Estratégia Juliette? Descubra A Estratégia Que A Fez Ser A Queridinha Do Instagram!

No dia 04/05, Juliette Freire, participante do BBB21, advogada e maquiadora de apenas 31 anos, levou para casa o prêmio de R$1,5 milhão de reais como vencedora, com uma votação histórica de 90,15% dos votos.

Este resultado não foi apenas uma vitória para pernambucana, que com enorme carisma em pouco tempo conquistou o Brasil, mas também um conquista da sua equipe de Social Media, que com uma estratégia muito bem elaborada alavancou o nome Juliette em todas as redes sociais e no Trending Topics do Twitter entrando para a história do marketing digital como “o fenômeno das Redes Sociais” no Brasil e no mundo.

OS NÚMEROS DE JULIETTE

Antes de entrar no programa, o perfil do instagram da BBB, tinha menos de 3 mil seguidores e ao sair, já estava com a marca acima de 31 milhões de seguidores.

A equipe responsável pela gestão das Redes Sociais de Juliette,  conseguiu  em 100 dias o resultado que muitas marcas famosas lutam para conseguir, um número de seguidores e índices de engajamento invejáveis.

O perfil De Juliette, conquistou no mês de Março 17 milhões de interações resultando em uma taxa de 7,6% de engajamento. Para termos uma base da média de engajamento dos famosos, Anitta possui uma taxa de 1,7% e Beyonce, 1,2%,  é realmente um fenômeno não é?! 

Sem deixar de mencionar que ela bateu o recorde mundial de 1 milhão de curtidas em uma postagem em apenas 3 minutos. Tirando o posto da famosa cantora norte-americana, Billie Elish, que tinha a marca de 1 milhão de curtidas em apenas 5 minutos.

EQUIPE DE SOCIAL MEDIA

Até poucos anos, a estratégia de Social Media dos participantes do BBB era  feita de forma passiva, usando apenas o material que a emissora colocava no ar. Foi quando, na edição passada, a ex-participante do reality Manu Gavassi utilizou sua própria estratégia, deixando preparado uma série de materiais antes de entrar para o confinamento, com vídeos e imagens sendo postados diariamente.

Além da constância, o material divulgado mostrava mais sobre a personalidade de Manu, inclusive sobre seu lado artístico, ajudando Manu não só a destacar no programa mas a alavancar sua carreira artística fora do programa.  

A estratégia de Manu foi levada  para outro patamar, apelando também para a história da vida da participante, o que sem dúvida, gerou mais empatia com o público. Já que mesmo ela estando confinada e não acessando seus perfis, ela mantinha um crescimento e o engajamento de suas redes sociais.  

AS 5 PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE JULIETTE

A equipe da paraibana que é formada por mais de 20 profissionais fazem a gestão dos perfis da influenciadora 24h por dia, de forma estratégica para manter o engajamento das contas, principalmente após o término do programa.

1 – FREQUÊNCIA NAS POSTAGENS

A frequência de publicações é um dos principais fatores para o crescimento de um perfil no Instagram. Sabendo disso, a equipe de Social Media da Juliette não pensou duas vezes e pesou a mão na quantidade de posts, tanto no próprio Instagram como em outras redes, criando uma estratégia multiplataforma. Conseguindo assim, uma maior visibilidade para a Juliette.

Por dia, eram publicadas em média:

  • 5 postagens no feed do Instagram;
  • 20 stories no Instagram; 
  • 15 postagens no Twitter

2 – DINAMISMO NOS FORMATOS DAS POSTAGENS

A equipe da sister soube aproveitar ao máximo os diferentes tipos de postagens, como: Fotos e vídeos no feed, postagens em formato de carrossel, enquetes, Reels, stories e por aí vai. Isto foi um fator positivo pois impactou o público de maneiras diversas e em diferentes formatos de conteúdo.

3 – INFORMAÇÃO

Como Juliette é natural de Pernambuco,  isso ficou evidente em suas redes sociais. Inclusive, foi criado um “dicionário” do Juliettês para explicar expressões paraibanas que eram utilizadas pela sister, educando os telespectadores sobre o regionalismo presente no Brasil.

Dicionário Juliettês. Reprodução/Instagram

4 – EXPLOSÃO DOS MEMES

Sabemos que em todas as edições do BBB, o que não faltam são os famosos memes. Com Juliette, não foi diferente. Sua equipe aproveitou  esse potencial e replicaram todos os memes do reality e criaram alguns novos, para trazer mais interação e visibilidade para a participante.

Escala de Juliete. Reprodução/Instagram

5 – IDENTIDADE VISUAL E BRANDING

Sempre focamos que uma estratégia vital para qualquer marca é fazer com que seus produtos e sua comunicação sejam facilmente reconhecidos pelo público. 

E é claro, não podemos deixar de lado a importância da identidade visual em sua estratégia. O famoso ícone de “cactus” que está presente nas postagens do perfil de Juliette fazem parte de sua marca, sendo facilmente reconhecida pelos seus seguidores.

Isso se dá através do branding e da criação de uma identidade visual bem definida. O mesmo conceito foi aplicado ao perfil de Juliette, com cores e elementos gráficos que se repetem em diversos momentos.

CONCLUSÃO

A estratégia de marketing da Juliette serve de inspiração para grandes agências de Marketing Digital. Dentre as lições que aprendemos está a  necessidade de criar uma aproximação com o seu público e ficar em dia com as novidades nas Redes Sociais.

Se você ainda não acredita no potencial do Instagram para a sua empresa, a Green Digital disponibiliza um teste gratuito de 14 dias para você começar a divulgar a sua empresa nessa rede social que mais cresce no Brasil!

Os nossos especialistas estão te esperando para desenvolvermos juntos toda estratégia de divulgação junto com uma linha editorial pensada de acordo com seus objetivos. Fale com um especialista da Green Digital e traga sua empresa para o Instagram!

Menu