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Imagens para Redes Sociais – Como Conseguir mais Engajamento

Imagens para Redes Sociais- Como conseguir mais Engajamento

É importante incluir imagens nas suas postagens de rede social? Quais as vantagens do marketing visual? E como você pode aproveitar essas vantagens ao máximo pra gerar mais engajamento?

Algumas pesquisas recentes exemplificam a influência de imagens para redes sociais. Por exemplo, é estimado que três dias após absorver uma informação, você vai se lembrar de apenas 10% dela caso a tenha escutado. Mas se tiver absorvido essa mesma informação através de uma imagem, provavelmente ainda se lembrará de 65%. Isso porque humanos são extremamente visuais por natureza.

Mas é claro que não basta atrelar qualquer imagem aleatória ao seu conteúdo. É importante atentar para alguns aspectos importantes, pra você realmente arrasar nas redes sociais.

Tipo de Imagem

De acordo com um estudo da Venngage, um site de criação de Infográficos, imagens originais, criadas especialmente com o conteúdo, geraram o maior envolvimento: 41,5%. Visualizações de dados (quer dizer, gráficos, tabelas, etc.) receberam participação de 25,7%. O restante do conteúdo foi dividido entre vídeos e apresentações, fotos de bancos de imagens, e memes lá no fim da escala, com apenas 5% de engajamento.

Por isso vale a pena pensar um pouquinho em que tipo de imagem atrelar ao seu conteúdo.

Tamanho de Imagem

Esse aspecto pode parecer um detalhezinho, mas na verdade é muito importante. Vamos pensar um pouco; em quantas mídias sociais você está investindo? Uma página no Facebook e uma conta do Instagram? Um blog corporativo e um canal do YouTube? Pois cada uma dessas mídias sociais vai precisar de tamanhos e formatos de imagem diferentes. Isso sem falar que as imagens tem que funcionar em aparelhos diferentes; em um desktop, um laptop, no celular. Não tem nada que diga “design amador” como posts mal estruturados, com imagens distorcidas ou fora de foco.

Então, como cada uma dessas mídias tem especificações diferentes, é importante olhar uma por uma.

Instagram

No aplicativo do celular, não existe opção de alterar o tamanho das imagens; mas quando visualizado no navegador, as imagens são reproduzidas no tamanho original. Mas em geral, o Instagram tem formatos bem simples. E não se esqueça das hashtags!

  • Avatar: 180 X 180 px
  • Imagem quadrada: 1080 X 1080 px
  • Imagem vertical: 1080 X 1350 px
  • Imagem horizontal: 1080 X 566 px

Facebook

O Facebook já precisa de um pouquinho mais de planejamento. Novamente você tem que pensar nos aparelhos utilizados pelos usuários; existe diferença nas imagens em desktops, e em aparelhos moveis, como tablets ou smartphones.

Além disso, o Facebook permite diferentes tipos de postagens. Você pode postar um link que contenha uma imaginem, ou postar o link no corpo do texto, e acrescentar uma imagem independentemente. Geralmente, quando sua postagem contém um link, automaticamente o Facebook vai mostrar uma prévia do que este link contém; geralmente uma imagem.

Também fique de olhos nos seus anúncios. O Facebook não aprova anúncios com mais de 20% de texto nas imagens. Por isso, economize o texto na imagem, e privilegie o corpo da publicação pra transmitir informações. Outra dica é sempre incluir uma chamada pra ação clara, que incentive os cliques.

Facebook Perfil:

  • Imagem de Capa: 851 X 315 px
  • Vídeo de Capa: 820 X 425 px
  • Imagem de Perfil: 180 X 180 px

Facebook Página:

  • Imagem de Capa: 820 X 312 px
  • Vídeo de Capa: 820 X 312 px
  • Imagem de Perfil: 180 X 180 px

Facebook Grupos:

  • 820 X 250 px

Facebook Eventos:

  • 500 X 262 px

Twitter

O Twitter também é uma plataforma bem direta quanto ao tamanho das fotos, sem grandes segredos. Para acompanhá-las, procure criar tweets curtos e interessantes (a dica é ficar abaixo de 100 caracteres) e sempre incluir a chamada pra ação: “Clique Aqui” ou “Faça o Download.”

  • Imagem de capa: 1500 X 500 px
  • Imagem de perfil: 400 X 400 px
  • Post com imagem: 900 X 450 px ou 1080 X 1080 px
  • Post com link: 520 X 254 px

YouTube

Embora seja uma plataforma primariamente de vídeo, é importante pensar nas imagens de capa.

Imagem de capa do canal:

  • TV: 2560 X 1440 px
  • Desktop: 2560 X 423 px
  • Tablet: 2560 X 423 px
  • Informações principais: 1546 X 423 px

Ícone do canal:

  • 500 X 500 px

Pinterest

O Pinterest é diferenciado pela qualidade das suas imagens, por isso essa é uma plataforma que vale a pena apostar na alta resolução. Postagens verticais, com várias imagens por pin (mas não mais de quatro!) são as mais fáceis de visualizar.

  • Avatar: 160 X 160 px
  • Pin: 236 X px (não há limitação de altura)
  • Capa das Pastas: 200 X 200 px e 100 X 100 px

E essas são só as mídias sociais mais comumente usadas. Você também pode otimizar o tamanho das imagens nas redes sociais menos usadas, como LinkedIn, Google+, ou WhatsApp. E se não sabe por onde começar, existem diversos sites que oferecem templates de imagens, como o Venngage que mencionamos antes, para infográficos, ou o Canva, que oferece diversos layouts.

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