Hábitos de compra dos consumidores em 2022

Hábitos de compra dos consumidores em 2022

São poucas as coisas que são estáveis na sociedade. Com o avanço social vindo justamente desse processo constante de mudanças, ao adotar novas práticas, ferramentas, tecnologias e características. A mesma coisa vale para os hábitos de compra.

 

Uma consequência também da própria modificação do mercado, que antecipando esse cenário dinâmico passa a trabalhar com o desenvolvimento de novas ofertas ao público. Seja com novas modalidades de produtos ou com a criação de novos serviços.

 

Pois além de responder às demandas do público, é comum que o setor comercial trabalhe também com a criação de necessidades, fazendo com que sua audiência sinta expectativas com o lançamento de uma nova linha de celulares, mesmo já tendo um em bom estado.

 

E dentre essa realidade de mudanças, uma em específico que se mostra presente nos mais diferentes tipos de setores está relacionada ao desenvolvimento de novas tecnologias. Permitindo com que empresas que desenvolvem softwares consigam prosperar.

 

Isso porque é difícil achar algum negócio que possa ter suas atividades otimizadas com o auxílio de uma ferramenta digital. Seja da forma como esse empreendimento consegue se relacionar com o seu público, ou diretamente no processo de gestão dessa companhia.

 

Fora o desenvolvimento de negócios que atuam unicamente no setor digital. Uma realidade que só é possível graças também ao processo de aceitação da sociedade ao formato virtual, passando a ter um amplo acesso a diversas plataformas digitais.

 

O que se expandiu diante da praticidade trazida pelos dispositivos eletrônicos, como um smartphone. Aparelho que pode ser usado para ligações, trocar mensagens com amigos, realizar uma compra digital e até mesmo assistir aulas em um curso de aviação civil.

 

Realidade que conversa com as diferentes ofertas trazidas pelo meio educacional, com a implementação do modelo de ensino à distância. Uma ação possível por causa da presença do público nas plataformas digitais, dispostos a consumir produtos e serviços nesse espaço.

 

O que só é possível graças ao processo de mudança dos hábitos do consumidor. Algo a ser definido por um conjunto variado de fatores que se mostram presentes na sociedade.

O que move o consumidor?

Essa é uma questão que está na base das ações dos mais diversos empreendimentos comerciais. Sempre em busca de adotar ações capazes de otimizar as transações a serem feitas por tal negócio, visando um maior índice de lucros diante dessas vendas.

 

Uma associação positiva que só será possível após um empreendimento ter uma noção clara sobre o comportamento dos seus clientes, tentando compreender não o tipo de produto que está sendo procurado por tal audiência e o que move essa compra.

 

Pois assim como um usuário busca na internet fazer uma cotação de serviços de limpeza, como forma de encontrar uma empresa que realize esse tipo de serviço, para cuidar do seu prédio residencial, outro usuário pode estar procurando por um concorrente mais barato.

 

Já que precisa de uma ampliação desses serviços, diante da abertura de uma nova filial do seu negócio. E assim como diferentes razões motivam o mesmo público consumidor, essa variedade se intensifica diante da própria pluralidade presente no mercado.

 

Por mais que seja difícil identificar o que está por trás da motivação de compra de um cliente, é possível demarcar um grupo de alternativas que podem estar relacionados ao que influencia um indivíduo a consumir algo de forma única ou constante.

 

Questões geralmente são divididas entre fatores externos, como a situação do mercado, a popularidade de um produto, entre outras necessidades de base geral; e por razões internas, diretamente associadas à qualidade do serviço que está sendo ofertado.

 

Como exemplo é possível citar os serviços de uma consultoria de TI, cada vez mais necessários diante do processo de adaptação das empresas ao cenário digital, implementando o uso de computadores para a gestão de diferentes negócios.

 

O que explica a alta procura por esse tipo de ofício, enquanto busca por uma empresa em particular a realizar tal serviço pode estar associado ao renome conquistado por essa companhia, com base em sua qualidade, valores, reconhecimento e até mesmo preço.

 

Mesmo com esse processo de adaptação constante sendo algo conhecido por quem atua há tempos no mercado, a verdade é que nos últimos anos houve um ritmo de adaptações muito mais dinâmico, como resultado das situações inesperadas que atingiram o mundo.

