9 Dicas De Design Gráfico Para Redes Sociais

Sabemos que um conteúdo relevante é importante para seu negócio mas como convencer sua audiência de ler o que você tem a dizer?

De acordo com o site Statista, mais de 2.62 bilhões de pessoas usam as redes socais.

Então há uma grande chance que seu publico alvo esteja em alguma rede social (ou até duas).

Com todos esses clientes em potencial usando as mídias digitais, ter um design que se destaque é essencial para o reconhecimento do seu negócio.

Veja as 9 dicas de design gráfico para redes sociais feitas pela nossa equipe de designers na Green Digital para saber como chamar a atenção de sua audiência.

DICA #1: Tenha um objetivo claro

dicas de design gráfico - objetivo claro


Ter um objetivo claro quanto ao design gráfico que você vai usar nas redes sociais é como construir uma casa com uma planta de construção.

O objetivo do seu design vai apontar a direção de todo o processo criativo.

As redes sociais estão cheias de concorrentes que fazem conteúdos relevantes, então é importante ter um design diferenciado para que você consiga chamar a atenção do seu publico.

Para criar sua estratégia , responda as seguintes perguntas:

  • Quem é meu publico alvo para este design? Quem é minha persona?
  • Em qual rede social meu cliente ideal se encontra?
  • Qual é o tipo de dispositivo que meu publico alvo utiliza para acessar as redes sociais? (Computador, laptop, celular)
  • Qual é a mensagem que quero transmitir através do meu design?
  • Qual é o tipo de emoção que quero causar nos meus seguidores?
  • Qual é a ação que eu espero deles depois de verem meu design?

DICA #2: As dimensões importam

dicas de design gráfico - objetivo

Todas as redes sociais precisam de imagens com diferentes dimensões e diferentes tipos de imagens (Imagem carrossel, gifs).

Identifique a plataforma que você vai compartilhar seu design antes de começar a criação.

Você terá que redimensionar a sua imagem para atender as especificações de cada plataforma que você pretende compartilhar seu design gráfico.

Pode parecer chato, mas uma breve verificação pode fazer diferença na hora de entregar uma boa experiência.

As redes sociais estão constantemente mudando as medidas dos gráficos então é melhor se familiarizar com as especificações da plataforma que você está usando.

A melhor forma de saber quais são as especificações e dimensões de uma plataforma é ir direto na fonte.

O Facebook tem o Facebook Ads Guide  que destaca todos os tipos e medidas das imagens que a plataforma usa.

Dica #3: Sua mensagem tem que ser vista

dicas de design gráfico - mensagem


A maioria das pessoas acessa as redes sociais para se distrair por alguns minutos.

Use imagens – como fotos e ilustrações detalhadas – com o mínimo de texto para chamar a atenção e poder transmitir sua mensagem de forma clara e rápida.

Escolha imagens que destaquem a emoção que você quer criar na sua audiência. Você pode ter uma imagem que foque na dor ou na solução para aquela dor.

O mais simples é aguçar a curiosidade para que o leitor clique e leia seu conteúdo.

Não importa qual é o tipo de mensagem que você quer passar através do seu design gráfico, a informação deve ser clara com um excelente conteúdo visual.

Dica #4: Considere o contraste

O equilíbrio das cores pode fazer seu design gráfico ter vida nas redes sociais. Combine cores de contraste que façam seu design ser destacado.

Use cores que tenham contraste (verifique a paleta de cores e tenha ideias de combinação de cores) para fazer com que seu design gráfico seja de parar o trânsito.

Dica #5: Estude a Identidade Visual do seu negocio

Quando você leva em consideração a identidade visual da sua empresa antes de começar a escolher os elementos do seu design, você garantirá que seu seguidor tenha uma excelente experiência.

Ter um branding bem estruturado vai te ajudar a estudar a identidade visual da sua marca.

Dica #6: Mantenha a simplicidade

A dica que sempre levamos em consideração na Green Digital é a simplicidade. 

Ter uma tela tão pequena para trabalhar (em comparação com obras maiores, como e-books e designs de panfletos) causa superlotação rapidamente.

Evite superlotar seu gráfico de mídia social:

• Utilizando gráficos e ilustrações grandes e atraentes

• Limitar a fonte a 2 opções de fonte (uma para o cabeçalho / título e outra para o corpo do texto)

• Mantendo 2 a 3 cores que tenham contraste entre si (ou “complementares”)

• Usar espaço em branco para contrastar com um elemento ousado e colorido no design

Esteja atento a todos os elementos de design que você escolher e certifique-se de que cada um reflita a mensagem que você está tentando transmitir.

Saiba o momento certo de parar o mouse.

DICA #7: Seja autentico


Construir consistência de marca é importante, mas às vezes você tem que quebrar algumas regras para ser notado pelo seu público.

A única maneira de descobrir o que realmente fará seu público parar no meio da rolagem para realizar a ação desejada é testando diferentes designs gráficos de mídia social para ver o que realmente funciona.

Teste novas técnicas de design para descobrir o que faz seu público clicar (você pode se surpreender com o que eles gostam …).

Use texturas ou padrões para adicionar um contraste interessante às imagens do produto.

Isso funciona especialmente bem em plataformas de comércio eletrônico que possuem linhas de “listagens” como Etsy.

Dica #8: Foque no que é importante


Você sabia que o olho humano leva apenas 50 milissegundos para formar uma opinião sobre um visual?

Com apenas 0,05 segundos para passar sua mensagem, seu design gráfico de mídia social deve se concentrar no que é importante.

Crie uma hierarquia visual para fazer o texto do título se destacar do texto do corpo.

Faça seu leitor FOCO NO QUE É IMPORTANTE em seguida, adicione outras informações em fontes menores.

Enfatize sua mensagem, concentrando-se nas frases mais significativas.

O texto do título deve ter o maior tamanho (ou espessura da fonte), seguido de legendas ou texto em ordem decrescente de importância.

Destaque a palavra que leva o público a realizar uma ação desejada, como “COMECE UM AVALIAÇÃO GRATUITA”, “GANHE ATÉ 50% DE DESCONTO” ou “BAIXE O EBOOK”.

Dica #9: Busque inspirações

A melhor maneira de encontrar inspiração gráfica é navegar pelas tendências de design atuais na plataforma que você está utilizando.

Reserve algum tempo para olhar as redes sociais dos principais negócios ou influenciadores em seu setor e anote os elementos de que você gostou.

Alguns dos melhores gráficos de mídia social vêm de uma mistura de várias técnicas de design, portanto, não tenha medo de se aventurar em novas plataformas para se inspirar.

Se você estiver criando um gráfico de saúde para o Instagram, é provável que encontre uma grande inspiração pesquisando saúde no Pinterest, Facebook ou até mesmo no Google Images.

Temos certeza que seguindo as dicas de design gráfico para Redes Sociais, você conseguira agradar seu publico alvo.

Como podemos te ajudar

A Green Digital tem uma equipe de designers prontos para te atender e acima de tudo, te ajudar a ter o destaque que você merece nas Redes Sociais.

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