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As novidades de SEO para 2021 que você precisa saber

As novidades de SEO para 2021 que você precisa saber

Antes de sabermos as novidades de SEO para 2021, vamos contextualizar sobre SEO e SERPs.

O significado de SEO (Search Engine Optimization)  é o conjunto de estratégias que posiciona uma página a estar nos primeiros rankings nos resultados de  busca do Google. 

Também temos que conceituar o que é SERPs ( Search Engine Results Page) é a página de resultado da pesquisa ou seja quando você faz a busca no Google de algum assunto ele aparece diversos SERPs que contém os seguintes elementos ( o Título, descrições, a imagem, links, informações, vídeos, etc)

Para uma boa estratégia de SEO é necessário se colocar no lugar do usuário e se perguntar se o conteúdo é realmente valioso e confiável. Quais estratégias e táticas funcionarão e dominarão o SERPs em 2021? 

A Green preparou este artigo focando nas novidades que estão chegando:

Tendência # 1: Foco no usuário e mais intenção de pesquisa (SERPs)

Com o comportamento do usuário mudando a todo instante, os profissionais de SEO devem sempre estar atentos para realizarem as mudanças necessárias nas páginas, como a Meta Description para tornar o site mais atraente, avaliar a intenção do SERPs, otimizar o propósito da pesquisa através do BERT ( Bidirectional Encoder Representations from Transformers) , etc.

Dica: O Google Discovery será usado mais vezes. Ela é uma ferramenta orientada por inteligência artificial que identifica o conteúdo com mais precisão de interesse do usuário. O seu grande diferencial é que o usuário não precisará pesquisar o Google várias vezes, o Discovery dará todo o histórico de suas experiências personalizando-as.

Tendência # 2: Análise do cliente, retenção e valorização  

O SEO evoluiu! Não é somente direcionar o tráfego, mas agora a importância da análise de dados comportamentais para que possa fechar receita e demonstrar o ROI (Retorno sobre o Investimento). 

O Google para oferecer  uma maior satisfação instantânea dos usuários está focando em pesquisas mais comportamentais que podem revelar mais otimização e estratégias. Para isso é utilizado o Google Analytics , uma ferramenta gratuita que ajuda a rastrear, identificar fontes de referência, a rejeição, erros de respostas, etc.

Tendência # 3: Otimização SERP da Marca, Gráficos de Conhecimento e Dados e análises

O rastreamento de SERPs de marcas e painéis de conhecimento se tornará primordial. Os profissionais de marketing começarão a trabalhar na compreensão do Google sobre “quem você é, o que oferece e a que público alvo atender”. Algumas atividades para serem focadas são:

– garantir uma marcação completa e correta da organização,

– estabelecer uma presença em bases de conhecimento relevantes 

– utilizar o Google Meu Negócio para ter uma maior visibilidade na localização. O SEO local está tendo uma importância mais significativa devido ao aumento das pesquisas sem cliques. A consulta é efetuada pela própria SERP.

Tendência # 4: O essencial da Web e otimização da experiência da página

 Com a introdução do Core Web Vitals em 2020, as métricas de experiência da página não podem ser mais ignoradas. Você terá que verificar tudo desde a velocidade da página, compatibilidade com dispositivos móveis, otimização de imagem e protocolos de segurança.

O Google geralmente utiliza três principais:

1. First Input Delay (FID) – mede a velocidade na primeira interação do usuário para com sua primeira página. Esse processo leva até 100 ms.

2. Largest Contentful Paint (LCP) – mede a velocidade do maior elemento do seu site que pode ser imagem ou blog de texto. O ideal é em torno de 2,5 segundos.

3. Cumulative Layout Shift (CLS) – mede o comportamento dos elementos  dentro do seu site e a interferência no layout. O ideal é abaixo de 0,1.

Além disso, garanta que seu código esteja sendo carregado corretamente e siga boas práticas que o Google direciona. O Search Console é uma ferramenta do próprio Google que testa sua página em tempo real e mostra o que o buscador está enxergando.Observe como uma página faz o usuário se sentir e não apenas se a página é acessível e compreensível para um rastreador de mecanismos de pesquisa. 

Isso inclui um grande foco em:

– rapidez e suavidade no carregamento das páginas,

– quando as páginas se tornam responsivo às interações do usuário

– como um site é fácil de usar e navegar em dispositivos móveis,

– a segurança da conexão de um site à medida que os usuários navegam por ele.

Então para maximizar seus resultados de SEO em 2021, acompanhe o desempenho das suas páginas pelo Google Pagespeed Insights, ele terá noções precisas da rapidez, estabilidade e interatividade.

Tendência # 5: Todo SEO é móvel também

Garantir que seu site funcione bem de uma perspectiva móvel também deve continuar a ser um ponto focal, pois é onde a maioria das pesquisas está sendo conduzida. 

Que tipo de experiência seus usuários (UX- User Experience) têm ao acessar seu conteúdo e tentar encontrar respostas em seus dispositivos móveis? 

