Aprenda qual a diferença entre estratégia e tática no marketing digital

Destacar-se no meio digital nem sempre é uma tarefa fácil, e saber desenvolver o seu negócio com uma estratégia e tática que faça sentido com a essência da sua empresa e que ainda seja funcional demandará bastante tempo e investimento.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje te contextualizará sobre o que é estratégia e o que é tática no meio digital, exemplificando algumas das mais utilizadas e como podem impactar na rotina do seu negócio.

Provavelmente você já ouviu a frase “chegar ao sucesso é fácil, difícil é mantê-lo” e, quando pensamos no mundo de negócios, ela se torna completamente verdade. Já é difícil conseguir clientes, porém, fidelizá-los pode ser um grande desafio.

Desde uma grande empresa logística até uma empresa de construção e reforma, o marketing digital cresce a cada dia que passa, e a sua organização deve estar pronta para se adaptar a ele e conseguir aumentar seu alcance e relevância no meio digital.

Ademais, o mundo está cada vez mais competitivo e, dependendo do ramo de atuação da sua empresa, ela pode se dar muito bem ou simplesmente ser apagada e engolida pelas grandes corporações, caso não consiga ganhar o seu espaço.

Para que isso não aconteça, é necessário usar um conjunto de estratégias e táticas de negócio e marketing para se destacar no meio utilizando software de inteligência artificial, novos métodos de vendas e até as redes sociais para alcançar mais público.

Inclusive, o público é bombardeado de propagandas e marketing o tempo inteiro por causa da internet, portanto, é muito mais difícil conseguir a atenção deles. Além disso, da mesma forma que eles se interessam por algo, eles esquecem.

Dessa forma, é essencial que o seu negócio saiba qual a diferença entre estratégia e tática no marketing digital para criar campanhas mais efetivas e conseguir promover suas vendas, sejam de balões para decoração de eventos ou de outros itens.

Sendo assim, para ficar por dentro de como fazer isso de maneira efetiva, confira os tópicos a seguir, onde o assunto será aprofundado e devidamente explicado.

Estratégia X Tática: qual a diferença?

Primeiramente é importante entender a diferença entre ambos os termos, bem como saber diferenciá-los para não causar confusões na hora de desenvolvê-los e utilizá-los, além de fazer uso de forma benéfica para a sua empresa.

Ambos os conceitos estão diretamente ligados e têm origem militar, quando soldados e generais utilizavam dos termos para direcionar e posicionar suas tropas, conquistar territórios e defender suas terras dos inimigos. 

Mesmo que o ambiente tenha mudado e tais termos sejam utilizados, até mesmo, para desenvolver empresas de locação de impressoras em SP, os seus conceitos continuam sendo os mesmos.

A estratégia é algo um pouco mais abstrato e a longo prazo, é um objetivo no qual são necessárias diversas ações e uma certa quantidade de sucessos para que seja atingido. Ou seja, ela é uma junção de métodos e táticas que juntos levam à sua meta.

E, assim como mencionado, as táticas são as ações e métodos que juntas levam e chegam a um objetivo traçado. Em outras palavras, estratégia é a junção de táticas, e a tática é um conjunto de ações que formam a estratégia.

Quando pensamos no marketing digital e como os termos podem afetar o seu negócio de, por exemplo, controle de acesso digital, podemos pensar que as estratégias são mais rígidas e devem ser seguidas, enquanto as táticas podem ser flexíveis e mutáveis.

Inclusive, pode-se destacar alguns elementos necessários para o desenvolvimento de ambas que são:

  • Tempo de aplicação;
  • Ramo de atuação;
  • Recursos utilizados;
  • Diversidade de métodos.

Os elementos acima são essenciais para que qualquer estratégia ou tática funcione o melhor possível e, quanto mais alinhados e harmonizados entre si, maior a probabilidade de funcionamento. 

Para facilitar, veja alguns exemplos práticos

Agora que já ficou entendido o que é estratégia e o que é tática, fica muito mais fácil aplicá-las em seu negócio de uniformes personalizados para empresas. Porém, é essencial que tenha alguns exemplos práticos para entender melhor o seu funcionamento.

Sendo assim, os tópicos abaixo serão divididos em estratégias e táticas no meio digital, fazendo com que a pesquisa auxilie na aplicação desse tipo de método em sua empresa.

