Automação de marketing digital

Automação de Marketing: O que é e Como Implementar?

Automação de Marketing: O que é e como Implementar?

Quando se fala em automação de marketing digital, na verdade não estamos falando de uma única estratégia. Se trata de um guarda-chuva de estratégias; quer dizer tudo aquilo que pode ser feito de forma automatizada, através de ferramentas, diminuindo o trabalho manual.

O Que É Automação de Marketing?

O marketing digital tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas. E por isso mesmo, pode gerar uma grande carga de trabalho. Imagine que você queira disparar um único e-mail marketing: é preciso definir o público a quem ele será enviado, criar conteúdo, preparar um CTA (como um newsletter no qual as pessoas possam se inscrever), enviar todos os e-mails, analisar os resultados da campanha, rever o calendário de envio… e isso é apenas para um e-mail marketing. Que se dirá de todo o trabalho necessário, por exemplo, para gestão de mídias sociais?

Felizmente, existem diversas ferramentas para automação de marketing. Elas realizam tarefas que podem ser automatizadas, como o envio de e-mails, liberando o time de marketing para se focar em tarefas mais sutis. Existem diversas ferramentas dentre as quais você pode escolher, para auxiliar com e-mail marketing, mídias sociais, geração de lead, e mais!

O Que Faz a Automação de Marketing?

Mil e uma coisas. Aqui estão alguns exemplos do que pode ser feito com automação, que não são, de modo algum, exaustivos:

Geração e Gerenciamento de Leads

Geração e gerenciamento de leads ocupam um lugar de destaque nas ferramentas de automação. Afinal,  firmar uma base sólida de leads é essencial, mas imagine quando isso acontece, quando você tem uma base já na casa dos milhares ou dezenas de milhares? As ferramentas de automação são de ajuda imensa nesse caso.

É possível empregar sua ajuda para criar CTAs, landing pages e thank-you pages, segmentar sua base de leads, e muito mais.

Mídias Sociais

Sua equipe de marketing com certeza é essencial para criação de conteúdo de qualidade; então para quê tomar o tempo deles com a tarefa muito mais mecânica de divulgação nas mídias, quando uma boa ferramenta de automação pode: agendar postagens, monitorar curtidas, comentários e compartilhamentos, monitorar os cliques atraídos através de diversas mídias sociais… etc.

E-mail Marketing

Falando em criação e distribuição de conteúdo, o e-mail marketing também é outra área excelente para uma ferramenta de automação. Bem configurada, ela pode realizar disparos em massa, mas com informações personalizadas, tais como nome do contato, nome da empresa, etc. Assim o e-mail tem um alcance amplo, mas com uma aparência mais pessoal, que é muito mais atraente para quem o recebe.

Como Implementar Automação de Marketing?

Como Implementar Automação de Marketing?

Pois bem, a ideia lhe parece interessante. Afinal, na era da tecnologia, quem não aproveita a automação de certos processos?  Mas como implementar essas estratégias para o seu marketing?

Defina seus Objetivos

Isso é verdade para qualquer estratégia de marketing, e aqui também: você começa pelo fim. Qual o objetivo da sua campanha? Aumentar as vendas? Em quantos por cento? Ou talvez construir sua reputação? Ou um certo número de assinaturas para o newsletter? Antes de usar qualquer ferramenta de automação de marketing, é preciso ter sua campanha bem pensada. Objetivos principalmente, mas também as métricas que serão utilizadas, o público-alvo, duração, etc.

Escolha a Ferramenta/Software Certo

Então você está com a campanha toda planejada; é hora de decidir qual ferramenta vai ser mais útil. Lembre-se que o objetivo da automação é liberar a equipe de tarefas operacionais, para que eles possam se concentrar na estratégia. Alguns critérios a se ter em mente na hora de escolher:

Funcionalidades: muitas ferramentas de automação de marketing tem um grande número de funcionalidades. Você provavelmente não vai usar todas (seja na campanha atual, ou no dia-a-dia da sua empresa). Nessa hora, é bom aproveitar de verdade os períodos de teste do software para ter certeza que ele pode fazer o que você precisa. Esse também é o momento de verificar a facilidade de uso; mesmo uma ferramenta com mil e uma funcionalidades não é muito útil se ninguém entender como ela funciona.

Integração: ferramentas de automação muitas vezes precisam ser integradas a outros softwares, especialmente aqueles fundamentais para sua empresa. Portanto, verifique primeiro se e como a ferramenta permite integrações com outras plataformas.

Métricas: imaginamos que já tenha definido as métricas que vai acompanhar na etapa de planejamento da sua estratégia; mas quais métricas a ferramenta disponibiliza? Ela pode criar gráficos e tabelas automaticamente? Cruzar dados com outras plataformas? Como esses dados são disponibilizados; em um formato fácil de editar ou arquivar? Tudo isso deve ser levado em conta, porque se for impossível avaliar o desempenho das ações que a ferramenta realiza, você não pode refinar sua estratégia.

Custos: e é claro, o custo deve ser levado em consideração. Algumas ferramentas cobram uma quantia fixa por suas funcionalidades e um valor variável em relação ao número de contatos armazenados, outras oferecem pacotes de acordo com o nível de uso, etc.

Em resumo; as possibilidades automação de marketing são muitas, desde que apoiadas por uma estratégia bem definida, e uma ferramenta que se encaixa às suas necessidades.

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