Aprenda a transformar seguidores em clientes no Instagram

O marketing de mídia social é uma das melhores maneiras de interagir com seu público sem incomodá-lo e ainda conseguir clientes fiéis a sua marca.

Dentre as diversas Redes Sociais, o Instagram tem sido uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos, e tem se mostrado uma excelente opção para empresas que buscam se conectar com seu público-alvo de forma online.

Neste artigo daremos algumas dicas  práticas  para te ajudar a transformar os seus seguidores em clientes qualificados.

O que é importante fazer para transformar seguidores em clientes

A grande maioria das marcas, utilizam seus perfis nas redes sociais sem nenhuma estratégia, focando apenas em números de seguidores e likes, se esquecendo de interagir com seu público e construir relacionamentos de longo prazo através de conteúdos inteligentes com uma abordagem mais humanizada.

Umas das frases mais utilizadas pelos especialistas em redes sociais é que “seguidores não pagam boleto”, e para que você aprenda a utilizar corretamente a favor da sua empresa, a Green Digital preparou algumas dicas para te ajudar a fazer da sua rede social uma ferramenta para atração de clientes! 

Confira cinco etapas que vão te ajudar a transformar os seus seguidores em clientes.

1. DIVULGUE A MENSAGEM DA SUA MARCA

O perfil do seu Instagram é o seu cartão de visita e a sua vitrine online permitindo que seus potenciais clientes conheçam um pouco mais sobre a sua empresa e consumam os seus conteúdos. ,

É essencial que você apresente a sua marca para o seu público, deixando as pessoas entenderem qual é o seu produto ou serviço e como a sua empresa pode ajudá-los a resolver seus problemas.

O primeiro passo é preencher as informações da biografia do seu perfil, na descrição você precisa explicar de forma estratégica e objetiva em 150 caracteres sobre sua empresa, é importante também adicionar os links do seu site, de como o seu cliente entra em contato com sua empresa e sua localização. 

Tenha certeza de que seus seguidores sabem desde o início o que eles ganham se decidirem seguir sua página.

2. ENVOLVA OS SEGUIDORES

Diariamente as pessoas são bombardeadas com muita informação e conteúdo através do mundo online, dessa forma, você tem  que produzir conteúdos ricos e de qualidade para atrair a atenção delas.

Você precisa garantir que o perfil da sua empresa tenha conteúdo que seja interessante para manter os visitantes envolvidos com a sua marca.

Faça postagens no feed com legendas e imagens que chamem atenção; use e abuse do stories, do reels, faça lives de assuntos pontuais e estratégicos aproveitando todos recursos que o Instagram oferece..

Além disso, as pessoas usam o Instagram para entretenimento e encontrar informações úteis, então pense nas possíveis dores e problemas que seus visitantes podem ter e crie conteúdos que podem fornecer a eles uma solução prática para esse problema.

O Instagram é uma rede social de entretenimento, por isso é extremamente importante que sua empresa crie conteúdos que chamem atenção e que resolvam os problemas que eles possuem através dos seus produtos/ serviços. 

3. FACILITE O PROCESSO DE COMPRA

O Instagram é  mais uma opção para vender seu produto ou serviço se utilizar as estratégias corretas. Os clientes valorizam o tempo deles e prezam por praticidade, quanto mais fácil for o processo de compra, mais chances você terá de aumentar as vendas.

Existem várias maneiras de vender seu produto dentro do aplicativo:

  • Anúncios utilize as opções disponíveis de anúncios, impulsionamento, envolvimento, conversão, dentre outras existentes para dar mais visibilidade para seus produtos. 
  • Postagens para comprar: ao publicar seu produto e listar os seus benefícios, não se esqueça de tornar este post comprável, ou seja, adicionar informações sobre os produtos ou serviço que você vende. Pois, isso ajuda na tomada de decisão do seu cliente. Links nos stories: utilize a opção do “arrasta pra cima” disponível nos stories, ela permite você adicionar um link direcionado para o seu site ou para o seu canal de atendimento no whatsapp, tornando o processo de compra mais rápido e com mais informações referente ao seu produto e serviço. 
  • Destaques: Os seus destaques devem reunir as informações mais importantes e objetivas sobre sua empresa. 

O Instagram está sempre atualizando para melhorar a usabilidade da plataforma, por isso é de extrema importância acompanhar as novas atualizações para aplicar para o seu negócio. 

4. MOSTRE E FALE SOBRE O SEU PRODUTO OU O SEU SERVIÇO

Se você quer vender seu produto ou serviço, explique aos seus seguidores como eles podem se beneficiar com o que você vende. Por exemplo, você pode postar instruções ou tutoriais sobre o seu produto ou serviço, fazer sorteios e  enviar brindes ou fazer ofertas exclusivas. 

Essa estratégia é uma ótima maneira de fidelizar clientes ajudando a aumentar o envolvimento e construir fidelidade à marca convertendo os seguidores em clientes.

Com uma estratégia bem elaborada e que faça sentido para a sua marca, contrate influenciadores que combinem com a ideia da sua marca. Esta é mais uma maneira  de alcançar seu público e transmitir a mensagem de sua empresa.

5. MANTENHA UM RELACIONAMENTO COM OS SEGUIDORES

Seu seguidores são pessoas reais, por isso é necessário que sua marca dê atenção a eles através da interação, respondendo os comentários e os directs. Estas ações tornam a visibilidade do seu perfil mais humanizada para as métricas do instagram, que avalia as interações das marcas com os seguidores. 

Como fazer isso? 

  • Aprecie os esforços de seus clientes quando eles se envolvem com os seus conteúdos (curta e responda os comentários  na sua página);
  • Faça os seus seguidores se sentirem valorizados (crie enquetes; caixinhas de perguntas e respostas e envolva-os na criação dos seus conteúdos; ou algum produto ou serviço; peça a opinião dos seus seguidores);
  • lide com comentários negativos (rastrear menções à marca e tentar encontrar soluções é essencial para não acabar com a reputação do seu negócio);

Se você conseguir manter um ótimo relacionamento com os seus seguidores, é muito provável que consiga ganhar a confiança deles e essa experiência positiva do cliente pode ajudá-los durante a tomada de decisões de compra.

Considerações finais…

O Instagram é uma plataforma de entretenimento que permite que as pessoas utilizem de forma pessoal e profissional.  Possibilitando as marcas a exibirem seus produtos ou serviços e se conectarem com os consumidores de uma forma divertida e criativa.

Também é uma ferramenta muito valiosa para construir relacionamentos de longo prazo com seus seguidores. Fazer conteúdos interessantes e eficazes ajudará o seu cliente a desenvolver um interesse pelo que você faz e vende.

Embora, hoje seja mais fácil impulsionar as vendas através de canais de mídia social como o Instagram, você precisa descobrir o que motiva seus seguidores e despertar o interesse deles.

Se você deseja transformar seus seguidores em clientes, coloque as necessidades deles em primeiro lugar.

A Green Digital é especialista em redes sociais e tem as estratégias certas para que sua empresa se torne uma referência no Instagram! Entre em contato com um de nossos especialistas. 

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