5 Estratégias de Link Building que você não conhece e que funcionam em 2021

O mercado digital vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, especialmente no início de 2020, com a quarentena ocasionada pela pandemia de COVID-19.

Dentre as mais diversas áreas que compõem o Marketing Digital, uma delas também ganhou bastante visibilidade pelas empresas e também por profissionais autônomos, como afiliados digitais.

Essa área foi o SEO ou otimização para motores de busca, que consiste em usar técnicas para melhorar o posicionamento de páginas no Google. Ainda dentro do SEO, temos o Link Building, que hoje é reconhecidamente o fator número 1 de ranqueamento no Google.

Porém, pouco se fala e se conhece ainda sobre essas estratégias de construção de Link. 

Então, neste artigo separamos algumas técnicas que são pouco conhecidas e que podem te auxiliar na sua estratégia de Link Building.

  • Técnica do Tapa Buracos

A lógica de funcionamento dessa técnica é bem simples. Em SEO, você provavelmente deve saber que páginas com erro 404 são péssimas para o usuário e também para o SEO do site.

Na técnica do tapa buracos, nós analisamos o site dos nossos concorrentes com o intuito de identificar páginas do sites deles que estão com esse erro e que recebem uma boa quantidade de Backlinks.

A partir daí, produzimos esse conteúdo similar ou melhor e depois entramos em contato com estes Webmasters, em que explicamos que ele está linkando para uma página que não existe mais e que isso prejudica o leitor dele.

Vamos entender um pouco mais dessa técnica na prática. Para este exemplo, vamos utilizar  como exemplo o domínio isaeloliveira.com.br. Trata-se de um domínio que fala principalmente sobre Marketing Digital e Marketing de Afiliados.

 

  1. Através da SEMrush, conseguimos notar quais são os principais orgânicos desse site:

 

Apesar de não mostrar na imagem acima, alguns dos concorrentes deste site também podem ser:

  • rock content
  • resultados digitais

Agora que descobrimos quais são esses domínios concorrentes, chegou a hora de analisar essas oportunidades de erros 404 pelo Ahrefs. O Ahrefs hoje é a ferramenta mais precisa quando o assunto é backlinks.

2. Acesse a ferramenta do Ahrefs:

Logo no início da ferramenta, digite o nome de cada um dos domínios. Novamente, para este exemplo, iremos mostrar as oportunidades vindo do site da rockcontent.

3 Após pesquisar o domínio, vá em “O melhor por links”. Você provavelmente irá se deparar com uma tela similar a da imagem abaixo:

Agora, basta ir em “HTTP Code” e selecionar a opção “404 not found”.

Pronto! O Ahrefs irá listar todas as páginas com erro 404 que aquele domínio selecionado possui. 

Importante reforçar que nem todas essas páginas serão oportunidades para criarmos conteúdo. É necessário analisar cada uma em particular e entender se podemos aplicar essa técnica.

Como é possível observar, separei 4 conteúdos que possuem uma boa quantidade de backlinks e que poderíamos criar, para depois entrar em contato com o Webmaster que está apontando para essa página com erro.

Agora que você já identificou as oportunidades e depois criou o conteúdo, chegou a hora de entrar em contato com o Webmaster.

Esse contato, na grande maioria das vezes, será por email. Seu objetivo vai ser, basicamente, mostrar pra ele que essa linkagem que ele está fazendo está prejudicando o leitor e que você possui um conteúdo similar para substituir.

Exemplo de Outreach (EMAIL):

Título: Dica rápida sobre o [NOME DO SITE DELE]

Olá, tudo bem?

Eu estava pesquisando sobre [ASSUNTO] e encontrei seu site, achei muito bom. Parabéns!

Notei que seu post [TÍTULO DO ARTIGO] possui um link quebrado, e resolvi te mandar esta mensagem para avisar.

