custo da mão de obra, mas ainda é possível comprar sua exposição digital. Quer dizer, você compra um link, ou ad, que a plataforma vai deixar em evidência para os usuários. Você encontra esses links no Facebook, Instagram, Google, UOL… e a boa notícia é que não existe valor mínimo para investimento!

Experiência do Usuário (UX)

Sempre que seus clientes interagirem com seu negócio online, você quer que eles tenham uma boa experiência. Quer dizer, por exemplo, que não precisem navegar por sites com links quebrados e um design incompreensível. Um profissional responsável pela experiência do usuário tem que levar em conta:

  • design;
  • navegabilidade;
  • escaneabilidade;
  • arquitetura da informação;
  • tipografia;
  • usabilidade;
  • funcionalidade.

E isso tudo lembrando que seus clientes podem estar acessando sua página de um desktop, uma tablete, um celular… e tudo tem que funcionar.

Web Metrics

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que é muito mais fácil obter feedback. Você pode analisar, em tempo real, os efeitos das suas estratégias de marketing.

Para isso, existe um número de ferramentas de análise disponíveis online. Se você tem um negócio de vendas online, por exemplo, pode descobrir exatamente onde a maior parte dos clientes abandona uma compra. Pode observar as taxas de cliques em propagandas nas várias mídias sociais. E muito mais! Cada ferramenta sem suas próprias funcionalidades.

Marketing de Conteúdo

Não falamos lá em cima que a chave do e-mail marketing é oferecer conteúdo de qualidade? Na verdade, a chave do marketing digital em geral é oferecer conteúdo de qualidade!

O conteúdo é o grande responsável de gerar tráfego para suas plataformas digitais. Através de blog posts, vídeos, infográficos, etc., seus clientes podem conhecer você e seu negócio. É um momento ótimo de responder perguntas e criar uma conexão entre seu público e sua marca.

Inbound Marketing

Agora vamos unir todas as estratégias anteriores; e você chega ao inbound marketing. Seu objetivo é simples, de levar seus clientes ao longo de todo o processo de venda (o chamado “funil de vendas”), desde o primeiro sinal de interesse até a compra finalizada e um cliente conquistado. E isso funciona em quatro etapas:

Atração, quando você produz de qualidade e fácil de achar, criando interesse de um possível cliente. Conversão, quando você insere o chamado Call To Action (Chamada a Ação) para formar um relacionamento mais firme; você pode pedir que o usuário se cadastre em um newsletter, por exemplo. Aproximação, através do e-mail marketing, quando você mantém o interesse desse usuário vivo. E finalmente, com esse relacionamento já firmado, a Oferta, quando o usuário se transforma em cliente.

São essas as principais ferramentas do marketing digital para iniciantes. Mas ainda existe muito a se descobrir sobre cada uma dessas esferas. Por que não visitar o blog da Green Digital para muitas outras dicas de marketing digital?

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