O crescimento do E-commerce brasileiro para os próximos anos

O crescimento do E-commerce brasileiro para os próximos anos

Ano após ano o crescimento do e-commerce e os números levantados pelas lojas virtuais brasileiras não param de crescer. Tanto em volume de vendas como em lucro, os gráficos apontam sempre para cima.

Grande parte desses números se deve ao domínio quase absoluto de livros e aparelhos eletrônicos, que correspondiam a 65% das aquisições em 2010.

Mas esses números estão para mudar, por conta da diversificação de produtos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Forrester em levantamento encomendado pelo Google.

E-Commerce vai dobrar sua participação até 2021 

As projeções da pesquisa encomendada pelo Google apontam que o e-commerce brasileiro irá crescer, em média, até 12,4% ao ano. Atualmente, o faturamento do setor está em 47,1 bilhões, ocupando uma fatia de 2,8% no varejo. Se tudo ocorrer conforme projeção dada pelo Google, o faturamento no ano de 2021 deve chegar a R$ 84,7 bilhões, alcançando a marca de 4.6% do mercado.

Apesar do declínio em 2016, as projeções apontam o crescimento já para o próximo ano. Roupas, calçados, itens de beleza e alimentícios são alguns dos setores em desenvolvimento que serão mais procurados pelos consumidores à partir de 2017. Juntos, esse setores correspondem a apenas 11% das vendas pela internet, mas a previsão é de que até 2018 1 em cada 4 vendas online seja desses itens.

Os segmentos que dominam o mercado hoje, como livros e eletrônicos, continuarão ocupando as primeiras posições em vendas online, no entanto, devem representar um total de 52% do volume de compras.

 

Com o maior volume de vendas dos segmentos de alimentação e beleza, por exemplo, o Brasil poderá sair da “terceira fase” dos comércios eletrônicos, onde bem comparáveis são os mais comercializados, como eletrônicos e livros. A “quarta fase” é constituída pela aquisição frequente de bens subjetivos, como os de beleza e alimentos.

Consequência do crescimento da Internet

A quantidade de usuários conectados no país é um dos principais fatores para o crescimento do e-commerce. Atualmente são mais de 124 milhões de pessoas com acesso a internet, o que representa 60% da população.

A projeção é de que até 2021 esse número seja maior que 151 milhões de usuários, ou seja, mais de 70% da população. Desta forma, a faixa etária com maior probabilidade de compras no futuro será de 25 a 44 anos, que hoje representam idade entre 20 e 39.

Especialista no crescimento do E-Commerce 

Seu e-commerce possui uma interface que facilite o seu trabalho? Seus investimentos com mídia estão convertendo? Seus produtos estão sendo vendidos? Por isso, é importante contar com quem entende do assunto. Nós, da Green Digital, somos especialistas em e-commerce. Com uma estratégia bem definida o seu faturamento mensal pode crescer e muito. Quer saber mais? Fale conosco 😉

Menu