5 Exemplos De Co-Branding Que Fizeram Historia

Co-branding não é um fenômeno novo. Você sabia que muitos de nossos produtos favoritos são o resultado da união de duas marcas?

Quando eu era criança, a parceria de Betty Crocker com Hershey foi responsável pelo meu vicio por doces.

O co-branding é a união de duas marcas que unem seus respectivos públicos para oferecer uma experiência única através de um produto ou serviço.

Essa estratégia se tornou ainda mais presente à medida que mercados competitivos de produtos e serviços exigem que as marcas sejam criativas para chamar a atenção de seus consumidores.

A chave para o sucesso do co-branding é tornar a parceria boa para ambas as partes. As empresas envolvidas precisam ganhar algo com a colaboração e agregar valor ao outro.

Por isso, trazemos 5 exemplos de Co-branfing que deram certo para você se inspirar

1 – Doritos e Taco Bell Co-Branding

doritos e tacos co-branding

O que Doritos apresenta:

1. Chip conhecido com seguidores leais

2. Cobiçada textura de chips que combina bem com tacos

4. Sabores únicos

O que Taco Bell apresenta:

1. Rede de Restaurantes

2. Credibilidade nas indústrias de fast-food e alimentos de inspiração mexicana

3. Sucesso comprovado na inovação de produtos

O compromisso da Taco Bell com a inovação de produtos é líder do setor, e sua colaboração com a Doritos é uma prova disso.

Em 2014, a rede de fast-food mexicana fez parceria com a Frito Lay para criar o Doritos Locos Taco, uma experiência de sabor que deixou seus fãs apaixonados. Dessa forma, em apenas três anos, 1 bilhão de DLTs foram vendidos, provando o brilho estratégico da fusão.

Em vários aspectos, a inovação fez sentido. Um chip crocante com sabor de nacho é um substituto ideal para uma casca de taco. Doritos e Taco Bell também compartilhavam o mesmo publico alvo – jovens que gostam de junk food.

2 – Rihanna e Puma Co-branding

O que Rihanna apresenta:

1. Influencer de Moda

2. Número absurdo de fãs

3. Destaque na indústria musical

O que Puma apresenta:

1. Marca esportiva global

2. Patrocinadora de várias celebridades

A Puma consolidou sua posição como líder na indústria do esporte ao nomear Rihanna como diretora criativa de sua coleção feminina em 2014. Na época, a multinacional alemã estava no meio de uma reformulação da marca e entrando no lucrativo mercado de moda. Sendo assim, escolher Rihanna foi uma ideia brilhante.

A mega estrela vencedora do Grammy é considerada um ícone da moda, com uma lista de colaborações de sucesso e uma base de fãs leais que imitam seu estilo.

Quando o Fenty Puma Creeper foi lançado em 2015, o apelo universal para homens e mulheres, junto com a influência de Rihanna, impulsionou as vendas de Puma tremendamente – ganhando o prestigioso prêmio “Sapato do Ano“.

Embora não seja a primeira colaboração de Rihanna, a coleção Fenty Puma trouxe visibilidade global para Rihanna e a colocava entre os outros colaboradores de sucesso de Puma, como Usain Bolt e Alexander McQueen.

3 – Rick & Morty e Pringles 

RICKA E MORTIN CO-BRANDING

O que Rick & Morty apresentam:

1. Desenho adulto com milhares de fãs

2. Conexão com os millennials

3. Fenômeno da cultura pop

O que Pringles apresenta:

1. Posicionamento do anúncio SuperBowl

2. História de sucesso de sabor de chips de edição limitada

3. Destaque na indústria de lanches

Rick e o Morty Pringles foi uma colaboração que nos chamou a atenção. No início de fevereiro, a marca de lanches e a premiada série de animação lançaram uma batata frita com sabor de picles, batizada em homenagem ao personagem do programa, Pickle Rick.

O sabor da edição limitada foi acompanhado por uma propaganda de 30 segundos no Super Bowl com a promessa de uma parceria duradoura. Para quem não conhece as duas marcas, a união pode ter parecido estranha. Ainda assim, Rick e Morty são conhecidos por suas colaborações autênticas.

