Posicionamento de marca

5 dicas para ter um bom posicionamento de marca na internet

O que será que as pessoas pensam quando sua marca é mencionada? Quais as associações que tem com ela? Será que se lembram da trilha sonora do comercial, do slogan, das qualidades do produto? É disso que se trata o posicionamento de marca.

O Que É Posicionamento de Marca?

Como diz o nome, se trata da posição que sua marca ocupada na cabeça do consumidor. O que ele pensa quando pensa no seu negócio, com todas as suas associações, boas e más, as concepções que têm do seu produto, as imagens e sons, etc. É a “identidade” da sua marca na mente do seu público.

Esse processo pode acontecer organicamente. Claro que todas as pessoas tem uma ideia em mente sobre os produtos que consomem. Mas, quanto mais intencional e bem planejado for esse posicionamento, mais reconhecível fica o produto para o público. Compreender e influenciar bem como sua marca é percebida tem vantagens múltiplas; embora seja impossível controlar completamente a percepção que o público tem do seu negócio, é completamente possível projetar a imagem da marca que você deseja.

Um exemplo clássico é a Pepsi VS Coca-Cola. No mercado Brasileiro, a Coca reina suprema como a melhor marca da refrigerante; e a Pepsi como sua eterna dama-de-honra. Pois bem, a Pepsi aceitou essa percepção. Como “alternativa da Coca-Cola”, ela se foca em preços menores e promoções, cimentando sua posição de segunda melhor marca de refrigerante.

Como Definir o Posicionamento de Marca?

Para definir seu posicionamento de marca é preciso, antes de tudo, conhecer muito bem seu negócio e seus clientes. O que seu público-alvo já fala, ou pensa, sobre você? Quais são os pontos fortes e fracos da marca? Qual é a melhor maneira de conversar com seu público? Esse último vai muito do segmento de mercado; empresas de advocacia, por exemplo, precisam mostrar uma imagem mais séria, enquanto que empresas alimentícias, por exemplo, podem ter uma atitude mais calorosa.

Com esse conhecimento em mãos, existem diferentes estratégias de posicionamento. Mas uma área que não pode ser negligenciada é o posicionamento online.

Posicionamento de Marca na Internet

Posicionamento de Marca na Internet

Agora que os consumidores fazem suas pesquisas pela internet, uma presença pobre nessa esfera torna o seu negócio invisível para os clientes. Do mesmo modo, um posicionamento virtual bem delimitado tem bastante força. Por isso, seguem cinco dicas:

1. Marketing de Conteúdo

Essencial em uma estratégia de marketing digital, o marketing de conteúdo é o momento em que você estabelece sua imagem como especialista confiável. Oferecendo conteúdo útil de verdade aos consumidores, eles passam a ver seu negócio como conhecedor do seu campo de atuação. Quando realizam buscas online, e encontram seu site, lá mesmo descobrem o problema, a solução, e quem pode oferecer essa solução.

O importante é demonstrar competência. Mas além disso, você tem a chance de estabelecer um “tom” para o seu negócio. Ainda pode ser um ponto de contato com seu público-alvo, através de comentários e respostas a questões de usuários.

2. Mídias Sociais

Redes sociais são o local onde você divulga seu conteúdo, onde interage com os clientes, onde pode construir uma imagem tanto social (quais são os valores e princípios de sua marca, sua “personalidade”) quanto visual (através de propagandas, design do logo, esquema de cores, etc.) Não existe outro canal com interação mais fácil e próxima com os clientes. Esse é o momento de investir no contato com o público-alvo e realmente mostrar quem é a sua marca. Vocês respondem rapidamente a questões e comentários, por exemplo? Levam em conta as sugestões do público? Etc.

3. SEO

Claro que para que essas estratégias terem sucesso, é essencial que seu público possa chegar até você. Isso depende em grande parte dos mecanismos de busca — claro, em sua grande maioria, o Google. Por isso, um investimento sério em SEO não pode ser ignorado.

Search Engine Optimization, SEO para os conhecidos, são todas as práticas que tornam seu site mais fácil de encontrar nos mecanismo de busca. Desde o uso de palavras-chave, até o uso de links, atualização do site, navegabilidade… tudo isso pode entrar no algoritmo na hora de decidir qual site aparece na primeira página de uma pesquisa.

4. Identidade Visual

Quando você pensa na Coca-Cola, ou na Pepsi, falando nelas, qual a primeira imagem que lhe vem? Sem dúvida foram seus logos, não é?

Pessoas em geral são extremamente visuais. Uma identidade visual forte parte do seu logo, mas permeia todas as escolhas de design. Esquemas de cores, fontes, etc. Investir em um visual distintivo vale a pena, porque assim é muito fácil para seus clientes pensarem em você, imediatamente visualizarem seu logo, e a partir daí resgatar todas as associações que tem com sua marca.

5. Diferencial

O que sua empresa tem que ninguém mais tem? Em tempos como os nossos, em que informações são cada vez mais abundantes, é importante ser específico. Encontrar seu nicho é um caminho para o sucesso, mas não importa sua área, com certeza existe alguma coisa que torna sua marca única. Para posicionar sua marca na internet, reforçar esse diferencial é importante. Assim seu público entende quem é seu negócio e porque ele é preferível aos concorrentes.

E lembre-se; o propósito final é apresentar sua marca para os seus clientes. Que tipo de marca você quer ser?

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