Questões que afetam o comportamento do consumidor

Assim como consumidor é impactado por uma série de fatores, a mesma coisa acontece para o lado das empresas, tendo que se adaptar a diferentes cenários que vão surgindo durante o tempo de gestão desses empreendimentos, adaptando-se para os novos tempos.

 

O item de maior repercussão para o setor comercial foi a citada ampliação de setor tecnológico, com o comércio digital, conhecido como e-commerce, trocando não só algo popular, como em alguns casos a única opção de oferta para algumas empresas.

 

Um processo que foi expandido durante o período de pandemia, com restaurantes e muitos outros tipos de negócio passando a oferecer seus serviços através do digital, com sistema de delivery, levando suas mercadorias até a porta dos seus clientes.

 

Uma mudança que exigiu um novo tipo de gerenciamento de processos, para as empresas que antes atuavam somente no modelo presencial tradicional. Mas outras questões digitais também afetaram o mercado, como é o caso da moeda digital.

 

A ampliação das criptomoedas faz com que o mercado comece a trabalhar também com esse tipo de dinheiro não-físico. E não é só a disposição dessas ferramentas que influencia o consumo por parte do público, como também os aspectos sociais.

 

Pontos cada vez mais importantes, como os valores de uma marca, a preocupação dela com as causas ambientais, além de diferentes tópicos que são responsáveis por criar uma identidade humanizada para uma empresa.

 

E caso o objetivo do seu negócio seja responder de forma correta às novas demandas levantadas por sua audiência, é preciso primeiro identificar quais são as tendências mais fortes no mercado para os próximos meses.

Novas tendências de consumo para 2022

São inúmeras as tendências a serem observadas dentro do cenário, com a presença de novas ferramentas e estratégias que podem impactar positivamente em seu nível de vendas, principalmente com a combinação dessas práticas.

 

Sendo assim é importante conhecer algumas das novas orientações presentes no cenário comercial.

Consumo híbrido

O crescimento do mercado de compras digitais já é algo perceptível antes mesmo da chegada da pandemia, com o público se mostrando cada vez mais disposto a consumir por meio de plataformas virtuais, contudo, o ambiente físico não perdeu sua importância.

 

Diante dessa realidade começou a entrar em destaque um novo modelo de sistema comercial. As chamadas compras híbridas, no qual um cliente compra em um site e retira na loja, ou então verifica tudo nas lojas, optando por uma entrega em casa.

Comércio em plataformas digitais

Quando se fala em novas possibilidades de compra na internet um tópico em especial entra em evidência, que é o chamado metaverso, um universo de interação digital entre usuários e empresas. Sendo possível adquirir variados tipos de produtos nesse ambiente, como:

 

  • Aparelhos tecnológicos;
  • Peças de roupa;
  • Softwares eletrônicos;
  • Setor alimentício.

 

Sim, algumas redes de fast-food já estão trabalhando com o ambiente do metaverso, com a realização de pedidos nas lojas digitais, recebendo sua encomenda diretamente em casa.

Idosos no mercado digital

Uma afirmação errada que ainda é vista no mercado é a colocação do comércio digital como algo exclusivo dos jovens. O que não condiz com a realidade, com as pessoas de 3ª idade tendo uma presença cada vez maior nas redes sociais e junto ao mercado virtual.

Controle do dinheiro

As novas ferramentas tecnológicas trazem um impacto também nas transações financeiras e na própria gestão do dinheiro por parte dos indivíduos, com as carteiras digitais, modelos de transferência e um conjunto de possibilidades que chegam também nas criptomoedas.

 

Questões a serem analisadas não são só pelo serviço de contabilidade de uma empresa, como também pela percepção do próprio indivíduo no controle dos seus investimentos.

Produtos sustentáveis

Uma prática que vem ganhando força no mercado é a procura por produtos sustentáveis, que não tragam um impacto negativo ao meio ambiente. E se o público está em busca desse tipo de mercadoria, cabe às empresas que buscam se destacar responder a isso.

 

O que ajuda a criar também uma imagem positiva para a sua marca, podendo responder também ao processo de personalização desses produtos, conectando-se aos interesses apresentados levantados por parte da sua audiência consumidora.

 

E para que o seu negócio consiga sobreviver a esse processo constante de modificações é preciso definir em seu projeto executivo algo que vá além das ferramentas necessárias para colocar o seu negócio de pé, mas também para adaptá-lo aos novos cenários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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