O link quebrado é do dominiox.com. Se você tiver interesse, acredito que este link possa substituir ele e ainda seja bastante relevante para seus visitantes:

[URL DA SUA PÁGINA]

De qualquer forma, espero ter ajudado. E parabéns novamente pelo site!

Abraços,

[SEU NOME]

Interessante essa técnica, não é mesmo?

  • Técnica de Curadora de Links

Hoje, existem muitos sites que fazem curadoria de links. 

Isso dá uma ótima oportunidade para você realizar um trabalho de Link Building e obter alguns bons links para o seu site.

Nessa técnica, alguns Webmaster criam postagens no próprio site deles com o seguinte padrão: 

 

  • “melhores sites de tal coisa”
  • “melhores produtos de beleza”
  • “melhores blogs de viagem”
  • “melhores blogs de marketing” e por aí vai.

 

A ideia é você entender a lógica e aplicar para o seu nicho. 

Agora, vamos considerar que você tem um blog que fala sobre viagem. Você é alguém que sempre gostou muito de viajar e, com isso, quis criar um blog para começar a dar dicas de viagem.

Agora que você descobriu a técnica de curadoria de links, pode utilizá-la para conseguir bons links para o seu site.

A partir daí, basta você ir entrando em cada um dos resultados e ir pedindo para os webmasters inserirem também o seu blog.

Exemplo de Outreach (EMAIL):

 

Assunto: Sobre seu site ❤️

Olá [NOME], tudo bem?

Eu estava buscando sobre [TOPICO] esta manhã, e encontrei uma página muito boa no seu site com vários links: [URL-DA-LISTA]

A listagem me ajudou muito, obrigado por compartilhar!

Recentemente eu publiquei um conteúdo parecido e gostaria de te mostrar:

[URL]

Se você quiser adicionar ele também na sua lista, acho que poderia ser bastante útil para seus leitores.

De qualquer forma, agradeço novamente pelo ótimo trabalho!

Um abraço,

[SEU-NOME]

 

  • Fórmula do Concurso Isca

 

Todas as pessoas gostam de reconhecimento pelo trabalho dela. Isso é um fato inegável.

A técnica do Concurso-Isca vai listar os tops sites e/ou pessoas em um nicho.

As pessoas listadas vão querer compartilhar o “concurso” com os seus seguidores.

Exemplo:

“Concurso dos 100 Mais Desejados Blogs de Viagens do Brasil”

“Prêmio dos 50 e-commerces mais inovadores de 2017”

“As 50 Blogueiras mais inspiradoras da Moda Brasileira

 

-> O concurso deve seguir o estilo “Todos são vencedores”

-> Mas é importante colocar os de maior autoridade no início

 

  • Quanto maior a lista, mais links você pode conseguir
  • Se 10% linkar de volta

 

Ou seja, a pessoa que você listou no “concurso” vai querer compartilhar essa publicação no blog dela e, muito provavelmente, vai linkar para o seu conteúdo. 

Esse é o grande benefício deste tipo de técnica de Link Building. O fato de ser bastante escalável e também o fato de ser uma estratégia bem fora da curva, que poucas pessoas fazem.

 

  • Atualização de Conteúdo

 

Esse tipo de técnica é relativamente simples.

A ideia é você buscar conteúdos sobre o seu tema ou nicho postados entre 1 a 3 anos atrás.

Você deve acessar  um por um e pesquisar se existe algo ultrapassado/desatualizado.

Entrar em contato com o dono do site, oferecendo uma atualização.

Se ele aceitar, criar o conteúdo, incluindo seu link de forma sutil.

Obs: Neste caso, precisa ser conteúdos que não são evergreen, ou seja, que “perdem” valor após o tempo.

Exemplo conteúdo evergreen: As 5 cidades mais antigas de São Paulo

Exemplo conteúdo não evergreen: As 5 cidades mais caras para morar em SP no ano de 2021

Exemplo de Outreach (EMAIL):

Assunto: Pergunta sobre [NOME DO SITE DELE]

Olá,

Eu estava pesquisando sobre [TEMA] e encontrei seu site.

