Como investir em mídia paga em 2022

Como investir em mídia paga em 2022

Como investir em mídia paga em 2022

Começamos esse artigo reforçando que a expectativa da mídia paga em 2022 é que seja uma das maneiras mais fáceis para fazer com que o seu marketing digital consiga números melhores, bem como esteja sempre em uma crescente.

 

Muitas pessoas pensam que anunciar na internet é uma das ações mais caras a se fazer, porém, existem opções para todos os bolsos, sendo que você paga só pelo o que está te dando resultado. 

 

Pois bem, para facilitar ainda mais o entendimento, siga a leitura do artigo e conheça mais sobre o tema como um todo!

O que é mídia paga?

Resumidamente, a mídia paga é tudo aquilo que envolve uma promoção que você paga para veicular um conteúdo a fim de atingir o público-alvo. 

 

Ou seja, essa mesma estratégia pode ser aplicada por uma fábrica de luvas descartáveis que pode promover em seus canais digitais, campanhas de marketing com o auxílio da mídia paga para impulsionar o seu alcance. 

 

Na prática, a mídia paga são todos aqueles links patrocinados, anúncios nas redes sociais e banners que conseguem aumentar sua visibilidade. Naturalmente, esses meios de divulgação conseguem fazer com que o site consiga um número maior de cliques. 

 

Deste modo, podemos entender melhor como a mídia paga consegue ser útil para uma distribuidora de papel toalha, por exemplo, para que a empresa consiga ter mais leads em seu site e, naturalmente, ter mais vendas. 

 

Fora do mundo online, podemos citar os exemplos mais comuns que são os comerciais de rádio e televisão, outdoors e anúncios em revistas. Contudo, quando uma pessoa fala sobre mídia paga nos dias de hoje, provavelmente ela estará se referindo à mídia digital.

 

De acordo com a pesquisa que foi levantada pela PwC, a publicidade digital no Brasil deve se igualar aos meios tradicionais até o ano de 2023. No meios digitais, a mídia paga acaba envolvendo ações que são aplicadas, geralmente, nos canais de marketing digital. 

Entenda como funciona a mídia paga

Ao contrário do que muitos pensam, essas ações não estão voltadas somente para publicações diretas, mas sim, por conteúdos educativos capazes de mostrar como um laudo de máquinas e equipamentos pode funcionar na prática, por exemplo. 

 

Basicamente, você paga um valor para que os conteúdos relacionados a sua empresa estejam presentes nesses espaços midiáticos. 

 

Uma das coisas que as empresas estão buscando constantemente, é ter um alcance maior de público do que as concorrentes, e esses métodos de divulgação, por sua vez, consegue trazer esse resultado. 

 

Consequentemente, a marca acaba ficando mais conhecida pelo fato de ter alcançado um público maior. É dessa forma que empresas que desenvolvem softwares conseguem ter uma quantidade de clientes suficientes para manter uma margem de lucro estável. 

 

Desse modo, é muito comum que alguns empresários acabem utilizando a mídia paga para conseguir alcançar um público mais amplo. 

 

Usar esse recurso é ainda mais comum quando empresas começam novas campanhas, afinal, é necessário ter um engajamento maior dos consumidores pelo fato da empresa estar se dedicando a uma nova ação promocional. 

 

Nesse tema, é quase impossível não falar sobre o SEO, que por sua vez, é uma maneira orgânica de conseguir um alcance. Contudo, é possível sim ter resultados mais expressivos quando vai além das estratégias de SEO. 

 

Nesse contexto, podemos citar a importância da mídia paga para que um estabelecimento que trabalha com conserto de balança, por exemplo, tenha uma quantidade maior de clientes de acordo com a estratégia de marketing tomada. 

 

É certo dizer que o marketing digital é a melhor maneira de conseguir que a sua empresa tenha um destaque maior no mercado, porém, vai chegar uma fase que ela precisará de fôlego, e é nesse momento que a mídia paga pode surgir. 

Conheça os tipos de mídia existentes

Diante desse cenário que foi citado até aqui, há alguns tipos de mídia que você pode investir para ter um alcance maior, conheça-os:

Tráfego pago

O tráfego pago funciona de forma simples, basta definir um orçamento, selecionar o público-alvo e pagar por ações que o usuário realizará. Essa ação é chamada de PPC, que nada mais é que pagar para que o site tenha mais cliques. 

 

Esse tipo de ação acaba sendo tomada por grande parte das empresas, principalmente por um segmento como um fornecedor de material de limpeza que, por sua vez, precisa de um número estável de clientes para manter a sua margem de lucro. 

