tendência SEO 2021

As novidades de SEO para 2021 que você precisa saber

Antes de sabermos as novidades de SEO para 2021, vamos contextualizar sobre SEO e SERPs.

O significado de SEO (Search Engine Optimization)  é o conjunto de estratégias que posiciona uma página a estar nos primeiros rankings nos resultados de  busca do Google. 

Também temos que conceituar o que é SERPs ( Search Engine Results Page) é a página de resultado da pesquisa ou seja quando você faz a busca no Google de algum assunto ele aparece diversos SERPs que contém os seguintes elementos ( o Título, descrições, a imagem, links, informações, vídeos, etc)

Para uma boa estratégia de SEO é necessário se colocar no lugar do usuário e se perguntar se o conteúdo é realmente valioso e confiável. Quais estratégias e táticas funcionarão e dominarão o SERPs em 2021? 

A Green preparou este artigo focando nas novidades que estão chegando:

Tendência # 1: Foco no usuário e mais intenção de pesquisa (SERPs)

Com o comportamento do usuário mudando a todo instante, os profissionais de SEO devem sempre estar atentos para realizarem as mudanças necessárias nas páginas, como a Meta Description para tornar o site mais atraente, avaliar a intenção do SERPs, otimizar o propósito da pesquisa através do BERT ( Bidirectional Encoder Representations from Transformers) , etc.

Dica: O Google Discovery será usado mais vezes. Ela é uma ferramenta orientada por inteligência artificial que identifica o conteúdo com mais precisão de interesse do usuário. O seu grande diferencial é que o usuário não precisará pesquisar o Google várias vezes, o Discovery dará todo o histórico de suas experiências personalizando-as.

Tendência # 2: Análise do cliente, retenção e valorização  

O SEO evoluiu! Não é somente direcionar o tráfego, mas agora a importância da análise de dados comportamentais para que possa fechar receita e demonstrar o ROI (Retorno sobre o Investimento). 

O Google para oferecer  uma maior satisfação instantânea dos usuários está focando em pesquisas mais comportamentais que podem revelar mais otimização e estratégias. Para isso é utilizado o Google Analytics , uma ferramenta gratuita que ajuda a rastrear, identificar fontes de referência, a rejeição, erros de respostas, etc.

Tendência # 3: Otimização SERP da Marca, Gráficos de Conhecimento e Dados e análises

O rastreamento de SERPs de marcas e painéis de conhecimento se tornará primordial. Os profissionais de marketing começarão a trabalhar na compreensão do Google sobre “quem você é, o que oferece e a que público alvo atender”. Algumas atividades para serem focadas são:

– garantir uma marcação completa e correta da organização,

– estabelecer uma presença em bases de conhecimento relevantes 

– utilizar o Google Meu Negócio para ter uma maior visibilidade na localização. O SEO local está tendo uma importância mais significativa devido ao aumento das pesquisas sem cliques. A consulta é efetuada pela própria SERP.

Tendência # 4: O essencial da Web e otimização da experiência da página

 Com a introdução do Core Web Vitals em 2020, as métricas de experiência da página não podem ser mais ignoradas. Você terá que verificar tudo desde a velocidade da página, compatibilidade com dispositivos móveis, otimização de imagem e protocolos de segurança.

O Google geralmente utiliza três principais:

1. First Input Delay (FID) – mede a velocidade na primeira interação do usuário para com sua primeira página. Esse processo leva até 100 ms.

2. Largest Contentful Paint (LCP) – mede a velocidade do maior elemento do seu site que pode ser imagem ou blog de texto. O ideal é em torno de 2,5 segundos.

3. Cumulative Layout Shift (CLS) – mede o comportamento dos elementos  dentro do seu site e a interferência no layout. O ideal é abaixo de 0,1.

Além disso, garanta que seu código esteja sendo carregado corretamente e siga boas práticas que o Google direciona. O Search Console é uma ferramenta do próprio Google que testa sua página em tempo real e mostra o que o buscador está enxergando.Observe como uma página faz o usuário se sentir e não apenas se a página é acessível e compreensível para um rastreador de mecanismos de pesquisa. 

Isso inclui um grande foco em:

– rapidez e suavidade no carregamento das páginas,

– quando as páginas se tornam responsivo às interações do usuário

– como um site é fácil de usar e navegar em dispositivos móveis,

– a segurança da conexão de um site à medida que os usuários navegam por ele.

Então para maximizar seus resultados de SEO em 2021, acompanhe o desempenho das suas páginas pelo Google Pagespeed Insights, ele terá noções precisas da rapidez, estabilidade e interatividade.

Tendência # 5: Todo SEO é móvel também

Garantir que seu site funcione bem de uma perspectiva móvel também deve continuar a ser um ponto focal, pois é onde a maioria das pesquisas está sendo conduzida. 

Que tipo de experiência seus usuários (UX- User Experience) têm ao acessar seu conteúdo e tentar encontrar respostas em seus dispositivos móveis? 

A melhor coisa que você pode fazer quando se trata de UX é pensar primeiro no usuário. Simplicidade em seu design é o ponto. Além disso, certifique-se de personalizar o conteúdo e os elementos do site com base no seu usuário.

