brainstorming

5 passos para desenvolver um brainstorming eficiente

Se você trabalha com comunicação, com certeza já ouviu falar em reuniões de brainstorming ou, em bom português, “tempestade de ideias”.

Essa técnica é aplicada em agências e grandes marcas como um estímulo à potencialidade criativa de um indivíduo ou grupo, visando resolver problemas e conflitos ou desenvolver novos projetos, campanhas ou produtos.

A ideia do brainstorming é jogar à mesa aquilo que vier a cabeça, sem filtros. Uma junção de ideias, visões e experiências em busca de um objetivo em comum.

Por que fazer o brainstorming?

Um brainstorming bem feito pode trazer soluções simples ou revolucionárias para uma empresa. Além disso, os funcionários irão se sentir valorizados quando tiverem suas ideias ouvidas e discutidas.

É uma prática que com certeza trará benefícios nas práticas externas também nas relações internas do ambiente de trabalho, pois estimula a criatividade, o espírito de coletividade e inovação.

Mas como fazer um brainstorming eficiente na sua empresa?

Separamos aqui 5 passos para aplicar com sucesso a técnica do brainstorming:

Identifique o problema

É preciso que a equipe tenha em mente com clareza o que precisa ser resolvido, assim não haverá desperdício de energia ou ideias aleatórias.

O ideal é existir um material de introdução ao assunto para ser distribuído para os integrantes, com o problema a ser resolvido, suas causas e efeitos.

Equipe realizando brainstorming

Defina os participantes, tempo e lugar

Convide pessoas de diferentes áreas da empresa, para que se tenha perspectivas diferentes na resolução do projeto ou problema. Escolha aqueles que tem mais familiaridade com o problema ou proposta.

Um grupo de 5 a no máximo 10 pessoas é o ideal para que se tenha uma boa experiência sem tirar o foco dos participantes. Defina um horário de início e horário final. A duração não deve exceder 90 minutos.

O lugar deve ser arejado, iluminado e confortável para todos os participantes. Não esquecer de deixar água e café à disposição.

Exposição democrática de ideias

A reunião deve começar com uma introdução do gestor sobre o projeto ou problema a ser resolvido. O ideal é que se defina um tempo inicial para cada um expor suas ideias, por exemplo de 5 a 10 minutos. Alguns podem ser mais rápidos e está tudo bem, cada um no seu ritmo! Todos devem ter seu momento para falar, evitando interrupções.

O espaço para dúvidas e discussões não é agora.

Coleta e seleção de ideias

Todos os participantes devem anotar o possível surgimento de novas ideias durante a reunião. O legal é que todas essas anotações sejam feitas em um local visível para todo o grupo, para se acumular o máximo de ideias possíveis e evitar ideias duplicadas. Pode ser um cartaz no meio da mesa, post-its, ou um quadro grande.

Tenha certeza de que todos os participantes estão tendo a mesma oportunidade de falar ou escrever durante a reunião.

Ao final do brainstorming, está na hora de analisar e selecionar as ideias propostas. Você pode até previamente escolher um número de ideias que será acatado. Lembre-se: todas as opiniões devem ser valorizadas. Se forem descartadas, explicar o porquê da ideia não ser tão viável no momento ou no contexto. Importante ouvir a pessoa que deu as sugestões mais duvidosas para entender o lado dela e ela não se sentir desdenhada.

Importante: não é uma eleição para escolher a melhor ideia, mas um debate sobre aquilo que foi proposto durante o brainstorming.

Definição

A definição pode ser feita na mesma reunião ou em outra conversa após o brainstorming. Nesse momento, será apresentado as ideias que se destacaram e o porquê delas terem sido escolhidas de maneira mais aprofundada.

Deixe de lado as ideias que foram descartadas e não há necessidade de comentá-las. Assim você evita inibir a participação das pessoas em futuras reuniões.

Pós brainstorming: e agora?

Depois do processo de brainstorming finalizado, chegou a hora de implementar as ideias! Isso vai depender da dinâmica de cada empresa e deve acontecer de maneira natural.

Toda implementação leva tempo. Então é preciso paciência e respeito com os profissionais envolvidos.

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