A gestão de um negócio deve estar atenta a todas as ferramentas que podem ser úteis para otimizar os resultados desse empreendimento, como é o caso do funil de vendas, uma estratégia que permite a uma empresa saber o momento exato de falar com seu público.
Permitindo assim uma melhor relação com tal audiência, algo que a longo prazo pode trazer uma série de benefícios para tal empreendimento, ajudando então esse negócio a conquistar bons índices no mercado, e em certos casos até mesmo líder do seu setor.
Para todos esses objetivos é necessário contar com o apoio de um público, já que é exatamente a sua parcela de consumidores que será responsável pelo sucesso a ser alcançado por tal companhia, independente de qual seja o campo dessa empresa.
Isso porque tanto uma loja de doces como uma empresa de placas de sinalização de trânsito precisam contar com uma boa relação com o seu público para se obter um bom rendimento, sendo preciso saber como lidar com suas respectivas audiências.
Nesse sentido é importante conhecer a fundo o perfil do seus clientes, por mais variado que ele seja, para a partir disso trabalhar com estratégias específicas, como ações que falem com um público em particular, aumentando sua percepção sobre uma marca.
Além da mensagem a ser compartilhada, é importante também ter atenção aos canais escolhidos para espalhar tais conteúdos, optando por plataformas que contem com a atenção e consideração de um público, assim como ocorre com as redes sociais.
Como na escolha de um canal adequado para divulgar algum tipo de anúncio, tal como balões infláveis para propaganda, que dentro de uma loja podem ajudar a propagar algum tipo de produto, aumentando as suas chances de venda através de uma vitrine.
Para cada ação comercial é essencial definir qual é a posição do público sobre tal produto ou serviço, a conhecer ou não as ações dessa mercadoria, além de sua possibilidade de compra, para de fato garantir uma conversão nesse sentido.
Uma série de etapas que pode ser definida com o auxílio de um funil de vendas.
Qual a função desse funil para um negócio?
Entre as aplicações de grande importância para um negócio, é válido destacar as funções de um funil de vendas, uma ferramenta desenvolvida para otimizar a relação entre os comerciantes e o perfil de clientes aos quais eles estão dispostos a trabalhar juntos.
Com o auxílio desse modelo de funil, é possível distribuir conteúdos, trabalhar com anúncios, além de outras ações, tudo no momento correto, garantindo assim um melhor sucesso acerca de cada uma das atividades que podem estar sendo trabalhadas.
De acordo também com os propósitos de uma companhia, como um serviço de aluguel de impressoras multifuncionais que pretende ampliar o seu número de clientes, um restaurante que pretende se expandir para outras regiões, além de outras opções.
Sobre o funcionamento de um funil de vendas, conhecido também como sales pipeline, se trata de um sistema visual de organização como uma espécie de mapa, onde se define as etapas onde um grupo de clientes pode se encontrar dentro de uma jornada de compra.
Esse percurso comercial que pode ser divido entre as seguintes fases:
- Atração;
- Conversão;
- Nutrição;
- Venda.
Uma jornada na qual um potencial cliente passa a conhecer sobre os serviços de uma marca por meio de um anúncio compartilhado por essa empresa em canais de grande veiculação, tais como a televisão, jornais, revistas, e hoje com destaque para a internet.
Após esse contato inicial, cabe às empresas saber como trabalhar com esses leads, termo associado a um possível cliente de um negócio, através de uma comunicação mais direta, que aos poucos trabalhe com esse potencial de compra do cliente.
Por fim, é chegado o momento de realizar uma venda, no qual uma agência gráfica possa comercializar suas embalagens de papel cartão personalizadas depois de trabalhar sua relação com seu público-alvo nas etapas de venda anteriores.
Uma definição de estratégias que funcionam justamente como um funil, começando com um público amplo até se chegar a uma parcela que passou por essa peneira comercial, levando uma empresa a conhecer o tipo de público que de fato pode ser convertido em clientes.
Essas práticas podem ser organizadas entre as fases do topo, meio e fundo de funil, auxiliando uma companhia a saber como se conectar de maneira eficaz com o seu público, a ponto de ampliar o seu rendimento, fazendo com que essa empresa cresça.
