A Proporção Áurea No Design: Saiba Por Que É Importante

Você sabe o que nosso DNA e O Sacramento da Última Ceia, de Salvador Dali, têm em comum com marcas como a Pepsi? Eles são exemplos da proporção áurea no design. A proporção áurea é uma proporção matemática que pode ser usada para criar resultados visualmente agradáveis. E não é apenas uma questão de resultados criados pelo homem – a proporção áurea pode ser encontrada em toda a natureza e até mesmo no corpo humano.

Quando você usa a proporção áurea no design, resulta em composições que são naturalmente agradáveis ao olho humano. Exatamente como você deseja que seu público-alvo se sinta em relação à sua marca. E é por isso que vamos fazer um mergulho profundo na proporção áurea do design neste blog.

The Parthenon, one of Greece’s ancient ruins, is an example of the golden ratio in architecture.

Qual é exatamente a proporção áurea?

Diz-se que duas quantidades formam a proporção áurea, se sua proporção for igual à proporção de sua soma, para a maior quantidade das duas. Muito complicado? Dê uma olhada na figura abaixo que o simplifica.

A proporção áurea também é conhecida como proporção divina, Phi, e por alguns outros nomes. Séculos atrás, várias almas observadoras e curiosas começaram a observar os padrões surpreendentes que ocorriam na natureza ao seu redor. Os arranjos de folhas nas plantas, os padrões nas pétalas de uma flor, como as barcets de uma pinha são arranjadas tão perfeitamente e até mesmo as escamas em um abacaxi. Eles notaram que todos eles tinham exatamente o mesmo padrão. O referido padrão vai como 1,2,3,5,8,13,21,34 e assim por diante.

O padrão ficou conhecido como sequência de Fibonacci. Quando você começa a calcular a proporção de um número de Fibonacci com o número anterior, a resposta que você sempre obterá é 1,61803. Este, por sua vez, é arredondado para 3 casas decimais para obter a proporção áurea. Como era agradável ao olho humano, naturalmente, essa proporção foi incorporada a muitos tipos diferentes de obras de arte. Tudo, desde a Mona Lisa a esculturas, fotografia e arquitetura, tornou-se exemplos da proporção áurea do design.

Alguns outros exemplos da proporção áurea podem ser encontrados em furacões, conchas de caracol, o rosto humano (aqueles que se alinham mais próximo com a proporção são considerados os mais bonitos), A Criação de Adão de Michelangelo e até mesmo nos padrões em flores pétalas.

A importância da proporção áurea no design

É importante considerar a proporção áurea ao criar materiais de marketing, cartões de visita, capas de revistas, sites e até pôsteres, apenas para citar alguns. Vamos dar uma olhada em como você pode usá-lo no design de forma eficaz.

Usando a proporção áurea no design
Formas que carregam a proporção áurea

The shapes that align with the golden ratio have had the word golden added as a signifier. They are golden rectangles, golden circles, golden spirals, and golden triangles. When brought together correctly, these shapes can make design elements that cannot be ignored. 

A proporção áurea na tipografia

Quando qualquer design é criado com texto, você deve sempre pensar na hierarquia da tipografia. É uma prática recomendada em design. E, para isso, você pode usar a proporção áurea para orientá-lo sobre como dimensionar sua (s) fonte (s).

Digamos, por exemplo, que você precisa descobrir a hierarquia de seu texto mais importante (A), seu texto um tanto importante (B) e seu texto não muito importante (C). Se o menor tamanho de fonte for 10 px, você pode multiplicar por 1,618 para obter um guia aproximado para os tamanhos de fonte que precisarão ser maiores.

A proporção áurea na composição de imagens

Para fazer seus designs rapidamente, sem sacrificar a qualidade, peça ao seu designer para sobrepor seu design com a espiral dourada. Eles então serão capazes de ver o posicionamento exato dos vários elementos e decidir se eles realmente se unem em harmonia. Os pontos focais de um design também podem ser trabalhados usando a espiral dourada. Isso significa que usar a proporção áurea no design pode ajudá-lo a descobrir como posicionar um título para que ele receba mais atenção, por exemplo. Se o design precisar de mais energia, essa técnica também pode ajudar a ver quais elementos precisam ser deslocados.

