co-marketing

Como Trabalhar O Co-Marketing De Forma Eficaz

O co-marketing é uma estratégia usada para criar uma campanha com outra empresa cujo público-alvo seja semelhante. A ideia central do marketing compartilhado é unir forças para criar conteúdo que atinja o mesmo público.

Essa estratégia é usada para economizar dinheiro no desenvolvimento de materiais, produzir conteúdo rico, aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais leads para ambas as partes.

Uma parceria bem estruturada e executada pode trazer diversos benefícios para empresas de serviços de usinagem, por exemplo. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de tomar qualquer decisão.

Continue lendo para entender melhor o que é co-marketing, como funciona e como aplicá-lo ao seu negócio.

Como funciona o co-marketing?

No marketing conjunto, duas ou mais empresas cooperam entre si, formando uma parceria para promover algum produto, por exemplo. Portanto, é necessário divulgar parte do conteúdo ou produto, mas também compartilhar os resultados da promoção.

No caso de uma empresa de higienização de estofados de automóveis e uma loja de roupas, por exemplo, as duas empresas podem divulgar seus nomes, criando uma campanha poderosa para atingir um público maior do que conseguiriam sozinhos.

Mas essa não é a única maneira de fazer co-marketing: por exemplo, você pode fazer pesquisas, podcasts, webinars, interações no Twitter ou postagens em blogs.

A palavra-chave aqui é reciprocidade. O co-marketing deve reforçar a identidade da marca e proporcionar uma experiência consistente.

Vantagens do co-marketing

O co-marketing traz uma série de vantagens para as empresas que utilizam essa estratégia, assim como toda estratégia de inbound marketing. Vamos ver agora as principais vantagens de fazer co-marketing.

Aumentar eficiência do marketing

Uma das principais vantagens é o compartilhamento de audiência e recursos entre as duas marcas, o que aumenta muito a eficácia da ação de marketing.

E pode aumentar a eficiência das campanhas de empresas de qualquer porte muito melhor do que trabalhar individualmente para alcançar os mesmos resultados e aumentar a exposição de seus produtos e serviços.

Atrair leads qualificados

De fato, uma marca de integração de sistemas de automação que implementa o co-marketing tem um impacto no público bem maior do que se estivesse trabalhando sozinha.

Utilizar ferramentas que ajudam a dar mais visibilidade é, portanto, um meio de conseguir leads mais qualificados.

Economizar nas campanhas

As campanhas de marketing com coparticipação podem ser econômicas e trazer um efeito maior, ao contrário das campanhas individuais, onde se investe muito e os resultados podem ser pequenos. 

Ou seja, essa estratégia tem o potencial de ampliar o alcance do público de forma potente. 

Um exemplo claro é uma fábrica de isolante térmico com uma empresa de produtos de construção civil. Os resultados podem ser bem maiores com menos investimento em marketing.

Construir relacionamento com marcas

Além de ser mais econômico e ampliar o alcance do seu público, o co-marketing também ajuda a construir relacionamentos positivos com outras marcas, encantando os clientes com promoções, brindes e até coprodutos.

Ao construir relacionamentos com empresas do mesmo setor e de setores relacionados, é possível entender como outras equipes atuam, o que aumenta muito a expertise de sua empresa.

Isso ajuda a melhorar suas próprias habilidades e recursos, contando com a experiência que sua marca não possui.

Por exemplo, uma empresa de soluções sustentáveis pode construir um relacionamento inteligente com uma grande empresa de consultoria ambiental, por exemplo.

Além disso, é mais simples que o marketing de influenciadores, especialmente para empresas menores que têm dificuldade em alcançar influenciadores conhecidos.

Causar um impacto maior

O esporte cooperativo produz maiores resultados. Com a fusão das duas empresas, os dois públicos serão afetados, o que não acontece com a campanha de só uma empresa.

Por exemplo, por meio do co-marketing, as ações realizadas no Facebook têm maior engajamento e impacto. Isso é ótimo após as últimas mudanças na rede social.

Mas cuidado, pois é preciso saber escolher uma empresa para propor uma parceria e fazer o marketing conjunto.

Não são empresas concorrentes, mas aquelas que podem complementar o trabalho que você realiza. Logo, aumentar as vendas é um objetivo claro, mas requer um design cuidadoso, e selecionar os parceiros mais estratégicos faz parte desse objetivo.

Alcançar novos públicos

Outro grande benefício é a possibilidade de aumentar as vendas para novos públicos, que serão atraídos pela propaganda que antes não estava ao seu alcance.

Enquanto você investir em alcançar novos públicos, gastando tempo e dinheiro em ações que podem não funcionar, no co-marketing você fará isso naturalmente por meio de parcerias.

As pessoas que naturalmente não têm acesso à sua marca irão conhecer sua marca, alinhando-se àquelas que conhecem e confiam.

Um exemplo claro disso é uma pequena empresa que produz macarrão artesanal em parceria com um grande supermercado. Isso possibilita muito a expansão de vendas e reconhecimento das marcas, com novos públicos que de outra forma seria difícil.