Para cada etapa do funil é preciso trabalhar com um tipo específico de diálogo, alinhando a voz da empresa aos canais que podem ser mais úteis para cada fase dessa jornada de vendas. E entre os veículos ideais para o comércio se destaca o WhatsApp.
Como um funil pode auxiliar as vendas no WhatsApp?
O uso do WhatsApp como uma plataforma de vendas é algo cada vez mais comum no mercado hoje. Uma estratégia que começou com os pequenos comerciantes e com o tempo passou a ser otimizado pela própria plataforma de mensagens.
Oferecendo então para perfis variados de negócio, como um serviço de segurança para festas, a não só usar dessa plataforma como um canal de contato entre a empresa e o público, mas também como um serviço otimizado de vendas.
Uma relação que pode ser ainda melhor trabalhada a partir da aplicação de um funil de vendas, uma ferramenta que permite a uma empresa definir o momento adequado de encaminhar algum tipo de mensagem específica por meio do WhatsApp.
O que pode fazer com que tal companhia aumente o seu número de vendas, tudo a partir do uso deste aplicativo de mensagens. Mas para se chegar nesse nível de proveito é importante saber como estruturar tal funil, com foco nesse tipo de canal.
Algo a ser conquistado através das seguintes etapas:
Mapeamento da jornada de compras
Para que um cliente possa transitar por entre as etapas de compra, primeiro é preciso definir que fases de funil são essas. É responsabilidade da equipe de marketing de uma empresa fabricante de etiquetas, por exemplo, definir cada uma dessas etapas.
Observando tanto o comportamento do público, como também as ações que já são adotadas por uma empresa, e quais devem ser aplicadas.
Definição da passagem de etapas
É comum que exista um momento adequado para que um lead possa ser melhor nutrido, até ser convertido em um cliente para tal empresa. É importante definir qual instante é esse, para que através do WhatsApp seja possível modificar o estilo de contato.
Deixando de usar desse canal para compartilhar informações sobre um produto, para finalmente oferecer opções de venda através dessa plataforma.
Produção de conteúdos para cada etapa
Cada fase do funil de venda precisa estar acompanhada de um tipo adequado de conteúdo. Peças que permitam com que um público possa conhecer sobre as qualidades de uma empresa, considerar algum tipo de compra e por fim colocar em prática essa aquisição.
Para cada etapa, uma empresa que trabalha com comunicação visual em acrílico deve trabalhar com um tipo diferente de conteúdo, a auxiliando a alcançar seus objetivos traçados para essa fase de um funil de vendas.
Sejam esses conteúdos no formato de imagens, vídeos, textos ou até mesmo áudios, como é popular no WhatsApp.
Alinhamento de marketing e vendas
A definição e aplicação de um funil de vendas deve ser trabalhado tanto pelo marketing como pelo setor de vendas de uma empresa, para que, juntos, esses dois setores possam criar uma estratégia eficaz de contato e de vendas através desse canal de comunicação.
Dando liberdade para ambas as equipes, que juntas podem desenvolver melhores ações de contato através do uso do WhatsApp.
Estabelecimento de métricas
Outro ponto importante para a definição de um bom funil de vendas é a escolha das métricas que serão usadas tanto para acompanhar os resultados alcançados através do uso desse funil, quanto também dos índices que serão úteis para a separação dessas fases.
Um tipo de análise que pode ajudar quem comercializa brindes personalizados diferentes a estudar opções diversificadas de produtos, verificando a percepção do público sobre suas mercadorias através do WhatsApp, por ser um canal direto.
Junto a todas essas etapas é possível criar um funil otimizado de vendas com foco no WhatsApp. Por fim é importante destacar ao público a responsabilidade dessa companhia em relação a forma que o seu contato foi adquirido para não parecer um contato invasivo.
Dessa forma, é preciso adotar uma comunicação aberta e simpática que trabalhe com a confiança dessa audiência através de um contato que permita com que estratégias comerciais melhores possam ser operadas por essa empresa via WhatsApp.
Um canal de comunicação no qual é possível a uma companhia trabalhar com uma estratégia otimizada de vendas, começando pela forma com que essa conexão entre um negócio e o seu público é iniciada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.