Mesmo tendo sido publicado há [X] anos, o post ainda é bastante relevante, parabéns!

Se você tiver interesse, criei recentemente um conteúdo ainda mais atualizado sobre o assunto que deve ser bastante útil pros seus leitores. Posso te mandar se você quiser dar uma olhada, e fique à vontade em incluir ele no seu post como atualização se desejar.

Espero poder ajudar da mesma forma que você me ajudou! 🙂

Abraços,

[SEU NOME]

  • Receita do Tempero Especial

Essa é uma técnica simples, mas que pode melhorar ainda mais um artigo que já seja quase perfeito e, consequentemente, pode te gerar links.

Primeiro, você vai identificar as melhores páginas de alguém que você acha que poderia linkar para o seu site ou que já linkou alguma vez.

Isso pode ser feito de 3 formas:

1) Acessando o site do criador de link, e procurando por um menu com “Posts Mais Populares” ou “Artigos mais lidos”

2) Usando a função “Top Pages” ou “Keyword Explorer” do Ahrefs

3) Usando a ferramenta BuzzSumo para encontrar artigos com vários compartilhamentos sociais

Depois de encontrado um artigo bem escrito e popular, você vai oferecer um “tempero especial” ao dono do site que o escreveu.

A dúvida é: “o que eu posso oferecer, sendo que o artigo já é excelente?”

Algumas opções são:

– Um vídeo explicativo sobre o tópico (como no caso de um artigo tutorial)

– Imagens em alta resolução que você possa ter (como em um blog de viagens)

– Conteúdo em áudio (como uma entrevista sobre o tema)

– Tradução em outra língua (no caso de sites estrangeiros)

– Planilhas adicionais (como em sites de finanças)

Enfim, a lista de temperos especiais pode ser imensa, basta você ser criativo.

É só ler o artigo e pensar: Como eu posso agregar a ele?

Depois disso, você simplesmente vai entrar em contato com o criador de link, e oferecer sua ajuda. Caso ele diga Sim, aí você cria o conteúdo prometido para ele.

Exemplo de Outreach (EMAIL):

Assunto: Ajuda para o [NOME DO SITE]

Olá, tudo bem?

Estava buscando sobre [ASSUNTO] e encontrei seu artigo [NOME DO POST], achei realmente incrível seu conteúdo.

Conforme eu estava lendo o post, tive uma ideia: ele ficaria mais completo ainda se tivesse também [TEMPERO ESPECIAL].

Como eu possuo uma pessoa aqui no escritório que costuma fazer sempre [TEMPERO ESPECIAL], para mim seria um prazer contribuir com seu artigo.

Se tiver interesse, só me avisar e te mando.

Abs,

[SEU NOME]

Considerações Finais

Utilizar técnicas de Link Building hoje é algo essencial em qualquer estratégia de Marketing Digital.

A área de Link Building é uma das mais complexas, uma vez que nem sempre depende só de você para obter uma boa estratégia. 

De qualquer forma, é algo essencial para quem possui um website e vende produtos digitais na internet, ou seja, quem sabe o que é um afiliado digital. Esses profissionais dependem de uma estrutura própria para realizar suas vendas e, muitas vezes, tem o site como principal meio para gerar as vendas. A partir daí, conhecer técnicas de Link Building pode ajudar e muito na hora de melhorar o posicionamento do domínio nos motores de busca.

Mas não apenas afiliados digitais podem se beneficiar desse tipo de estratégia. Empresas, profissionais freelancers e muitos outros podem adotar essas técnicas de Link Building para impulsionar seu posicionamento na página de resultados.

E aí, você já conhecia algumas dessas técnicas? Qual delas você achou mais interessante para a sua estratégia de obtenção de links?

Compartilhe com a gente a sua opinião 🙂

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