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Estratégias e Dicas de Marketing Digital Para o Instagram

Estratégias e Dicas de Marketing Digital para o Instagram

Desde 2013, o número de usuários do Instagram pulou de 90 milhões para 1 bilhão em apenas cinco anos; e esse último número foi a estimativa de Junho de 2018. A quantidade de pessoas só vem crescendo, então quem sabe onde poderá chegar este ano?

Para o marketing digital, o Instagram é uma plataforma promissora, pois esses 1 bilhão de usuários vem de todo tipo de grupo demográfico. O Brasil, por exemplo, ocupa a terceira posição em número de usuários.

Confira a seguir algumas estratégias de marketing para Instagram para 2019, para você aproveitar ao máximo esse potencial de 1 bilhão:

1.    Aproveite o Instagram Comercial

A plataforma sabe muito bem que marketing no Instagram é um recurso incrível; por isso é possível criar uma conta comercial.  É só clicar em Configurações e “Alternar para o perfil de negócios”, e você pode aproveitar as ferramentas muito práticas oferecidas, como:

  • Ferramentas de análise; chamadas Insights as ferramentas de análise métrica do Instagram fornecem estatísticas sobre o alcance das postagens, e o desempenho da sua conta. Assim você pode julgar o engajamento do público com muito mais eficiência.
  • Contato direto; seus seguidores podem entrar em contato diretamente com você a partir da sua página do Instagram, talvez, por exemplo, através de um hyperlink na sua biografia.
  • Anúncios práticos; com o perfil comercial, os anúncios já vem inclusos, sem você precisar da mediação das ferramentas publicitárias do Facebook.

2.    Mantenha seus posts constantes

Um esquema de postagem consistente é chave para manter o interesse; seus seguidores não vão ficar engajados se nada acontecer na sua conta, mas podem também ficar irritados se tudo que aparecer em seu feed for da sua conta. A chave é manter um fluxo constante.

Para manter sua conta sempre atualizada, um calendário de postagens pode ser uma boa ideia. Ele também vai ser um momento ótimo pra sentar e criar uma estratégia de quais conteúdos vão ser publicados, e quando. E não precisa ser totalmente rígido; você pode ficar de olho nas tendências do momento e alterar o calendário conforme precisar.

Outra dica importante é publicar durante os horário de pico. Cada rede social tem um horário específico quando sua base está mais ativa. Por exemplo, para fazer marketing no Instagram, o melhor horário em dias de semana é das 17h-18h.

3.    Não se esqueça das hashtags

Hashtags são uma forma excelente de aumentar sua visibilidade através dos seus seguidores. A chave é criar sua própria hashtag (clara, e de preferência não muito longa!) que seus seguidores também possam usar.

Não só essa hashtag fica relacionada ao seu negócio, ela é uma forma rápida de criar associações com os seus produtos ou serviços oferecidos. Hashtags interativas, que seus seguidores acrescentam aos próprios posts, são publicidade gratuita. Qualquer pesquisa feita nessa hashtag não leva apenas ao conteúdo que você mesmo postou, mas conteúdo gerado por uma base de clientes satisfeitos.

Uma hashtag pode ser também um slogan, ou uma frase popular relacionada ao seu negócio. Exemplo? A hashtag da Coca-Cola, #shareacoke.

4.    Utilize o Instagram Stories

O stories é uma ferramenta poderosa no marketing para Instagram. Em resumo, são postagens no estilo “slideshow”, que ficam disponíveis por apenas 24h, e separadas das suas postagens normais. Na verdade, elas ficam lá no topo do feed do Instagram, imediatamente visíveis. E as vantagens dessa ferramenta incluem:

  • Interação com o público; você pode usar o stories para fazer postagens sobre os “bastidores” do seu negócio. Mostrar o dia a dia, convidar seu público a ver atrás das cortinas; assim ele se sente muito mais íntimo da sua marca.
  • Você não precisa se preocupar com a “estética” da sua conta; como elas são postagens de tempo limitado, e à parte do resto da sua conta, você pode ser um pouco mais solto. Pode, por exemplo, experimentar com as ferramentas do stories, como filtros, adesivos, “boomerangs”, etc.

Nos stories, você ainda pode marcar outras contas, o que é excelente para que você.

5.    Crie parcerias com Influencers

Digital influencers são aquelas pessoas com grande público nas redes sociais, ao qual elas podem influenciar. Esses influencers muitas vezes tem um número enorme de seguidores; por vezes bem mais do que na conta do seu negócio.

Entrando em parceria com o influencer certo, você pode expor sua marca a muito mais clientes em potencial. Pode também construir a imagem do seu negócio, e sua confiabilidade. Essa é uma estratégia excelente porque o público confia na opinião desses digital influencers.

E essas são apenas algumas das muitas estratégias de marketing no Instagram. Você pode ainda criar campanhas e concursos com a interação do público, criar anúncios patrocinados, ou mesmo investir em anúncios gentis, que oferecem seu produto mais indiretamente. Existem até aplicativos projetados exclusivamente para o Instagram!

Por isso, não hesite em criar sua conta do Instagram hoje mesmo, ou realmente mergulhar na conta que você já tem; com certeza você vai encontrar seu público por lá.

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