A melhor coisa que você pode fazer quando se trata de UX é pensar primeiro no usuário. Simplicidade em seu design é o ponto. Além disso, certifique-se de personalizar o conteúdo e os elementos do site com base no seu usuário.

 A ferramenta que pode ser utilizada é “Central da Pesquisa Google”,onde avalia a experiência das próprias páginas e sites e define a posição no ranking;

A tendência é que o Google começa a ignorar o seu site para o desktop e determinará mais seu móbile na classificação. É hora de revisar de perto suas páginas e ter certeza que são intuitivas e de fácil navegação  para seus usuários, e que seus conteúdos são necessários com imagens valiosas no mobile.

Tendência # 6: Mais automação com a ajuda da inteligência artificial

Em 2020, as tarefas de SEO (geração de dados estruturados, conteúdos de qualidade, etc) capazes de automatizar foram crescentes, agora será surreal.

Atualmente a qualidade e quantidade do conteúdo gerado pela IA ( inteligência Artificial está aumentando significativamente. O algoritmo do Google Rank Brain é relevante aos SERPS ( páginas de resultados de mecanismo de pesquisa) pois melhora o poder de ranqueamento e a qualidade.

A automação humanizada será o foco principal para evitar penalidades e permanecer competitivo sem perder a valorização da experiência dos usuários.

Tendência # 7: Alterações de layout e funcionalidade SERP

Haverá grandes mudanças em toda a forma como o conteúdo é visualizado e apresentado nos sites. Evite a poluição de anúncios.

Otimização de Fraggles (links direcionais que levam os usuários a partes específicas do conteúdo), são importantes porque melhoram a capacidade do Google de encontrar e levantar exatamente as informações que os usuários estão procurando.

Nesta mesma linha, o Google passou a focar nos resultados que estão no topo da primeira página e assim esses conteúdos devem responder ao usuário sem necessitar clicar em mais nada. É bem semelhante ao Feature Snippets (caixa de resposta que aparece antes da pesquisa da palavra chave). 

Conquistando o Feature Snippets, você consegue estar no topo da primeira página dos resultados. Concentre nas consultas baseadas em perguntas e palavras chaves.

Tendência # 8: Conteúdo de formato longo e com diretrizes EAT

Uma grande tendência que ajudará a superar seus concorrentes será a publicação consistente de conteúdo e formato mais longo que direciona para as diretrizes de EAT do Google Search Quality Evaluator Guidelines. (Expertise-  nível de conhecimento; Authoritativeness- autoridade e Trustworthiness- confiabilidade). O objetivo é que o usuário possa compartilhar seus conteúdos e manter o engajamento para que fique mais tempo no seu site.

Uma das dicas importantes é dividir seu conteúdo em seções de subtítulos H2 e H3 que facilitem o rastreamento. Eles são bem vistos nos dispositivos móveis. Coloque fontes simples e de fácil visibilidade. 

O Google quer especificar mais ainda os conteúdos de tal maneira em que ofereça uma resposta mais essencial, confiável e atual para seu usuário.

Dica: Crie pesquisas de busca que mapeie o consumidor, personalize seus conteúdos usando links respeitáveis, identifique o responsável pelos conteúdos, através da pesquisa use as informações para a criação dos conteúdos que se identifique na preferência dos usuários.

Tendência #9: Inclusão de Vídeos e suas otimizações

Incluir os vídeos ao seu site é uma maneira de atrair seu público e enriquecer o conteúdo. Os vídeos no Youtube tem destaque nos resultados orgânicos, o que é uma boa estratégia de multimídia para engajamento. Desde já faça a otimização do nome e a descrição do canal de vídeo. 

Tendência #10- Aumento da Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já não é uma novidade e tem avançado muito. O Assistente do Google, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon progrediram e estão cada vez mais no nosso cotidiano. Para a otimização no site a pesquisa de voz considera palavras-chaves mais longas, simples e naturais.

Conclusão

As Tendências de SEO estão aí e o mais fundamental é que você se adapte e especialize cada vez mais nas estratégias anteriores que continuam sendo importantes para obter seus objetivos. 

Os conteúdos originais e interessantes, os backlinks, as práticas de SEO on page, compartilhamento de redes sociais ainda continuarão em destaque. 

Nunca pare de avaliar, adotar e executar! As novidades de SEO 2021 irão te ajudar para seu sucesso.

Embora as habilidades e conhecimentos básicos ainda sejam importantes, é preciso ser flexível para se adaptar às mudanças rápidas. Pensar fora da caixa será mais importante do que nunca! 

Adote uma abordagem mais estratégica e combinada para entender o que está acontecendo no mercado, onde a demanda mudou e continua mudando em tempo real. Faça uma abordagem consultiva para verificar como os fatores econômicos, sociológicos e psicológicos afetam e em seguida observe a compreensão do comportamento e da intenção do consumidor aos poucos. Ao ficar por dentro desses detalhes, você sabe onde tem sucesso e, o que é igualmente importante.

A Green Digital oferece o serviço de otimização de SEO do seu site. Para acompanhar mais informações, acesse nosso site.

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