Crie Seu Guia De Estilo De Marca Com Estas 7 Super Dicas

Como reconhecemos uma marca? Como as marcas conseguem fazer com que uma determinada cor, ou uma fonte específica, nos lembrem deles? Especialmente quando eles têm vários departamentos ou partes interessadas produzindo criativos? Através do Guia de Estilo de Marca.

Brand Style Guide

O segredo é consistência e qualidade. E conseguir ambos se resume a usar um guia de estilo da marca.

O que é Guia de Estilo de Marca?

Um guia de estilo de marca é um conjunto de regras que fornece especificações sobre todas as coisas relacionadas aos elementos visuais de uma marca. Isso inclui logotipos, fontes, imagens e cores. Todos esses elementos visuais constroem a identidade visual da sua marca; também conhecido como a forma como você representa sua marca para o mundo. 

Alguns guias de estilo de marca também incluem as seguintes informações em vários níveis de detalhes: uma visão geral de sua estratégia, a história de sua marca, sua missão e a mensagem usada para comunicar sobre sua marca.

Quando alguém pega as diretrizes de sua marca, deve ser capaz de entender como representá-la. Isso deve ser verdade quer ele seja um membro de sua equipe ou alguém que está encontrando sua marca pela primeira vez.

Por que o Guia de Estilo de Marca é Importante?

Por um lado, ajudará em seus resultados. A consistência de uma marca em todos os canais pode aumentar a receita em 23%. O guia de estilo de sua marca define os padrões para sua marca e ajuda você a mantê-los no lugar. Isso garante que você construa credibilidade e se conecte com seu público-alvo. E garante que seu conteúdo esteja sempre na marca.

De vez em quando, você pode ter que trocar de designer gráfico no meio de um projeto. Isso pode acontecer com seu designer interno ou freelancers / agências que você contratar. Ter um guia de estilo da marca ajuda você a seguir em frente sem problemas. Você economizará tempo que seria gasto explicando o que você precisa fazer. E o (s) seu (s) designer (s) podem começar a trabalhar imediatamente.

Outros benefícios de ter seu Guia de Estilo:

  • Maior controle de qualidade, quer você use a mesma equipe ou novos designers para cada projeto.
  • Melhor reconhecimento da marca, já que seu público-alvo vê consistentemente sua marca representada da mesma maneira.
  • Permite que você crie uma marca conjunta ou crie submarcas de maneira eficaz, sem comprometer sua marca.

Passa a passo de como criar seu Guia de Estilo de Marca

Montar um guia de estilo de marca do zero não é fácil. O objetivo é criar um documento que explique a sua marca de uma forma simples e de fácil compreensão. Mas chegar a esse nível de simplicidade e clareza requer um investimento de tempo. E vai valer a pena.

Quando você se preparar para criar seu novo guia de estilo de marca, lembre-se de que você está determinando como seus clientes se sentirão em relação a sua marca. Pense nele como o kit de ferramentas que permitirá que você pinte a melhor imagem de sua marca em cada conteúdo.

Abaixo, você encontrará 7 etapas simples para criar seu guia de estilo de marca. Você pode pular a etapa 1 se quiser simplesmente se concentrar em como sua marca deve ser visualmente representada.

1) Conte a história da sua marca

Isso pode ser considerado a base para o guia de estilo de sua marca. A história da sua marca explica o que ela representa e por que ela existe. Certifique-se de incluir a visão, missão, valores e objetivos de sua marca nesta história. 

Se houver uma história de fundo interessante para sua marca, ou marcos que seriam importantes para compartilhar, você pode incluí-los também.

Se pensarmos em uma marca como uma pessoa, a história da marca representa sua personalidade. E assim como cada pessoa se veste de acordo com sua personalidade, cada marca se apresenta de acordo com sua história.

2) Inclua todas as variações de sua Logo

Seu logotipo é o representante definitivo de sua marca. E como um elemento comum em seus designs, torna mais fácil para o público reconhecê-lo. Isso se você usá-lo consistentemente.

O guia de estilo de sua marca deve incluir as diferentes versões de seu logotipo. Também deve haver explicações sobre como usar cada versão do seu logotipo (por exemplo, espaçamento, tamanhos mínimos ou máximos, outros prós e contras). As variações comuns do logotipo incluem seu logotipo principal, uma versão vertical, uma versão com sua marca de logotipo e sem texto e variações com cores para fundos mais escuros ou mais claros.

Além disso, você deve mencionar todas as regras aplicáveis ao uso do seu logotipo. Certifique-se de que seus logotipos estejam disponíveis em diferentes formatos para designs impressos e digitais, com fundo transparente, em uma pasta compartilhada.

