Inspiração de Design de Logo: Onde Encontrar Novas Ideias

Antes de começar a projetar seu logotipo ou obter ajuda para criar um, é bom ter um conceito em mente. Mas, assim como o bloqueio do escritor, você pode bater na parede quando se trata de ideias de Design de Logo. Então, o que você pode fazer quando precisar de inspiração para o design de um logotipo?

Bem, a primeira coisa primeiro. Você precisa restringir suas opções com algumas perguntas e algumas pesquisas do setor. As coisas que você deve considerar são:

  • O que é apropriado para sua indústria / produto / serviço (formas, cores, fontes, etc.)?
  • Que valor você oferece aos seus clientes?
  • Que descrições / adjetivos descrevem como você deseja que sua marca seja vista?
  • Quais de seus concorrentes tiveram mais sucesso com sua marca? Por quê? E como eles conseguiram isso (seja específico com suas respostas aqui em termos de cores / fonte / elementos que escolheram)?

Seu logotipo é a cara do seu negócio. É o que o mundo vê primeiro quando vê sua marca. E todos, desde seus concorrentes até seus clientes, irão associá-lo a ele. Há muita pressão para criar um grande logotipo. Mas isso não torna isso impossível.

Depois de responder às perguntas acima, suas notas fornecerão algumas orientações. E você terá uma noção melhor dos tipos de ideias que estarão na marca e ressoarão com seu público. Ao olhar para diferentes fontes de inspiração para o design de logotipos, mantenha tudo isso em mente. E você poderá restringir as ideias que o ajudarão a chegar ao seu próprio logotipo.

Inspiração para design de logotipo a partir de ferramentas de cores

Com as ferramentas de cores, você pode obter ideias para combinações que parecem ótimas e também descobrir seus códigos e números hexadecimais, RGB, CMYK e Pantone específicos. Isso é útil se você apenas ver uma imagem de que gosta. Você pode simplesmente fazer o upload para uma ferramenta de cores e obter uma lista de códigos e números com os quais trabalhar.

As ferramentas de cores que você deve considerar são:

Coolors: Coolors permite gerar paletas, verificar paletas de tendências, escolher uma paleta de uma foto, criar colagens, fazer gradientes e paletas de gradientes e verificar o contraste entre as cores. Coolors integra Adobe e possui um aplicativo iOS.

Adobe Color CC: Adobe Color CC é um criador de esquemas de cores que permite salvar esquemas de cores diretamente no Illustrator ou Photoshop. Se você não tem acesso a nenhum dos softwares, não se preocupe. Também é ótimo explorar como um aplicativo da web gratuito, com opções para extrair gradientes e temas. Basta arrastar e soltar as imagens para explorar essas opções.

Inspiração para design de logotipo a partir de ferramentas de busca de fontes

Quer você queira um logotipo baseado em fonte ou apenas a fonte perfeita para o seu logotipo, as ferramentas de localização de fontes podem ajudá-lo.

WhatTheFont, Font Identifier e FontSpring são ferramentas que permitem determinar as fontes em uma imagem. Basta arrastar e soltar e deixar a ferramenta gerar os detalhes de que você precisa para descobrir os nomes das fontes que você gosta.

Considere como você deseja representar sua marca ao considerar as fontes de que gosta. Fontes arredondadas tendem a ser associadas a uma vibração mais amigável, enquanto fontes em negrito apresentam um tom mais sério.

E uma palavra de sabedoria, não use mais de 2 fontes em seu logotipo, no máximo. E mesmo assim, faça-o apenas se for necessário. As fontes representam ideias diferentes e evocam emoções diferentes. Portanto, é melhor não ter muitos no lugar, criando desordem e dificultando o foco.

Inspiração de design de logotipo em sites

Behance, uma parte da Adobe, é uma plataforma líder para compartilhar e descobrir trabalhos criativos. O site permite que você escolha categorias baseadas em campos criativos como arquitetura, fotografia, design gráfico, etc. O Behance também permite que você pesquise com base em “Ferramentas Criativas” que são galerias dos melhores trabalhos feitos com ferramentas Adobe como Photoshop, Lightroom, e Illustrator.

Dribbble é outra plataforma líder para designers compartilharem sua criatividade e descobrirem inspiração. Como o site apresenta muitos designers trabalhando em nichos diferentes, a variedade de designs acumulados no site é impressionante. Além da inspiração dos próprios designs apresentados, os comentários postados podem fornecer ótimos insights sobre o que funciona ou não no design de um logotipo.

Designpiration fornece inspiração de design de todo o mundo. Uma grande característica do site é que você pode pesquisar por conceitos e cores. O site permite que você guarde inspiração, crie coleções, colete em particular e colabore em coleções, tudo de graça. Eles oferecem uma associação profissional, por apenas $ 5 / mês, que permite aos usuários criar quadros de visão avançados e fornece uma experiência sem anúncios, bem como ofertas exclusivas de seus parceiros.

Pinterest é sem dúvida um favorito para qualquer tipo de inspiração visual. Como um mecanismo de busca visual, o Pinterest oferece muito trabalho a ser considerado, desenvolvido por especialistas e novatos. E você pode salvar seus favoritos em um quadro dedicado às suas ideias de logotipo.

Ao acessar qualquer um dos sites acima para obter inspiração para designs de logotipo, certifique-se de pesquisar com adjetivos que descrevam sua marca. Por exemplo, você pode usar palavras como confiável, jovem, forte, elegante etc. para pesquisar conceitos de logotipo.

