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Saiba Quais São As Estratégias Que Não Funcionam Mais No Instagram

É sempre melhor aprender com os erros dos outros do que cometê-los você mesmo, não é verdade? De fato, existem várias estratégias que as empresas usam no Instagram que não servem mais e não geram mais resultados  ou até mesmo só atrapalham nos resultados. 

Isso ocorre principalmente porque o Instagram é uma rede social que está em constante mudança, o tempo inteiro a plataforma realiza atualizações de diversas funções.

 Logo, é preciso estar atento para utilizar as melhores estratégias nas páginas de seu negócio, seja em uma empresa de automação residencial áudio e vídeo, ou restaurante gourmet, por exemplo. 

Para ajudar você a identificar quais estratégias não funcionam mais no Instagram, e evitar problemas em seu perfil profissional, listamos seis deles aqui, destacando o que as empresas deveriam ter feito diferente e mostrando como prosperar no Instagram. Confira a seguir!

Por que as estratégias no Instagram são importantes?

As mídias sociais surgiram como um importante canal de marketing capaz de impulsionar um crescimento significativo para as empresas, seja empresas de serviço de levantamento topográfico, ou de qualquer outro segmento.

Isso não é surpreendente, afinal, de acordo com alguns estudos, um usuário gasta em média 2 horas e 22 minutos nas mídias sociais todos os dias.

Além disso, os seres humanos são naturalmente atraídos por visuais esteticamente agradáveis. Portanto, como um serviço de compartilhamento de imagens, o Instagram emergiu como a principal plataforma de mídia social para usuários e empresas.

Com isso, é preciso saber utilizar essa plataforma tão poderosa. Afinal, por mais popular que o Instagram seja, as marcas e empresas em geral ainda precisam aprender o verdadeiro potencial da plataforma como meio de marketing. 

Sejam empresas de equipamentos para construção civil, ou perfis de profissionais como  de arquitetos, médicos, engenheiros e nutricionistas.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre essas questões, fazendo com que você entenda tudo sobre as estratégias para o Instagram, destacando erros, e fazendo com que você tenha o conhecimento sobre como não cometê-los.

Estratégias que não funcionam mais no Instagram

Existem estratégias que já foram muito utilizadas para ganhar seguidores há alguns anos, mas que não funcionam mais hoje em dia, e podem até prejudicar o engajamento. Por exemplo:

  • Feed bem organizado;
  • Pedir para “seguir que eu te sigo de volta”;
  • Grupos de engajamento; 
  • Comprar seguidores;
  • Marcar pessoas no post esperando engajamento. 

São estratégias ultrapassadas e que podem até mesmo gerar bloqueios e punições, e que não são recomendadas para utilizar em sua empresa de embalagens de papel cartão personalizadas, e é preciso prestar muita atenção para não cair nesse tipo de estratégia.

Utilizar muitas hashtags genéricas

O Instagram permite até 30 hashtags por postagem. No entanto, não é por isso que é preciso utilizar todo esse número. Em estudo descobriu que 11 hashtags é um número eficaz para uma postagem. 

Embora ao utilizar nenhuma hashtag tem um alcance de somente 18% de engajamento por 1.000 seguidores, utilizar 11 ou mais hashtags representam aproximadamente um alcance de 79,5% de engajamento.

Usar hashtags genéricas e fora de contexto

É essencial usar hashtags relevantes para seu conteúdo ao fazer marketing no Instagram. Ou seja, é importante utilizar hashtags relevantes para seus negócios ou setor e que estejam no contexto da postagem.

Fazer postagens em horários diferentes 

De fato, existem horários apropriados indicados até pelo próprio Instagram para postagens de conteúdos. 

De modo geral, os melhores horários para postar no Instagram são de 11h às 14h às terças e 11h de segunda a sexta. Segundo análises e estudos de redes sociais, o melhor dia é terça e o pior domingo.

No entanto, existem peculiaridades, então observar o seu público é essencial para encontrar os melhores horários e dias para postar uma foto no Instagram da sua marca.

Postar imagens de baixa qualidade

É imprescindível investir em imagens de alta qualidade no Instagram. Isso é tão ou mais importante do que o próprio conteúdo em si, afinal, a imagem é um conteúdo não verbal, e faz parte das estratégias para gerar engajamento. 