A proporção áurea em logotipos 

Um logotipo bem pensado é muito importante para sua marca. Quando bem feito, ele se torna o elemento mais facilmente identificado em sua marca. E desempenha um papel importante em mantê-lo na mente do seu público-alvo. É por isso que a proporção áurea não deve ser ignorada no design do logotipo. Isso ajudará a chamar a atenção dos clientes em um instante e também os ajudará a se conectar com sua marca.

Algumas das maiores e mais bem-sucedidas marcas do mundo, como Pepsi, Twitter e Apple, na verdade, têm seus logotipos alinhados à proporção áurea. Quando um logotipo está sendo desenhado, os designers podem até pensar na sequência de Fibonacci como uma série de círculos. Os círculos podem ser reorganizados para formar a grade como a base do design do logotipo. Isso é o que foi mostrado no exemplo acima, onde você pode ver como o logotipo foi colocado nos círculos.

A proporção áurea na escolha de layouts

Encaixar vários elementos diferentes em um design, de uma maneira que pareça coesa, é uma tarefa difícil. Especialmente quando se trata de páginas de destino ou de seu website. A proporção áurea, entretanto, pode ajudar a salvar o dia! Ele pode ser usado para decidir as dimensões que são necessárias em um layout e onde cada um dos elementos envolvidos será colocado. Uma maneira muito fácil de começar seria definir as dimensões de acordo com 1: 1.618 desde o início. E então usar essa estrutura daqui para frente. Esta seria a abordagem mais prática, onde você pode usar a largura básica de 960 pixels e depois dividi-la por 1,618. A resposta que você obterá aqui será o auge do design.

A proporção áurea e o conteúdo na web

A proporção áurea também pode ser usada para determinar como as colunas de texto são organizadas. Embora você possa ter um texto mínimo em suas páginas de destino, isso será útil para seus sites. Por exemplo, uma página com uma coluna estreita de texto à direita e um bloco de texto mais largo à esquerda não atrai apenas a atenção do visualizador. Ele também destaca as informações mais importantes. Para um site com largura de pixel de 960, isso significa que a coluna da direita deve ter 367 pixels de largura e a coluna da esquerda deve ter 593 pixels.

Seu layout pode não permitir uma proporção áurea exata, mas contanto que você chegue o mais próximo possível da proporção 1: 1,61, você colherá os benefícios de incorporar a proporção áurea.

O outro benefício dessa estratégia é que ajuda os leitores a navegar pelos diferentes tipos de conteúdo que você inclui (por exemplo, vídeo, fotográfico e conteúdo baseado em texto). E é por isso que você encontrará exemplos desse layout em muitos sites populares (por exemplo, Fast Company, BuzzFeed).

Espaçando seus elementos com a proporção áurea

A importância do espaço em branco ou negativo é algo que enfatizamos, em todos os nossos blogs de design. Ele permite que os elementos em um design respirem e não pareçam confusos. Dito isso, também sabemos que nem sempre é fácil descobrir como fazer. Descobrir onde e como deixar esse espaço negativo pode ser complicado.

Se você usar a proporção áurea, com certeza terá um bom ponto de partida. E uma vez que tentar descobrir isso sem ter um ponto de referência pode ser muito demorado, vamos evitar isso a todo custo. Basta dar uma olhada no exemplo acima. Você pode ver como os quadrados são usados para decidir onde deve haver espaço negativo.

Usando a proporção áurea para cortar imagens

Uma das maneiras mais simples de incorporar a proporção áurea em seus designs é cortar as imagens de acordo com ela. Você não precisa fazer isso para todas as imagens que tiver, mas se sentir que uma imagem específica é importante e precisa ser destacada, pergunte ao seu projeto se ele pode cortá-la em um retângulo dourado. Você também pode implementar essa técnica ao tirar fotos. A espiral dourada pode ser usada como um guia de como a imagem é composta.

Uma das maneiras mais simples de incorporar a proporção áurea em seus designs é cortar as imagens de acordo com ela. Você não precisa fazer isso para todas as imagens que tiver, mas se sentir que uma imagem específica é importante e precisa ser destacada, pergunte ao seu projeto se ele pode cortá-la em um retângulo dourado. Você também pode implementar essa técnica ao tirar fotos. A espiral dourada pode ser usada como um guia de como a imagem é composta.