Se você é um designer, agora você tem todas as matérias-primas para começar a projetar. E se você estiver contratando um designer, este painel de humor será capaz de transmitir exatamente o que você deseja em seu logotipo para o seu designer.

As melhores contas do Instagram para inspiração no design de logotipos

Just like Pinterest, Instagram is an amazing resource for inspiration for logo designs. There are quite a few accounts dedicated to curating great logo designs. And below you’ll find some great options:

@logoinspirations Com mais de 1 milhão de seguidores, o Logo Inspirations é uma coleção com curadoria de logotipos e uma “comunidade de designers de logotipos” fundada pelo designer gráfico Jonathan Rudolph.

@learnlogodesign é uma conta divertida de seguir se você estiver interessado em aprender as técnicas por trás do design de logotipos, incluindo sistemas de grade. Quer você esteja lidando com seu projeto de design de logotipo ou apenas queira ser capaz de discuti-lo em detalhes com seu designer, verifique esta conta para algumas ideias.

@logoroom tem uma variedade vívida de logotipos. Eles variam amplamente quando se trata de cores, tipografia e formas. Se você realmente está passando por uma seca criativa, vá até a conta deles e deixe sua criatividade fluir.

@logo.ai compartilha a inspiração do logotipo e da identidade da marca. A conta fornece detalhes sobre os conceitos por trás dos logotipos e identidades de marca, para que você possa entender como eles surgiram. Isso é útil ao pensar sobre quais elementos incorporar em seu logotipo.

O que fazer com toda essa inspiração

Depois de coletar um monte de ideias de como você gostaria que seu logotipo se parecesse, é hora de começar a planejar. Aqui estão algumas etapas a seguir para ajudar a finalizar o design do seu logotipo:

Etapa 1: faça um brainstorm

Neste estágio, você deve analisar todas as ideias que coletou e apresentar diferentes conceitos para o seu logotipo. Não filtre ou censure enquanto você faz. Quanto mais, melhor quando se trata de ideias durante uma sessão de brainstorming. Muitas vezes, ao examinar e descartar uma ideia, você descobre o que deseja. Portanto, anote tudo. Ou, se puder, colete e salve suas referências visuais em um painel do Pinterest. E então revisite as ideias depois de um dia ou mais, se possível, para ver como você se sente com alguma distância e uma nova perspectiva. Nesse ponto, você também pode incorporar ideias de concorrentes com base no que está funcionando bem ou não. Lembre-se de que você não copiará o que eles estão fazendo. Mas alavancando seu conhecimento sobre a marca deles e construindo sobre isso de sua maneira única.

Etapa 2: Revisite sua marca

Para poder listar as ideias de seu brainstorming, tente reexaminar sua marca. Considere a história de sua marca, bem como sua missão e visão. E voltando às perguntas que fizemos antes, como você quer que sua marca seja percebida? Com base nisso, como você deseja que seu logotipo faça as pessoas se sentirem? As emoções que você deseja despertar em seu público-alvo ajudarão a orientá-lo para os melhores conceitos para sua marca.

Etapa 3: Escolha os melhores elementos para sua marca

Agora você tem um monte de ideias. E você tem a história e a voz de sua marca para guiá-lo. É hora de restringir as coisas! Quer você tenha usado um painel do Pinterest para a etapa 1 ou não, você definitivamente vai querer usar um, ou algo semelhante agora. Puxe os elementos que melhor combinam com sua marca de cada uma de suas peças favoritas de inspiração para o design de logotipo. Quando nos referimos a elementos, queremos dizer qualquer um dos seguintes:

  • Cores
  • Tipografia
  • Tipos de logotipo
  • Estilo do logotipo

Ao considerar os elementos, você deve pensar sobre o posicionamento. Como o seu logotipo será usado? Isso pode excluir algumas coisas e outras impedir.

Etapa 4: consulte suas placas de ressonância

É importante obter algumas opiniões diferentes antes de iniciar o design de um logotipo. Tente reunir pessoas que desempenham diferentes funções em sua equipe. Ou, se você trabalha sozinho, considere entrar em contato com outras pessoas com quem você colabora regularmente ou de quem troca ideias. Você também pode experimentar grupos específicos do setor no Facebook ou LinkedIn, diferentes grupos de mentores e aqueles que você procura como mentores. Para o último grupo, lembre-se de que os mentores e consultores mais relevantes aqui terão alguma experiência em negócios e / ou marketing.

Etapa 5: trabalhe com seu designer

Agora que você foi tão longe quanto pode no desenvolvimento de seu próprio conceito, é hora de trazer um especialista. Pinte a imagem do que você deseja que seu logotipo represente para o seu designer. Compartilhe sua inspiração para o design do logotipo e como ele será usado. E peça que preparem alguns designs de logotipo para você. Quando você chega a esta etapa, pode ser muito útil trabalhar com um serviço de design como o da Green Digital. GD oferece design gráfico por uma taxa mensal fixa. Isso significa que você pode obter um número ilimitado de conceitos e revisões. E você pode ajustar seu logotipo para o conteúdo de seu coração.

Uma palavra final sobre a inspiração do design de logotipo

Ao criar um logotipo, você deseja que ele seja original e criativo. E você quer transmitir os valores da sua marca. Você também deseja que ele resista ao teste do tempo. Isso é muito para conciliar em um logotipo! Mas lembre-se de que seu logotipo irá evoluir com o tempo, assim como sua marca também. Portanto, não se preocupe em deixar todos os elementos perfeitos antes do lançamento. Continue com a versão do seu logotipo que melhor conta a sua história. E com o tempo, você descobrirá como transformá-lo em algo atemporal.

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