 

De acordo com os estudos realizados pela Global Digital Ad Spending Update Q2 2020, e que foi publicado no eMarketer, os investimentos na publicidade reduziram em 4,9% em 2020, e o principal motivo para isso acontecer foi a chegada do coronavírus. 

 

Em contrapartida, a mídia paga foi a estratégia que mais resistiu e ainda por cima, conseguiu um crescimento de 2,4%. Pode até parecer um crescimento singelo, mas considerando a atual situação global, é de fato um número significante. 

Mídia paga, orgânica e própria 

Para resumir, no marketing digital temos três tipos de mídia: inicialmente, temos a mídia paga, a mídia orgânica e a própria. O primeiro, como já foi citado, é a mídia que envolve um tráfego maior dentro de um site por meio de um investimento. 

 

A mídia própria, por sua vez, é aquela que consegue abranger todo o canal de propriedade da sua empresa, como site, blog e redes sociais. Nesse caso, você tem total controle sobre esses canais de comunicação e tem liberdade suficiente para promover qualquer conteúdo. 

 

Na mídia própria, há também a liberdade de aplicar as estratégias de marketing digital, e isso inclui aplicar as táticas de SEO, que conseguem impulsionar o tráfego dentro do site e aumentar o alcance de forma orgânica. 

 

Porém, é importante pontuar que esse tipo de mídia não significa que é mídia orgânica, por mais que haja maneiras de conseguir resultados de forma natural. 

 

No geral, ter um público que foi alcançado naturalmente, acaba colocando uma instituição de curso de comissário de bordo, por exemplo, em uma posição mais favorável diante da concorrência. 

 

Para explicar melhor suas diferenças, a mídia orgânica é o engajamento que suas próprias mídias e mídias pagas geram entre o público. Trata-se de:

 

  • Avaliações positivas;
  • Menções;
  • Recomendações;
  • Qualquer mídia espontânea que é gerada pela marca.

 

Todas essas interações que acontecem pela internet, são consequência das estratégias de marketing. 

Como investir nessa estratégia?

Para compreender melhor esse processo de investimento, é preciso seguir um passo a passo para que tudo ocorra da melhor forma possível. Inicialmente, é preciso definir seus objetivos de mídia, isso é, você precisa entender o que quer atingir.

 

Se caso você não saiba quais são seus objetivos com a mídia paga, também não saberá quais investimentos, esforços e métricas que devem ser desenvolvidas para acompanhar quais são os resultados obtidos. 

 

O segundo passo a ser feito, é uma fase em que você precisa fazer um monitoramento para entender melhor quais são os resultados que estão sendo feitos com a mídia paga. 

 

Para compreender melhor, basta imaginar uma consultoria ambiental que toma decisões administrativas sem fundamentos, logo, o acompanhamento é fundamental para momentos como esse. 

 

Trata-se de uma pesquisa que precisa ser feita, para entender melhor como são as práticas no segmento de atuação, isso naturalmente ajudará o seu negócio a evoluir. 

 

Considere fazer uma pesquisa para saber como os seus concorrentes estão utilizando a mídia paga para impulsionar o seu alcance. É importante que você não se prenda apenas aos canais tradicionais de comunicação, veja também as ofertas e copy de textos. 

 

O terceiro passo, por sua vez, é escolher as métricas que devem ser acompanhadas de perto para entender a evolução da empresa. Para que uma métrica seja acompanhada, ela precisa ser importante, ou seja, deve ser composta pelas principais áreas da sua empresa. 

 

Ter esse tipo de monitoramento, fará com que você perceba se a mídia paga está dando efeito, e além disso, ter uma ideia de como a sua equipe está agindo com essa estratégia. 

 

O quarto passo já se trata da definição dos canais de atuação, que nada mais é que escolher qual a plataforma que será mais vantajosa para aplicar a mídia paga. 

 

Em outras palavras, isso envolve conhecer a persona do público-alvo para entender quais campanhas devem ser desenvolvidas para aumentar o engajamento. 

 

Por fim, o quinto passo é distribuir o orçamento entre os canais selecionados. Caso a sua empresa atue somente no mundo da internet, lembre-se de que o orçamento pode variar às vezes. 

 

Nessa fase, você também precisa se atentar no estilo de conteúdo a ser publicado para trabalhar o funil de vendas dos clientes, escolher as palavras-chave para aumentar o seu alcance, conhecer o público e direcioná-lo para uma campanha compatível com o seu perfil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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