Estratégias: Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma de estratégias mais funcionais, e que até hoje continua impactando o meio digital, principalmente por causa da internet e com a força e influência que as redes sociais causam nas pessoas.

É uma estratégia que, a longo prazo, tem como objetivo gerar interesse nos seguidores através de conteúdo informativo e de qualidade, fazendo com que seu público procure a empresa, e não o contrário, além de poder utilizar diversas mídias para isso.

A maior vantagem é que pode ser aplicado em qualquer nicho de empresa, desde as que trabalham com games, até mesmo as que utilizam displays personalizados. Basta criatividade, adaptação e constância, além de um árduo trabalho de todos os envolvidos.

Estratégias: SEO

Outra estratégia de marketing digital é a utilização do SEO, termo inglês que significa Search Engine Optimization, que em uma tradução literal seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca. Trata-se da utilização dos algoritmos do Google a favor do seu negócio.

Quanto mais perto o seu site, blog ou página estiver da primeira página do Google quando usuários forem pesquisar sobre produtos ou sua empresa, melhor. Isso gera mais confiança por parte dos leads e faz com que sua organização seja mais facilmente encontrada.

Para isso, é necessário um longo trabalho na utilização de conteúdo de qualidade e relevante, links bons e frutíferos, além de seguir fielmente as diretrizes do Google. Inclusive, isso faz muita diferença quando colocado no papel.

Táticas: campanha de branding

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das táticas mais utilizadas no mercado e que pode ser aplicada também ao seu projeto de controle de acesso. O branding marketing tem o objetivo de aumentar a relevância e agregar valor a sua marca.

Todo esse esforço e investimento deve ser permanente e, por isso, diversas campanhas são feitas utilizando as redes sociais para alavancar o público e fazer com que conheçam o trabalho desenvolvido pelo seu negócio.

Com isso, pode-se dizer que é um conjunto de ações que levam ao objetivo de aumentar a relevância e autoridade da marca, e, como discutido e exemplificado ao longo do texto, táticas são diversas ações que, juntas, levam a um objetivo e criam a estratégia.

Táticas: Social Media Marketing

Outra tática que pode ser aproveitada ao máximo e possui muita influência nos dias de hoje é a Social Media Marketing, que de forma simples e direta, é a utilização de canais de comunicação social, como as redes sociais, como ferramenta de negócios.

Através dela fica muito mais simples de criar e alcançar um maior público para a sua marca, aumentar o engajamento deles e monitorar o quão relevante o conteúdo postado está sendo para a vida e rotina de seus seguidores.

Inclusive, através dessa interação, é possível moldar e adaptar tanto a linguagem da empresa quanto o que é desenvolvido por ela, tendo um feedback quase que imediato.

Observações adicionais

Tudo que foi aprofundado e mencionado até o momento agrega muito valor à marca e prova que o meio digital chegou para ficar e que a sua influência vai muito além do que se imaginava, afinal, a internet é o que move o mundo atualmente.

Porém, é importante pesquisar bastante antes de tomar qualquer atitude referente aos exemplos dados, e até mesmo em outros encontrados. Não é porque funcionou na empresa X que terá o mesmo efeito na empresa Y.

Portanto, é importantíssimo adaptar o conteúdo à realidade do seu negócio e entender o que melhor funciona para ele e o que não é tão interessante. As variáveis são diversas e analisar cada situação pode ser a diferença em uma aplicação de sucesso ou uma falha.

Considerações finais

Com o texto de hoje, ficou muito mais simples compreender a real diferença entre estratégias e táticas no marketing digital, como diferenciá-las e como elas podem ser muito impactantes no dia a dia de qualquer negócio que as utilize.

Muito da forma como elas podem ser utilizadas pode depender do nicho de atuação da sua empresa, porte, investimento de tempo e capital, tamanho da concorrência, modelo de negócio, forma de negociar, entre muitas outras variáveis.

Portanto, conhecer bem a sua marca e entender as suas necessidades é essencial para que o seu negócio se desenvolva e que os meios utilizados e orientados ao longo do texto façam alguma diferença real na rotina e na realidade de sua organização.

Basta agora analisar a situação atual da sua empresa e, a partir disso, aplicar as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto e começar um longo e árduo trabalho, mas que, no fim, vale muito a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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