INSTAGRAM : O caminho mais eficiente para começar seu negócio online HOJE

Se você sempre quis criar o seu próprio negócio online, saiba que esse é o melhor momento para fazer isso! As redes sociais proporcionaram uma grande democratização e qualquer um pode, com um investimento mínimo, descobrir como criar seu negócio online no Instagram e obter muito sucesso.

   E se você está pensando “vou ter muito trabalho para anunciar meu negócio online e fazê-lo crescer”, já te dizemos que esse pensamento não poderia estar mais errado! Montar um negócio online não apresenta mais dificuldade do que qualquer outro negócio. E ainda há mais vantagens, pois você tem custos menores para começar o seu negócio no Instagram e terá um alcance muito maior.

   Já faz alguns anos que o Instagram não é usado apenas para entretenimento e se tornou uma ferramenta prática para ajudar as empresas a se conectarem com seu público. São muitas as estratégias faladas, estudadas e desenvolvidas especialmente para o Instagram e que focam em auxiliar  o seu negócio online a vender mais, e essas estratégias já ganharam até um nome: social selling, técnica focada em encontrar seu público nas redes sociais, compreendê-lo, se conectar com ele, para daí sim entrar com sua oferta. 

  Nós vamos te ensinar o caminho mais eficiente para começar seu negócio online no Instagram e você não vai ter mais desculpas para não empreender hoje mesmo!

Crie uma conta específica para sua necessidade

   Assim como muitas outras plataformas, o Instagram já disponibiliza as versões profissionais dos perfis e você pode selecionar a que mais se adequa ao seu negócio. Se você vai lidar com vendas de produtos, consegue até mesmo colocar seu catálogo com preços e vender através do aplicativo.

   Além disso, você pode acompanhar os usuários que te seguem e analisar o melhor horário para publicar seu conteúdo. E você pode adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde os usuários têm acesso ao seu telefone, e-mail e endereço. E para isso, você tem que preencher todas as informações do perfil corretamente, colocando uma boa imagem de perfil com seu logo e uma descrição simples e direta do que você oferece. Isso facilita para os usuários que visualizaram poderem saber exatamente qual o seu tipo de negócio online.

Não ofereça apenas seu produto ou serviço

   As pessoas gostam de se engajar com histórias e adoram consumir conteúdos que as entretenham. Por isso, você deve transformar seu perfil em uma revista digital do seu produto ou serviço. Por exemplo, vamos supor que você seja um artesão e venda suas bolsas no Instagram. Além de falar sobre o seu produto especificamente, você pode tratar de assuntos relacionados à tendências, falar das suas inspirações, da sua matéria prima, do seu processo criativo e tudo que envolva o universo de produção daquele item. O seu objetivo, além de vender, é gerar engajamento no Instagram pois dessa forma mais pessoas passam a conhecer o seu negócio online. 

   Estratégias de conteúdo são o grande destaque quando falamos de redes sociais, pois elas atraem o público para o seu perfil e fazem com que consuma suas informações de forma voluntária. Então, abuse da criatividade e produza tipos variados de conteúdo, como alguns destes exemplos:

– Stories sobre o seu dia a dia

– Reels sobre o processo de produção/execução

– Posts com depoimentos de clientes

– Fotos com clientes usando o seu produto/serviço

– Posts informativos

Feche parcerias e espalhe sua palavra

   Outra boa maneira de divulgar seu negócio online é através de parcerias com influencers. Os influencers se tornam populares por terem uma grande quantidade de seguidores que guiam suas decisões de compra com base nas opiniões desse profissional. Sim, o influencer é um profissional que trabalha com sua própria imagem. 

   É como se você contratasse um artista ou uma celebridade para promover o seu produto. Mas, neste caso, você pode até mesmo trocar serviços ou produtos pela divulgação. Muitos influencers possuem uma equipe de comunicação que lida com as parcerias, então é interessante que você aprenda a identificar quais conversam com o público que você deseja atingir e os critérios para estabelecer uma relação de parceria com ele. 

   Além de utilizar um influencer, todas as vezes que você divulgar um conteúdo sobre seu negócio online não esqueça de utilizar muitas hashtags para ser encontrado! Crie uma hashtag que converse diretamente com seu negócio e peça para o influencer e seus clientes utilizarem quando fizerem postagens sobre seu produto.

E isso é apenas o começo!

 Criar seu negócio online é fácil e rápido, mas vai precisar de paciência e dedicação para fazê-lo crescer. E tudo vai depender de um bom relacionamento com o público certo. Com essa estratégia baseada em relações, se torna interessante o investimento em plataformas de CRM que ofereça uma integração com o Instagram, para manter os contatos e as vendas organizadas e não perder oportunidades de negócio. 

  Não é porque você tem um negócio online que ele demanda menos seriedade. Então, prepare-se adequadamente e se mantenha atualizado para que suas vendas se mantenham crescendo de forma sustentável e tragam os benefícios que você espera.

Guest Post da AmoCRM

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