Em 2017, os fãs do programa imploraram pelo retorno do “molho Szechuan” do McDonald’s após um novo episódio do “Dia da Mentira” com várias referências ao condimento. A demanda tornou-se tão forte que McDonald’s relançou o molho, que estava originalmente fora do mercado desde 1998.

4 – Starbucks e Spotify 

O que a Starbucks apresenta:

1. 10 milhões de usuários do programa My Starbucks Rewards

2. Mais de 7.000 lojas no EUA

3. Ambiente orientado para a música

O que o Spotify apresenta:

1. Variedade musical

2. Oportunidade de envolver os clientes por meio de listas de reprodução

3. Uma base de clientes de 60 milhões de usuários

Quando a Starbucks uniu forças com o serviço de streaming Spotify em 2015, eles destacaram a relação entre a música e a indústria de alimentos e bebidas.

A marca global de bebidas há muito tempo usa música para criar um ambiente agradável em suas lojas. Antes, eles ofereciam cartões de download de música gratuitos na loja e organizavam listas de reprodução diárias para seus clientes.

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, a Starbucks e o Spotify criaram um “ecossistema musical”. Ele incorporou a plataforma de streaming do Spotify ao popular programa de fidelidade móvel da Starbucks, My Starbucks Rewards.

A iniciativa incentivou os clientes a serem usuários ativos de ambos os serviços, permitindo a criação de playlists que poderiam ser reproduzidas fora da loja. Genial, não?

A plataforma deu à Starbucks uma maneira de interagir com seus clientes, mesmo quando eles não estavam dentro da loja, e incentivou os clientes a adotar o Spotify como seu serviço de streaming de escolha.

5 – Taco Bell and T-Mobile 

O que Taco Bell apresenta:

1. Inúmeros produtos de co-branding de sucesso

2. Campanhas publicitárias populares e inteligentes

4. “Estilo de vida” da Taco Bell

O que a T-Mobile apresenta:

1. Uma base de 86 milhoões de cliente

2. Impulsionar o comportamento do cliente para a Taco Bell

3. Grande publicidade

Sem dúvidas este é um dos nossos exemplos de co-branding favoritos. Como já falamos antes, a Taco Bell se dedica a satisfazer sua base de clientes intensamente leais por meio de inovações de produto e engajamento

Além de Doritos Locos Tacos, a rede de fast-food abriu as portas de um hotel com temática de taco e deu as boas-vindas aos fãs em um restaurante pop-up inspirado no Demolition Man.

Uma de nossas iniciativas favoritas, no entanto, foi a parceria com a operadora T-Mobile. Durante o domingo do Super Bowl de 2019, a T-Mobile anunciou que distribuiria Taco Bell gratuitamente todas as terças-feiras como parte do programa de aplicativos T-Mobile Tuesdays.

Nenhuma compra foi necessária – tudo o que os clientes tinham que fazer para comprar seu taco macio ou crocante era abrir o aplicativo T-Mobile Tuesdays, solicitar o taco grátis e fazer o pedido online em tacobell.com.

A resposta foi extremamente bem-sucedida. De acordo com o CEO da T-Mobile, John Legere, a parceria trouxe “para a Taco Bell o maior dia de pedidos online de todos os tempos e o T-Mobile Tuesdays foi o número 1 na App Store”.

Considerações Finais sobre Co-branding

Quando se trata de co-branding, vários fatores devem ser considerados.

Como: Adequação, recursos, relevância e os benefícios da fusão, não só para as empresas mas para os clientes.

Antes de adicionar parcerias à sua estratégia de marketing, certifique-se de analisar sua própria marca, bem como a de seu parceiro. Sendo assim, se você acha que a parceria verifica todas as caixas necessárias, faça um acordo.

Portanto, se você precisar de ajuda para reunir sua colaboração visualmente, a Green Digital ficará mais do que feliz em ajudar.

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