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Enquetes do Instagram: Como Usar na sua Estratégia

Enquetes do Instagram: Como usar na sua Estratégia

Lá em 2017, o Instagram lançou um recurso novo que logo fez sucesso: as enquetes. Essas enquetes podem ser postadas nos Stories, ou enviadas por mensagem direta, e respondidas por múltipla escolha ou numa escala deslizante. E além de ser divertido, é um recurso excelente para integrar na sua estratégia de marketing.

Você pode usar as enquetes do Instagram ao seu favor para:

Interagir com seu Público

Afinal, foi exatamente pra isso que a ferramenta foi criada. Aqui você tem a chance de conhecer as opiniões, desejos, e reclamações do seu público. Também é uma ótima chance de se manter antenado aos assuntos do momento, pra evitar ficar desatualizado ou fora da conversa.

Engajamento, especialmente nas redes sociais, é chave pra qualquer estratégia de marketing.

Refinar sua Persona

Persona é um conceito importantíssimo, que em resumo quer dizer “o perfil do seu consumidor”. Quanto mais detalhada e específica a sua persona, mais eficiente vão ser as suas estratégias.  Em resumo: você tem que saber pra quem está vendendo.

Existem muitas maneiras de obter informações detalhadas para construir uma persona. As enquetes do Instagram são uma dessas maneiras.

Pesquisas de Opinião

Pesquisas de satisfação são muito importantes. As enquetes são uma oportunidade de realizar pesquisas pequenas, diretas e informais. Elas tem um grande alcance (todos os seus seguidores no Instagram — ou seja, todos os seus clientes mais engajados), são fáceis de montar, e podem ser lançadas na hora certa. Afinal, o Stories do Instagram só dura 24h.

Criar Demanda

Com a chegada das redes sociais, se popularizou a sigla FOMO, ou “Fear of Missing Out” = “Medo de Ficar de Fora”. É aquela sensação desagradável de que todo mundo já sabe de alguma coisa que você nunca ouviu falar, ou o comichão impossível de resistir de checar as mensagens não lidas no WhatsApp.

Ao criar uma enquete, você pode usar um pouquinho desse comichão. “Você já nosso último lançamento?” é uma dica que o lançamento existe, e seus seguidores, que não querem ficar de fora, com certeza vão procurar saber mais.

Apresentar seu Negócio

Enquetes também são uma ótima ferramenta para apresentar sua empresa ao seu público — ou seja, da construção de marca. “Você sabia temos uma loja online?” “Quais descontos oferecemos para clientes recém-cadastrados?”

Então, com todos esse benefícios, como fazer enquete no Instagram? O processo em si é bem fácil, e parecido para tanto Android quanto iPhone. Mas antes de começar, certifique-se que você esteja com o app atualizado!

Primeiro: abra o aplicativo, e toque no ícone da câmera, lá no canto superior esquerdo. Você também pode arrastar a tela da esquerda pra direita.

Segundo: agora é só criar a sua story, como desejar! Pode ser uma foto, vídeo, um boomerang, etc. Ela pode ser relevante ao assunto da sua enquete, ou uma imagem engraçada. E pode incluir qualquer customização que o Instagram oferece, como filtros, stickers, etc.

Terceiro: clique no ícone de figurinhas e escolha “ENQUETE”.

Quarto: pronto! Aí está a sua enquete, e agora você só precisa personalizá-la ao seu gosto. Você escolhe uma pergunta que pode ter duas respostas, e ela funciona como qualquer outro sticker do Instagram. Você pode posicioná-la onde quiser na foto (garantir que nada importante fique coberto), ou arrastá-la pra lixeira se não estiver satisfeito.

O mecanismo básico, de uma pergunta e duas respostas, não é única alternativa. O Instagram também oferece uma opção de resposta por meio de uma barra deslizável (quer dizer, um esquema parecido com o clássico “De 0 a 10…”).

Quinto: agora você pode clicar em “Sua história”, para adicionar a enquete diretamente aos seus stories, ou em “Avançar” para selecionar amigos específicos. Para estratégias de marketing, é uma boa ideia se focar em enquetes que o maior número possível de pessoas possa responder.

Sexto: nenhuma estratégia de marketing está completa sem acompanhar os resultados. Para seguir o resultados da votação, basta abrir sua enquete e deslizar a tela pra cima. Você visualiza os resultados, e quais dos seus seguidores votaram.

Como a enquete do Instagram é bem simples em funcionamento, vale a pena também manter as perguntas simples: respostas sim/não, e qualquer variação do tema “A ou B?” (Android ou iPhone? Ficar em casa ou participar do evento?). E para as enquetes deslizantes, é claro, você precisa de perguntas quantitativas: “O quanto você amou o nosso último lançamento?”

Alguns temas pra essas enquetes são as perguntas engraçadas, as perguntas polêmicas, e aquelas que querem saber mais sobre o usuário — afinal, quem não gosta de falar de si mesmo?

Existe um sem número de perguntas que você pode fazer. Fica por conta só da sua criatividade, e do resto da sua estratégia de marketing. Com as enquetes, assim como em todo o marketing, tenha sempre em mente qual é o seu objetivo final: você quer vender um produto novo? Quer publicitar um produto antigo que não foi muito reconhecido? Quer conhecer seu público melhor? Decidindo o seu objetivo, as enquetes do Instagram podem ser mais uma ferramenta no seu arsenal digital.

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