Portanto, seja em um perfil de bolsa térmica fitness, ou um perfil sobre culinária e receitas, as imagens devem ser profissionais se quiser elevar o seu negócio. 

Não responder aos comentários dos usuários

Outro erro bastante recorrente é não responder os comentários dos usuários. Isso prejudica todo o perfil em geral. Logo, para gerar mais engajamento e interação com o conteúdo, é crucial responder a todos os comentários dos usuários – da forma mais direta possível. 

Dessa forma, eles não mostram apenas ao Google que sua postagem é relevante, mas também mostram a seus seguidores que se importam com suas opiniões. Além de claro, construir confiança com os usuários. 

Publicar as mesmas fotos várias vezes

Desenvolver um conteúdo inovador e que chama a atenção do cliente é um enorme desafio. 

Depois de um certo tempo, muitas vezes as empresas deixam de postar conteúdos inovadores, e começam a repostar fotos e vídeos. No entanto, os usuários fiéis, em particular, percebem isso imediatamente. 

Além disso, os usuários querem ver novas postagens todos os dias. Eles querem ser entretidos e informados e é por isso que eles seguem uma marca no Instagram.

Com isso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando as principais estratégias que funcionam no Instagram, destacando ideias e sugestões de como melhorar seu engajamento e o conteúdo de suas publicações.

Principais estratégias que funcionam no Instagram

De fato, vimos acima as principais estratégias que não devem ser feitas nos perfis do Instagram, seja o perfil de uma doceria, ou de uma gráfica para impressão de apostilas. 

Afinal, independente do segmento, são estratégias que diminuem engajamento e boa reputação em qualquer perfil. 

Mas é claro que não poderíamos vir aqui, dizer o que você não deve fazer com seu perfil, e não dar dicas do que você deve sim fazer para gerar engajamento e fazer seu perfil ser um sucesso.

Ou seja, independentemente se for um perfil profissional, como de um distribuidor de molduras de isopor, ou de um pequeno comércio, essas dicas a seguir são essenciais para garantir o sucesso no Instagram para a sua empresa. Confira!

Ser consistente

É muito importante ser constante em suas postagens no Instagram. Obviamente, com conteúdos de valor, que agregam valor ao seu público-alvo. Para isso, siga essas dicas que são essenciais para ser constante em suas postagens:

  • Faça um planejamento editorial mensal/semestral/anual;
  • Estude e defina seu público-alvo;
  • Pense em seu perfil como um negócio;
  • Contrate bons profissionais para te ajudar.

Com essas dicas, será muito mais fácil você criar uma constância em seu perfil nessa plataforma tão poderosa. 

Mostrar a realidade

As pessoas se interessam por semelhantes, isso é fato. Portanto, se você mostrar o lado mais humano da sua empresa, ou mostrar a realidade do seu dia a dia, isso pode gerar muita conexão, e maior engajamento.

Essa é uma dica de ouro, principiante nos dias de hoje em que as pessoas estão cansadas de tanta “perfeição” que é mostrada nas redes sociais, que as fazem se sentir distantes de alcançarem tal perfeição que na verdade, nem existe. 

Afinal, o Instagram é mestre em mostrar o que não é a realidade. Portanto, se você quer se diferenciar, aposte em mostrar a realidade, a humanidade da sua empresa, de você e do seu dia a dia.

Mas não se esqueça que isso é totalmente diferente que mostrar que você é desleixado, ou que não domina os assuntos de sua profissão. Ou seja, mostre sua imperfeição dentro dos parâmetros de seu grande conhecimento que você domina. 

Ser estratégico 

Postar sempre sem estratégia, sem um direcionamento, sem um planejamento é a pior coisa que você pode fazer em seu perfil do Instagram. 

Seja qual for seu objetivo, se é ganhar mais seguidores, gerar mais vendas em sua empresa de balão inflável gigante, aumentar a cartela de clientes, é preciso ser estratégico e saber identificar as ações necessárias em cada momento. 

Portanto, tudo que você faz em sua rede social deve ser carregada de estratégia. Você deve então dar passos pensados, identificar qual melhor tipo de conteúdo, quando agir e as abordagens que devem ser feitas.

Conquistar uma boa reputação e engajamento

Preze pela boa reputação da sua marca através do perfil nas redes sociais. Para além do Instagram, é preciso manter a boa reputação de tudo que diz respeito ao nome de sua empresa, sua marca, ou sua imagem pessoal, se for o caso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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