Além de ser exposto a novas oportunidades de negócios, você também poderá alcançar uma base de clientes que construiu da mesma maneira. Ótima oportunidade para aproveitar melhor seus esforços e otimizar seus investimentos!

Ou seja, você pode aumentar as vendas e economizar nos custos de publicidade.

Consolidar a marca

Outro benefício que não deve ser esquecido é a oportunidade de ganhar autoridade em público. Já ouviu falar em influenciadores? Eles são as pessoas estratégicas que conectam nossa marca a eles.

Por meio de parcerias ou contratos essas pessoas utilizam o produto, falam sobre o serviço e garantem que sua empresa esteja à frente de um grupo de pessoas que seguem o influenciador.

No co-marketing ocorre um processo semelhante. É que você não associa sua marca a uma pessoa, você a associa a outra marca. Assim você pode aumentar as vendas da sua empresa e fortalecer sua marca.

Também é importante ressaltar que o co-marketing deve ser saudável para ambas as empresas.

Ou seja, busque criar valor para seus parceiros e vice-versa. Lembre-se: ela terá acesso aos seus prospects e clientes no futuro. Tente aumentar suas vendas com segurança!

Como implementar o co-marketing?

Vamos ver agora quais os passos que você deve seguir para implementar essa estratégia de co-marketing na sua empresa. Confira:

Escolha o parceiro ideal

O primeiro e mais importante passo para criar um bom co-marketing é escolher com quem você quer trabalhar. Somente escolhendo o parceiro certo sua empresa poderá colher os benefícios que mencionamos.

Antes de convidar uma empresa para trabalhar com você, certifique-se de que ela:

  • Fornece um público confiável e relevante para o seu negócio;
  • Tem correlação de mercado e é considerada como referência;
  • Tem produtos ou serviços relacionados ao seu negócio;
  • Tem estratégia de marketing de conteúdo contínua;
  • Pode aumentar o reconhecimento da sua marca.

Você pode não encontrar uma empresa que atenda a todos os pré-requisitos, mas ela precisa cumprir pelo menos alguns dos pontos mencionados para sair vitoriosa dessa parceria.

Lembre-se de evitar concorrentes diretos ou marcas muito parecidas com o que sua empresa faz. Caso contrário, a estratégia provavelmente não funcionará.

Tomemos como exemplo uma empresa de soluções de segurança e monitoramento remoto de câmeras. Se ela decidir formar uma parceria com outra empresa do mesmo setor, ambas concorrerão pela mesma fatia de mercado.

Isso é prejudicial porque os espectadores podem ficar confusos ao ver o conteúdo produzido por duas empresas concorrentes.

Planeje tudo com antecedência

Normalmente esse tipo de projeto requer um contato inicial para propor parcerias, reuniões para geração de ideias e divisão de tarefas, criação de material, acompanhamento detalhado da entrega e, por fim, a publicação de conteúdo.

Dito isso, haverá muito tempo dedicado ao projeto, e muitas pessoas trabalhando juntas, então é preciso coordenar horários e fazer muita organização para manter as coisas como o esperado.

Além disso, cada equipe de marketing tem suas próprias necessidades diárias, projetos em andamento, métricas para acompanhar e muito mais. As tarefas raramente são executadas em tempo hábil e de alta qualidade sem organização prévia.

Portanto é preciso um planejamento prévio muito bem estruturado.

Utilize várias ferramentas digitais 

É preciso utilizar várias ferramentas digitais na estratégia de co-marketing. Elas funcionam como âncoras. As principais são:

Postagem em blog

O tipo de conteúdo mais simples e popular da web também é um dos mais procurados quando surgem dúvidas sobre a funcionalidade e eficiência do produto e a qualidade da prestação do serviço.

Como o objetivo do co-marketing é direcionar o tráfego para as duas empresas, alterne postagens entre uma página e outra para aumentar o interesse do consumidor e inspirar o próximo passo, que é conhecer mais sobre o negócio antes de decidir comprar.

Guest Post

Guest posts são conteúdos produzidos por terceiros e postados nas páginas da empresa. Nesse caso, você e a empresa parceira podem convidar um especialista para falar sobre um tema que seja relevante para o negócio ou mesmo para ele mesmo.

Por exemplo, uma empresa de climatizador comercial de parede ou seu parceiro de co-marketing podem ser convidados a postar em um terceiro blog.

Pensando no exemplo que trazemos para este conteúdo, vamos imaginar que é uma rede hoteleira, que pode proporcionar aos hóspedes uma experiência relaxante por causa do ambiente sempre condicionado para a melhor temperatura.

E-book

E-books são um conteúdo altamente relevante nos dias de hoje porque fornecem informações detalhadas sobre um tópico com instruções mais aprofundadas. Disponível para download, o leitor pode acessá-lo quantas vezes quiser.

Além de se conectar com a marca, também gera maior credibilidade quando os potenciais clientes se envolvem com as leituras e ideias contidas no material.

Vídeo

Esses vídeos são interativos e uma das melhores sugestões para o futuro do marketing digital. É onde as empresas podem criar tutoriais, entrevistas, avaliações de qualidade de produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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