Leads no Instagram: 7 estratégias

Como conseguir leads no Instagram: 7 estratégias

Como conseguir Leads no Instagram: 7 estratégias

Se sua empresa está no Instagram – e se ainda não está você realmente deveria considerar esta possibilidade -, é bem provável que você queira transformar seguidores e curtidas em negócios. Para muitos empresários, esta rede social não é a primeira alternativa para conseguir contatos de potenciais clientes, porém, com uma estratégia bem pensada, este pode ser um ótimo canal para esta missão. Por isso, hoje vamos explicar melhor como conseguir leads no Instagram de forma eficaz.

Por que captar leads no Instagram?

Você sabia que aproximadamente 80% das contas do Instagram seguem um algum perfil de negócios? Isso é um sinal de intenção que os profissionais de marketing podem explorar. Ainda melhor: 80% dos participantes da pesquisa do Facebook dizem que usam o Instagram para decidir se compram ou não algo.

Então podemos perceber uma oportunidade gigante de não apenas mostrar o seu negócio para o mundo, mas também converter os usuários da plataforma em possíveis clientes. Pra isso, continue lendo para saber como você pode usar os anúncios de leads do Instagram e outras táticas orgânicas para coletar mais leads na plataforma.

Como conseguir leads no Instagram

Siga as nossas dicas para conseguir mais contatos via Instagram:

1. Utilize anúncios de captação de leads

A primeira opção que apresentamos é um recurso muito assertivo de publicidade dentro da plataforma. Os anúncios de captação de leads no Instagram foram projetados para ajudar as empresas a coletar informações do cliente, como endereços de email, números de telefone, datas de nascimento e cargos. Esses anúncios podem ajudar as empresas a aprender mais sobre os clientes, melhorar as campanhas de marketing direto e muito mais.

Como conseguir leads no Instagram com anúncios

Para criar anúncios de captação de leads no Instagram, você precisará de uma conta comercial do Instagram. Isso significa também precisar de uma página no Facebook. Todos os anúncios do Instagram são criados no Gerenciador de anúncios do Facebook. Para criar um anúncio líder do Instagram, selecione Geração de leads como seu objetivo de marketing. O Facebook recomenda que você selecione posicionamentos automáticos para garantir que o custo por lead seja otimizado e reduzido ao mínimo.

Para garantir que seu anúncio seja exibido no Instagram, seu criativo deve seguir as especificações de anúncio do Instagram. Considere adicionar seções pré-preenchidas aos seus formulários, pois elas geralmente melhoram as taxas de conclusão. O Instagram pode preencher previamente o endereço de e-mail, o nome completo, o número de telefone e o sexo usando as informações das contas dos clientes.

As informações do cliente coletadas dos leads do Instagram podem ser usadas para ajustar sua estratégia de segmentação de anúncios do Instagram ou para configurar audiências semelhantes. Esses públicos ajudam a segmentar pessoas na plataforma com perfis semelhantes, permitindo aumentar a exposição e alcançar novos clientes em potencial.

Então se você está pensando em como conseguir leads no Instagram rapidamente, esta pode ser a melhor solução para você – e uma agência de marketing digital qualificada pode auxiliar o seu negócio a atingir seus objetivos.

2. Otimize os links da sua bio

O Instagram não é a melhor rede social para compartilhar links. Com o espaço limitado, é crucial usar o espaço do link em sua biografia em todo o seu potencial.

Seu link deve indicar aos clientes o objetivo que você deseja alcançar. Pode ser assinatura de boletim informativo, vendas de produtos ou uma pesquisa. Lembre-se, você pode alterar seu link quantas vezes quiser.

Aqui estão algumas dicas para otimizar os links de biografia do Instagram:

  • Mantenha o link curto e tente usar seu nome de marca nele.
  • Promova o link em suas postagens do Instagram com “Link na bio”.
  • Inclua parâmetros UTM no URL para tornar seu link rastreável.
  • Adicione uma frase de “isca” acima do link da biografia.

Veja aqui um exemplo de utilização destas estratégias, no perfil do Ballet BC:

Otimização de bio de instagram
Fonte da imagem: blog.hootsuite.com

3.  Crie uma landing page que convença e converta

Conseguiu atrair o possível lead? Ótimo! Agora você precisa de uma página de destino que não os faa se arrependerem da decisão de clicar.