Qual é a regra dos terços?

Este princípio é semelhante à proporção áurea e mais fácil de implementar. Embora isso signifique que seus resultados não serão tão precisos quanto a proporção e agradáveis à vista. A regra dos terços envolve uma grade que possui nove partes. Cada parte terá o mesmo tamanho de acordo com a regra. Nós o encorajamos a se concentrar na interseção das linhas ou ao longo das próprias linhas. Isso lhe dará o resultado de ter uma fotografia ou desenho equilibrado.

No caso da fotografia, se você colocar papel quadriculado sobre o visor, verá como os objetos que está fotografando se alinham com os retângulos e quadrados da página. Essas interseções são o que servirão de orientação sobre onde você deve posicionar os elementos primários e secundários de interesse na fotografia.

Existem também algumas exceções à regra. Por exemplo, se você estiver tirando fotos diretamente da cabeça, é melhor centralizar o rosto na tela e esquecer as linhas de grade.

Os designs de proporção áurea e capa de revista

As capas de revistas são um ótimo exemplo da eficácia da proporção áurea no design. Basta verificar a capa da revista Complex acima, que apresenta Solange Knowles. Este projeto usa a proporção áurea para determinar a proporção de espaços positivos e negativos corretamente. Podemos ver isso na forma como o topo do nariz e quase a testa estão inclinados para cima. E como seu nariz e olhos estão alinhados. O resultado é uma imagem equilibrada e naturalmente mais atraente ao olho humano. Como as capas das revistas são o que atrairão os leitores a comprarem a edição, é muito importante incluir a proporção áurea nos designs. E você pode comparar isso a qualquer número de materiais de marketing que atuam como seus pontos de contato iniciais com seu público.

Ferramentas que podem ajudá-lo a usar a proporção áurea no design

Acostumar-se a implementar a regra da proporção áurea em projetos pode ser um desafio no início. Portanto, aqui estão algumas ferramentas que podem ser úteis quando você pensa em fazer seus projetos.

PhiMatrix 

Este é um software de sobreposição que funciona bem em conjunto com a ferramenta de edição que seu designer está usando. Não é um plug-in e é mais um modelo digital transparente, que pode ser colocado em cima do design que está sendo feito. Ele funciona bem com Windows e Mac, bem como com uma grande variedade de aplicativos.

GRT Calculator 

GRT Calculatore ajudará a decidir o tamanho da fonte e largura do conteúdo facilmente. Ele dá ao designer a capacidade de experimentar diferentes versões de fontes na tela.

Focus

Se você deseja que um design seja feito em um WordPress, o Focus é a ferramenta ideal. Este é um tema WP totalmente focado na proporção áurea. Ele também tem muitos outros recursos indispensáveis para o site moderno ideal.

Phi Calculator 

Este é um widget incrível do Mac que ajudará os designers, se eles se sentirem confortáveis o suficiente para calcular a proporção. Permite o cálculo do Phi. E fornecerá as informações necessárias sobre a orientação e o formato das caixas.

Golden Mean Calipers

Quer um design feito em papel ou tela e ainda quer a proporção áurea usada? Esta ferramenta pode ajudá-lo a fazer isso. É usado em todo o mundo por artistas e designers para obter o traço perfeito de equilíbrio artístico. E ajuda especialmente com qualquer composição do corpo humano.

Uma palavra final sobre a proporção áurea no design

Há uma grande razão pela qual a proporção áurea é tão importante para o design. Realmente revela o lado esteticamente mais atraente de qualquer elemento ou composição. A proporção áurea também está em toda parte ao seu redor. Está até nas linhas das palmas das mãos! Você não precisa usar a proporção áurea em cada projeto que deseja realizar. Às vezes, suas necessidades particulares, o formato e / ou todos os elementos que você precisa incluir simplesmente não permitem isso.

Mas incorporá-lo sempre que possível é uma forma garantida de atrair a atenção do cliente. As mudanças resultantes serão bastante sutis, mas levarão um design de ‘meh’ a ‘incrível!’ Afinal, a Mona Lisa nunca perdeu seu apelo, certo?

Menu