Black Friday 2020

BLACK FRIDAY 2020: O QUE FAZER PARA VENDER MAIS NO SEU E-COMMERCE

Uma das datas mais esperadas do ano está chegando, no dia 27 de novembro acontece a Black Friday 2020.

Não só o público espera ansioso por esse dia, como também os comerciantes, que têm ótimas expectativas de vendas.

Para se ter uma ideia, a Black Friday 2020 só perde para o Natal.

Por exemplo, em 2019, em apenas 4 dias de campanha, o número de vendas digitais foi 23,6% maior que no ano anterior.

Por mais que o ano de 2020 tenha sofrido com crise financeira provocada pela pandemia do Corona Vírus, o que esperar da Black Friday 2020?

Leia esse post e saiba como se dará esse evento esse ano, diante do isolamento social e quais as novidades para esse ano.

Um pouco sobre a história da Black Friday

Antes de falarmos sobre estratégias de vendas e marketing digital para ter sucesso na Black Friday 2020, vamos falar como surgiu esse evento.

Com origem nos EUA, a Black Friday 2020 é uma campanha que foi realizada na última sexta-feira de novembro, depois do dia de Ação de Graças.

Com o objetivo de realizar as vendas, grandes varejistas e também as lojas online, proporcionam descontos de até 80%.

No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010, idealizada pelo site Busca Descontos, que juntou várias lojas com a intenção de oferecer promoções imperdíveis.

A partir de então, a cada edição, cresce o número de pessoas que esperam essa época para realizar suas compras.

Quais os itens mais procurados na Black Friday?

Segundo dados do site oficial da Black Friday Brasil os produtos preferidos pelos consumidores brasileiros são os smartphones e eletrodomésticos conforme relacionado:

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

No entanto, de acordo com o Promobit, que realiza a divulgação de cupons de descontos, existe uma divergência referente às promoções divulgadas pela Black Friday.

Pois, grande parte das ofertas são relacionadas itens de perfumaria, beleza, calçados, vestuário e games.

 Podemos dizer assim, que os lojistas não oferecem descontos surpreendentes para as categorias de maior interesse dos consumidores.

 Pensando nisso, pode ser esse o diferencial para o seu e-commerce.

Negociar com seus fornecedores para conseguir atender os desejos dos consumidores e também obter mais lucros, é a melhor saída para que sua loja seja diferenciada.

Aproveite a Black Friday para impulsionar as vendas da sua loja virtual seguindo as seguintes dicas

Realize uma pré-campanha

Ao realizar uma pré-campanha você pode antecipar algumas ofertas e ainda alcançar o reconhecimento do mercado.

Com isso, além de conferir mais visibilidade ao seu negócio, vai lhe render mais lucros, sendo uma alternativa eficiente para potencializar suas vendas na Black Friday 2020.

A fim de te ajudar a encontrar a melhor maneira de atrair clientes e fidelizar ainda mais os que já possui, seguem algumas ações que você pode adotar antes da Black Friday 2020:

  • Invista em pop-ups de entrada ou saída: Criar cupons com descontos atraentes para seus clientes é uma ótima forma de engajamento;
  • Ofereça frete grátis: se a sua empresa estipula um valor mínimo para a possibilidade de frete gratuito, ofereça por um tempo determinado a gratuidade do frete independentemente do valor;
  • Use as redes sociais para criar expectativa em seus clientes: essa ação vai aumentar a procura pelos produtos ofertados nas redes, antes mesmo da Black Friday 2020;
  • Faça uso do e-mail marketing: oferecer descontos pelo e-mail marketing para os aniversariantes do mês, para os clientes recorrentes, é uma ótima ideia;
  • Ofereça combos ou kits: Por exemplo, compre 2 e leve 1, essas ofertas em conjunto além de gerar compras coletivas, tendem a aumentar os lucros.

Analise os preços dos concorrentes antecipadamente

Não há como negar que um dos grandes atrativos da Black Friday são os preços baixos.

Para evitar que sua empresa tenha um preço muito discrepante dos seus concorrentes, faça uma prévia análise de mercado.

Assim, além de definir os preços, você terá tempo de pensar estratégias para suas vendas e não sofrer com possíveis prejuízos.

Da mesma forma que não é aconselhável vender seus produtos com valor acima da média  dos seus concorrentes, os valores muito abaixo podem te levar à grandes prejuízos.

Ou seja, proporcionar descontos reais aos clientes, será vantajoso tanto para ambas as partes

Muito importante reforçar o estoque na Black Friday

Impossível fazer a oferta de produtos na Black Friday2020 se o estoque não for reforçado.

Isso porque, se o objetivo dessa campanha é aumentar as vendas, os lojistas têm por obrigação disponibilizar os produtos, já que a procura tende a ser maior.

Fazer o mapeamento da saída de mercadorias é uma boa alternativa.

Para isso, o ideal é que se faça o seguinte questionamento: nesse momento, devo adquirir produtos novos ou fazer a queima de estoque?

De fato, os lojistas esperam esse momento para se livrar do estoque que tem maior dificuldade de saída.

No entanto, realizar a venda de produtos que sejam lançamentos com um bom desconto, pode melhorar o seu faturamento na Black Friday 2020.

Assim sendo, essas hipóteses devem ser avaliadas atentamente por cada gestor, para que seu planejamento financeiro não seja prejudicado.

Então, se chegou à conclusão de que deve reforçar seu estoque, precisa se certificar de duas coisas:

  • Primeiro, garantir que a compra dos produtos seja entregue em tempo hábil pelos fornecedores, assim não correrá o risco de receber os produtos depois;
  • Em segundo lugar, ter um bom espaço de armazenamento, já que seu estoque tende a ser maior nesse período.

Tenha uma boa estratégia de marketing digital

Assim como outras tarefas, o marketing digital deve ser planejado com antecedência para evitar possíveis erros.

Nessa vertente é possível utilizar as seguintes ferramentas para chegar em seu público alvo:

  • E-mail marketing: Utilize sua base de dados para informar que sua empresa participará da Black Friday e apresente quais principais produtos estarão em oferta;
  • Remarketing; por meio dessa ferramenta é possível fazer seus anúncios para aqueles usuários que já visitaram sua página anteriormente, sendo um ótimo método para a Black Friday;
  • Contato pelo WhatsApp: Se você já utiliza o WhatsApp para atender seus clientes, aproveite e crie um grupo em que serão apresentados em primeira mão as ofertas da Black Friday.

Antes de mais nada, é fundamental definir a verba que sua empresa está disposta a investir com o marketing digital para que tenha sucesso na Black Friday 2020.

Espera-se que nesse momento, já tenha escolhido quais as estratégias utilizar para atingir seu objetivo.

Não dá para deixar de lado as redes sociais, como Facebook e Instagram, que contam com milhares de usuários ávidos por novidades.

Com tantas opções para você divulgar sua empresa, para que tenha êxito na Black Friday 2020, pode começar a comemorar o sucesso de suas vendas.

Conclusão

Definitivamente, a chegada da Black Friday mexe com os ânimos de milhares de pessoas.

Da mesma forma que os consumidores aguardam esse momento para comprar produtos que fora dessa campanha não teriam condições de comprar.

Também os comerciantes e vendedores aproveitam a Black Friday para compensar os períodos de vendas em baixa.

Sendo assim, se você quer realizar muitas vendas na Black Friday, não perca mais tempo e comece a se preparar ainda hoje.

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