3) Tenha uma paleta de cores definida

A psicologia das cores desempenha um grande papel no branding. As cores evocam certas emoções e estão associadas a estados de espírito específicos. Portanto, é importante certificar-se de que você seja consistente no uso das cores que escolheu para representar sua marca. Eles são uma combinação de padrões da indústria e preferências do cliente. E deve ser tratado com a maior importância.

Para garantir que você mantenha a consistência com as cores usadas em seus designs, é necessário fornecer códigos de cores. Fornece códigos hex / RGB para designs digitais e números Pantone / CMYK para impressão.

Se você usar um conjunto de cores como as cores primárias de sua marca, certifique-se de indicar isso. E também inclua os detalhes das cores que você usa como cores secundárias / complementares de sua marca. Suas cores secundárias / complementares adicionam profundidade aos seus designs e sutilmente reforçam as cores primárias de sua marca.

Para ambos os conjuntos de cores de sua marca, você pode fornecer mais detalhes, indicando qual cor deve ser usada com mais predominância.

4) Inclua detalhes sobre a tipográfica  

Quando se trata de tipografia, você precisa fornecer detalhes sobre a fonte usada em seu logotipo, bem como em títulos, subtítulos e parágrafos. Em seguida, você precisará fornecer os detalhes de como cada um desses elementos deve parecer em relação um ao outro (ou seja, tamanhos de fonte, estilos, espessuras).

Esta seção do guia de estilo de sua marca também deve incluir informações sobre onde as fontes podem ser acessadas. Fornecer um link direto é ainda melhor. Quanto menos etapas forem necessárias para seguir o guia de estilo de sua marca, mais você verá que ele é seguido. E você também vai liberar seus designers para pensar sobre como criar o melhor design, não onde procurar sua fonte.

5) Compartilhe detalhes sobre os elementos

A forma como sua marca é representada por meio de designs inclui muito mais do que apenas seu logotipo, fontes e cores. Dependendo do tipo de design de que você precisa, você pode incluir fotos, ilustrações, ícones, elementos decorativos e formas, planos de fundo e / ou texturas.

Certifique-se de incluir diretrizes e especificações para cada um em seu guia de estilo de marca. Seu guia deve responder a todas as perguntas que seus designers enfrentarão ao projetar seu conteúdo.

Ao fazer escolhas em relação aos visuais de sua marca, certifique-se de que sejam compatíveis com a identidade da marca que você está tentando promover. E inclua detalhes sobre estilo, conceito, luz, assunto e composição. E, por último, inclua um link para um banco de dados que contenha exemplos de cada um, organizados de acordo com seu título específico.

6) Explique a voz de sua marca

A voz da sua marca se refere ao tom da mensagem que você usa em seu conteúdo. Em outras palavras, é como você interage e se conecta com seu público. É otimista e amigável? É solene e profissional? Forneça o máximo de detalhes e exemplos que puder, para que fique claro como sua marca deve ser representada em diferentes contextos.

A voz que você dá à sua marca injeta um “sentimento mais humano” nela e a torna mais identificável para seus clientes em potencial. É por isso que é um elemento importante de sua marca para incluir em seu guia de estilo.

Certifique-se de incluir o que fazer e o que não fazer para que haja exemplos claros de como sua marca deve ser representada e como não deveria.

7) Mantenha seu Guia de Estilo de Marca sempre atualizado

Apesar do esforço que você fará para criar seu novo guia de estilo de marca, nada permanece o mesmo para sempre. À medida que seu produto ou serviço evolui, sua marca também evolui. Você vai querer dobrar suas próprias regras para que possa se adaptar melhor.

E você vai querer incluir ou remover elementos em seu guia de estilo de marca. Certifique-se de incluir uma observação em seu guia sobre isso (ou seja, versão 1 de X, atualizada em data, mês, ano). Isso ajudará a garantir que sua equipe esteja usando o conjunto certo de diretrizes para criar seu conteúdo.

Com cada versão do seu guia, certifique-se de mantê-lo simples (não mais informações do que as necessárias para seus projetos) e inclua referências a quaisquer ferramentas ou recursos que possam ajudar. Você também pode usar listas de verificação para ajudar a garantir que tudo seja abordado como deveria ser.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de que as diretrizes da sua marca sejam fáceis de acessar. Dessa forma, todos os que trabalham em seu conteúdo podem acessá-los de forma rápida e fácil. E você pode mudar seu foco para outros aspectos do seu negócio. 🙂

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