Sua landing page deve criar uma experiência visual perfeita e ter um conteúdo que corresponda ao que as pessoas esperam encontrar. Qualquer que seja a promessa que sua call-to-action passa aos usários, sua página de destino deve ser cumprir com essa expectativa.

4. Use a função “Arraste para cima” nos stories

Outro lugar em que o Instagram permite que as pessoas incorporem links é o Instagram Stories. Se sua conta tiver mais de 10.000 seguidores, esse é um recurso que você deve usar para sua vantagem.

Seu perfil comercial ainda não chegou a essa quantidade de seguidores? Sem problemas: aqui temos várias dicas de como conseguir seguidores reais nas mídias sociais – vale a pena a leitura.

As histórias tendem a ser mais eficazes do que um link na bio, já que basta um toque para agir por impulso. Mas lembre-se:não faça alguém se arrepender do impulso. Também é necessária uma boa página de destino aqui, como vimos acima.

Como adicionar um link ao Instagram Stories:

  • No feed, deslize para a direita ou toque no ícone de adição na foto do seu perfil no canto superior esquerdo.
  • Capture ou envie seu conteúdo.
  • Clique no ícone da cadeia e adicione seu link.
  • Se o link permanecer on-line por tempo suficiente, considere adicionar a história aos seus destaques. Isso aumenta sua visibilidade e oferece aos revisores uma chance de revisitar.

5.  Trabalhe com conteúdos compráveis

Colocar tags em produtos no Instagram não é apenas uma boa maneira de aumentar as vendas. Mesmo que um clique não resulte em uma compra, você pode considerá-la um lead coletado – ou seja, um potencial cliente interessado. Além disso, você pode usar esse recurso para ver em quais produtos seu público está interessado ou segmentar anúncios para clientes que se envolveram.

Para criar postagens que podem ser compradas no Instagram, comece verificando se sua conta está qualificada. Você precisa ter um catálogo do Facebook, que você pode criar usando o Catalog Manager ou com um parceiro do Facebook. Após o seu catálogo ser conectado, você precisa se inscrever no Instagram Shopping. A partir daí, você pode começar a adicionar tags de produtos às suas postagens e stories.

6. Faça parcerias com influencers

Nós já falamos bastante sobre os influencers e micro-influencers por aqui. A parceria com estes profissionais pode ser uma estratégia eficaz para a nova geração de leads do Instagram.

Escolha um influenciador com forte afinidade com a marca, mas apenas sobreposição parcial de seguidores. Isso garantirá que sua parceria alcance novos possíveis seguidores e leads. Credibilidade também é importante. Se um influenciador tem a confiança de seus fãs, ele pode ter mais poder para influenciá-lo do que você – especialmente se você tem uma empresa jovem.

Com os testes em andamento, em breve os usuários do Instagram poderão comprar looks de influenciadores também.

Influenciadores digitais

7.  Promova um concurso ou sorteio

Uma maneira criativa quando estamos falando em como conseguir leads no Instagram é através de um concurso ou sorteio.

Peça aos seguidores para preencher uma pesquisa ou comentar uma postagem para ter a chance de ganhar um prêmio. Adicione uma regra de “marcar um amigo” ou faça parceria com um influenciador para ampliar o escopo do concurso e gerar mais leads.

Uma outra alternativa é considerar a criação de uma promoção exclusiva no Instagram. Com um tempo limitado de duração, com uma promoção apenas para Instagram você pode criar um senso de urgência e levar as pessoas a fazer compras”.

Conclusão sobre como conseguir leads no Instagram

Como podemos ver, existem diversas alternativas para quem está buscando converter seguidores em potenciais clientes de sua marca. Além destas e outras estratégias, é imprescindível, também, manter seu canal movimentado: poste frequentemente e regularmente. Uma última dica bônus sobre como conseguir leads no Instagram é uma bem simples, porém muito eficaz: utilize também sua criatividade! Pense em como o seu público-alvo se comporta e teste outras formas de interação.

O Instagram pode ser muito mais do que uma rede social voltada ao compartilhamento de imagens. Por isso, coloque-o em sua estratégia.

E, se precisar de uma força para fazer a gestão de seu canal, atrair leads ou iniciar campanhas, conte com a Green Digital!

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