 A ferramenta que pode ser utilizada é “Central da Pesquisa Google”,onde avalia a experiência das próprias páginas e sites e define a posição no ranking;

A tendência é que o Google começa a ignorar o seu site para o desktop e determinará mais seu móbile na classificação. É hora de revisar de perto suas páginas e ter certeza que são intuitivas e de fácil navegação  para seus usuários, e que seus conteúdos são necessários com imagens valiosas no mobile.

Tendência # 6: Mais automação com a ajuda da inteligência artificial

Em 2020, as tarefas de SEO (geração de dados estruturados, conteúdos de qualidade, etc) capazes de automatizar foram crescentes, agora será surreal.

Atualmente a qualidade e quantidade do conteúdo gerado pela IA ( inteligência Artificial está aumentando significativamente. O algoritmo do Google Rank Brain é relevante aos SERPS ( páginas de resultados de mecanismo de pesquisa) pois melhora o poder de ranqueamento e a qualidade.

A automação humanizada será o foco principal para evitar penalidades e permanecer competitivo sem perder a valorização da experiência dos usuários.

Tendência # 7: Alterações de layout e funcionalidade SERP

Haverá grandes mudanças em toda a forma como o conteúdo é visualizado e apresentado nos sites. Evite a poluição de anúncios.

Otimização de Fraggles (links direcionais que levam os usuários a partes específicas do conteúdo), são importantes porque melhoram a capacidade do Google de encontrar e levantar exatamente as informações que os usuários estão procurando.

Nesta mesma linha, o Google passou a focar nos resultados que estão no topo da primeira página e assim esses conteúdos devem responder ao usuário sem necessitar clicar em mais nada. É bem semelhante ao Feature Snippets (caixa de resposta que aparece antes da pesquisa da palavra chave). 

Conquistando o Feature Snippets, você consegue estar no topo da primeira página dos resultados. Concentre nas consultas baseadas em perguntas e palavras chaves.

Tendência # 8: Conteúdo de formato longo e com diretrizes EAT

Uma grande tendência que ajudará a superar seus concorrentes será a publicação consistente de conteúdo e formato mais longo que direciona para as diretrizes de EAT do Google Search Quality Evaluator Guidelines. (Expertise-  nível de conhecimento; Authoritativeness- autoridade e Trustworthiness- confiabilidade). O objetivo é que o usuário possa compartilhar seus conteúdos e manter o engajamento para que fique mais tempo no seu site.

Uma das dicas importantes é dividir seu conteúdo em seções de subtítulos H2 e H3 que facilitem o rastreamento. Eles são bem vistos nos dispositivos móveis. Coloque fontes simples e de fácil visibilidade. 

O Google quer especificar mais ainda os conteúdos de tal maneira em que ofereça uma resposta mais essencial, confiável e atual para seu usuário.

Dica: Crie pesquisas de busca que mapeie o consumidor, personalize seus conteúdos usando links respeitáveis, identifique o responsável pelos conteúdos, através da pesquisa use as informações para a criação dos conteúdos que se identifique na preferência dos usuários.

Tendência #9: Inclusão de Vídeos e suas otimizações

Incluir os vídeos ao seu site é uma maneira de atrair seu público e enriquecer o conteúdo. Os vídeos no Youtube tem destaque nos resultados orgânicos, o que é uma boa estratégia de multimídia para engajamento. Desde já faça a otimização do nome e a descrição do canal de vídeo. 

Tendência #10- Aumento da Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já não é uma novidade e tem avançado muito. O Assistente do Google, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon progrediram e estão cada vez mais no nosso cotidiano. Para a otimização no site a pesquisa de voz considera palavras-chaves mais longas, simples e naturais.

Conclusão

As Tendências de SEO estão aí e o mais fundamental é que você se adapte e especialize cada vez mais nas estratégias anteriores que continuam sendo importantes para obter seus objetivos. 

Os conteúdos originais e interessantes, os backlinks, as práticas de SEO on page, compartilhamento de redes sociais ainda continuarão em destaque. 

Nunca pare de avaliar, adotar e executar! As novidades de SEO 2021 irão te ajudar para seu sucesso.

Embora as habilidades e conhecimentos básicos ainda sejam importantes, é preciso ser flexível para se adaptar às mudanças rápidas. Pensar fora da caixa será mais importante do que nunca! 

Adote uma abordagem mais estratégica e combinada para entender o que está acontecendo no mercado, onde a demanda mudou e continua mudando em tempo real. Faça uma abordagem consultiva para verificar como os fatores econômicos, sociológicos e psicológicos afetam e em seguida observe a compreensão do comportamento e da intenção do consumidor aos poucos. Ao ficar por dentro desses detalhes, você sabe onde tem sucesso e, o que é igualmente importante.

A Green Digital oferece o serviço de otimização de SEO do seu site. Para acompanhar mais informações, acesse nosso site.

Leia também:https://blog.greendigital.com.br/como-funciona-a-otimizacao-de-imagem-para-um-bom-seo/